quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Unasp traz a Danbury projeto de educação alimentar

Os alunos da Universidade Adventista de São Paulo, Maurício e Antônio, buscam orientar os brasileiros quanto à importância de uma alimentação saudável.

As longas horas trabalhadas e a falta de uma prevenção na área de saúde fazem com que muitos imigrantes brasileiros voltem para casa doentes. Pensando nisso, a Universidade Adventista de São Paulo (UNASP) trouxe dois estudantes para Danbury, Connecticut, integrantes do projeto Serviço Educacional Lar e Saúde, com importantes dicas para prevenir doenças através de uma alimentação saudável.

Segundo o estudante de Teologia Antônio Correa, o projeto é desenvolvido há mais de 30 anos, e tem por objetivo levar estudantes de qualquer curso da UNASP para outros países. Nos EUA, o projeto é realizado em conjunto com universidades americanas e coordenado pelo Programa Nacional de Saúde local.

Junto com Antônio está Maurício Guimarães Lima, aluno de Publicidade e Propaganda. Com foco na comunidade brasileira de Danbury, os dois jovens tem percorrido comércios e residências para falar da importância de uma boa alimentação, no tocante à prevenção de doenças cardíacas e câncer, por exemplo. De acordo com levantamento da UNASP, é muito grande a quantidade de brasileiros que retornam ao Brasil hipertensos ou com algum tipo de câncer.

Criada no final da década de 90, a UNASP tem por missão a educação através de valores cristãos. A instituição incentiva o aprendizado dos alunos num ambiente de pura natureza, acompanhado de uma alimentação saudável. Os 3 campi da universidade estão nas cidades de Engenheiro Coelho, Hortolândia e São Paulo (capital). No exterior, a instituição trabalha em parceria com a Universidad Adventista del Plata (Argentina), Andrews University (Michigan), La Sierra University (Califórnia) e Atlantic Union College (Massachusetts).

Trabalho em equipe por uma vida saudável
Em duas ocasiões distintas, Antônio pôde constatar que não existe muita preocupação com a saúde, por parte dos brasileiros. Durante uma palestra no Primeiro Encontro da Igreja Católica em Framingham, Massachusetts, os cerca de 200 homens brasileiros da platéia demonstraram despreocupação quanto à realização do exame de prevenção do câncer de próstata. “Encontrei uma brasileira que está há 13 anos no país e nunca fez o preventivo de câncer”, disse Antônio, referindo-se à segunda situação.

De porta em porta, Antônio e Maurício pregam o segredo de uma boa saúde, que é simplesmente o equilíbrio da boa alimentação. Como exemplo, o livro Saúde com Sabor, da nutricionista Eunice Leme Vidal, fala de alimentos importantes como morango, pera, verduras e legumes crus e carnes magras para evitar o estresse. Ficar longe dos fast-foods, leia-se McDonald’s e Burger King, também ajuda a evitar o estresse.
Para uma brasileira visitada por Antônio e que tem pedras nos rins, a dica é evitar os produtos industrializados e fazer a dieta da melancia. Ingerida pela manhã, à tarde e à noite, a fruta ajuda a expelir as pedras.

O projeto foi desenvolvido graças à colaboração do médico Jorge Pamplona, da nutricionista Eunice Vidal, da fitoterapeuta Elisa Biazze e da psicóloga Nancy van Pelt. Os 4 profissionais capacitam os estudantes para levar o projeto ao redor do mundo. Além da obra Saúde com Sabor, livros como O Poder Medicinal dos Alimentos, O Maravilhoso Poder das Plantas e Filhos Vencedores são parte do projeto.

A venda destes livros garante a manutenção de bolsas de estudos dos alunos da UNASP, mas Maurício e Antônio deixaram bem claro que o objetivo das visitas aos brasileiros não é a venda das obras, e sim a prevenção através da alimentação saudável. O projeto estará em Danbury até abril próximo. Quem quiser mais informações ou mesmo agendar uma visita deve contatar Antônio (203) 549-5187, e-mail junior.itarare@gmail.com ou Maurício (860) 816-8071. Para conhecer melhor a UNASP acesse www.unasp.edu.br.

Fonte: Comunidade News