terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Entrevista com um guitarrista adventista

Há poucos dias conheci o guitarrista Rubem Cesar em um evento que aconteceu em Uberlândia. Ele é adventista e cursou violão clássico. Há um ano e meio terminou o curso de guitarra e set up na Escola de Música e Tecnologia em São Paulo. Possui vasta experiência como instrumentista em apresentações ao vivo. Atualmente leciona guitarra e violão em aulas particulares e trabalha em seu home estúdio como músico free lance.


Abaixo você pode acompanhar a entrevista que fizemos com ele:

1) Qual o seu nome completo e de onde você é?
Rubem Cesar Elias Chaves, sou de Guaxupé-MG

2) Quando vc se tornou adventista?
Nasci em lar adventista, porém me afastei por um tempo, e agora pela graça de Deus estou voltando para a igreja.

3) Em que época de sua vida começou a se interessar por tocar instrumentos musicais?
Acho que a resposta é desde o útero da minha mãe, risos... desde muito pequeno sou apaixonado por todo tipo de instrumento musical. Como meu pai era saxofonista e tocava violão e minha mãe pianista, ambos tiveram influência muito grande nisso. Segundo minha mãe, por volta dos 4 ou 5 anos eu toquei as notas de uma música que meu pai costumava tocar no violão, de ouvido. Foi o começo da minha vida musical; comecei a fazer aulas com um professor de violão. Mais tarde, com 13 anos, ganhei minha primeira guitarra, aos 16 participava de uma banda do colégio que tocava nas formaturas. Nessa época eu já tocava um pouco de piano e arranhava o baixo e outros instrumentos de corda. Tenho alguns instrumentos em casa que já tentei tocar, mas como exige treino e dedicação aprender um instrumento que ainda não conhecemos, apenas os guardo com muito carinho; que é o caso de um acordeão, que minha mãe usava para acompanhar meu avô na igreja. Além do mais hoje dedico tempo à minha nova paixão; o pro tools, um software de gravação de áudio.

4) Você teve apoio de sua família para entrar no "mundo da música"?
Apesar de músico, meu pai não era profissional, era juiz de direito; e minha mãe achava que eu tinha que “estudar” e não tocar guitarra. Apesar de darem todo apoio para eu continuar estudando música e principalmente tocar e cantar na igreja, quanto a viver profissionalmente de música eram contra.

5) Além de guitarra e violão, você toca outros instrumentos? Quais?
Um pouco de piano e baixo ... e nem me atrevo a dizer que toco outros instrumentos em respeito aos verdadeiros “tocadores”.

6) Em nossas igrejas há uma certa resistência á entrada de alguns instrumentos, entre eles a guitarra. Você já sofreu algum "preconceito" por ser guitarrista?
Já, um milhão duzentos e trinta e oito vezes.

7) Você acha que podemos louvar ao Senhor com uma guitarra?
Sem dúvida nenhuma. A Bíblia diz para louvarmos ao Senhor com tudo que tivermos e não cita nenhum instrumento que não possa ser usado.

8) Estão errados aqueles que não aceitam este instrumento dentro das igrejas?
Não vou dizer que estão errados porque gosto é gosto e não se discute. Mas acho que deveriam rever seus conceitos e preconceitos, especialmente. Se você não gosta de determinado instrumento ou de determinada música, não deve dizer que não é própria para tocar na igreja, porque isso é uma opinião sua e não significa que a Bíblia disse que é imprópria ou que todos concordem; é preciso conhecer para afirmar com convicção. Temos coisas mais importantes para nos preocupar. Muitas vezes nos preocupamos demais com o que não pode e acabamos esquecendo do mais importante, que é simplesmente louvar. Quem vai dizer se estamos certos ou errados, será o próprio Deus. Se estivermos em constante contato com Ele, nosso bom senso irá funcionar perfeitamente e saberemos quando estamos errados.

9) Você faz trabalhos como músico free lance em seu home estúdio, não é isso? E também dá aulas particulares de violão e guitarra, né? Os que quiserem aprender a tocar guitarra ou violão com você o que devem fazer?
Eu faço algumas gravações semi profissionais, por exemplo demos (cds demonstrativos) e outras como free-lance, ou seja, linhas de guitarra e violão para outras pessoas. As aulas de guitarra e violão estão provisoriamente sendo realizadas na casa do pastor Michael e sua esposa Juliana, que gentilmente me cederam um espaço na rua João Esteves Júnior, 72 no Jardim Patrícia-Uberlândia. Os telefones para contato são (34) 3229-1863 ou (35) 8847-4804. Também pode me adicionar no MSN ou mandar um email para rubembom@hotmail.com .

10) Obrigado Rubem pela entrevista e até a próxima.
Eu quem agradeço e parabenizo você pela iniciativa do blog e agradeço também por divulgar meu trabalho. Justificar