sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Depoimento de quem subiu o Pico da Bandeira

Adriana Medeiros: única representante de Uberlândia nessa expedição

Depois de muitos contatos e corre-corre, finalmente consegui sair da rotina! No último fim de semana (29 e 30 de agosto 2009) estive participando de uma expedição do Trillife ao Pico da Bandeira.

Alguns dados interessantes sobre este lugar MARAVILHOSO:

• O Pico da Bandeira é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais e de toda a Região Sudeste do Brasil. É também o terceiro ponto mais alto do país, com 2.891,98 metros de altitude (medição revista por satélite/GPS pelo IBGE em 2004).

• O Pico está localizado no Parque Nacional do Caparaó (330 km de Belo Horizonte, sentido ES), na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, na serra do Caparaó, entre o município mineiro de Alto Caparaó e o município capixaba de Ibitirama. Seu cume está localizado no lado capixaba da divisa, mais especificamente no município de Ibitirama.

• Apesar de ser o 3º maior do Brasil em altitude, o Pico da Bandeira é o mais acessível, pois existem trilhas tanto pelo Espírito Santo quanto por Minas Gerais e as trilhas são muito bem sinalizadas.

Este passeio é organizado todo ano pelo querido amigo Paulo Sampaio, de BH. Ao total, foram 27 pessoas, entre jovens e adultos e alguns marinheiros de primeira viagem como eu! Saímos de BH no sábado pela manhã, rumo ao Parque Nacional do Caparaó. Chegamos lá por volta das 14h da tarde, tomamos um lanche rápido para iniciar a nossa caminhada rumo ao Pico.

A caminhada até o pico geralmente é feita em duas etapas, dividida em dois trechos (de muita subida!) de 4,5 km cada um. Subimos durante a tarde até a área de acampamento chamada Terreirão, que é uma área plana, com uma casa de abrigo e infra-estrutura de banheiros e água. Nossa turma havia reservado a casa de abrigo e lá ficamos. Nos acomodamos, colocamos muita roupa de frio, meias e luvas, tomamos um lanche e descansamos até as 3 da madrugada do domingo para iniciar novamente a caminhada. Esta parte da caminhada foi guiada por um amigo adventista da cidade de Caparaó, chamado Edmar, um senhor com uns 60 e poucos anos (idade aqui não significando muita coisa pois é impressionante ver este homem correndo nas pedras de uma forma tão rápida!). O plano era chegar ao topo do pico até as 5:45h da manhã para se deliciar com o nascer do sol lá de cima.

Esta segunda parte do passeio com certeza é muito impressionante. Todos em fila indiana pela trilha, com sua lanterna ligada. Como é uma subida mais puxada, paramos algumas vezes para descansar e retomar o fôlego. Enquanto isso podíamos apreciar a beleza das estrelas dançando no céu, que imagem deslumbrante!!! E assim foi até chegar ao topo, para ver o espetáculo do sol nascer. E eu, claro, que estava muito despreparada fisicamente, me atrasei um pouco para chegar lá em cima, mas fui acompanhada por mais duas amigas e o amigo Alexandre (coordenador dos Aventureiros de BH) que não nos abandonou, rs.


Acreditem, é uma cena impressionante! Estar sob as nuvens, numa altura de 2.891,98 metros para ver um espetáculo maravilhoso com o nascer do sol. Nem o vento forte com o frio cortante lá em cima tira nossa alegria, nem tão pouco a sensação de vitória pela conquista na montanha!!! Neste momento apreciamos a paisagem, fizemos uma oração agradecendo a Deus pela oportunidade ímpar em nossas vidas! Descansamos um pouco e fizemos a trilha de volta, que para descer parece mais tranquila mas carece do mesmo cuidado da subida durante todo o tempo.

Ao chegar na entrada do parque para voltar para BH tivemos a sensação de que tudo de bom estava ficando para trás e que voltaríamos para vida real. Mas com certeza, a paisagem, os novos amigos, a alegria, o companheirismo ficaram registrados em todos. Pudemos concluir que o sábado e domingo foram maravilhosos, com céu aberto o tempo todo, sem chuva e frio razoável em relação a outras expedições.

Pude reforçar alguns conceitos para minha vida com esta expedição:

Preparo: eu não fui preparada fisicamente para este passeio, senti muito pelo esforço, faltou ar! Mas também pude contar com ajuda de amigos do coração para que estivesse lá. A Renatinha ajudando na escolha do sapato apropriado, o Samuel emprestando os ‘apetrechos’ para logística, a família e os amigos dando aquela força!

Um passo de cada vez: esta trilha tem uma caminhada forte, mas nada impede que a mesma seja completada com sucesso. Cada um sabe o seu limite, por isso, um passo de cada vez! E cada um carregando seu peso (mochilas e adicionais).

Amigos: como são importantes estas pessoas! Pude contar com a ajuda dos amigos solidários na subida com a bagagem que acabei levando em excesso, e depois também com estes amigos para incentivar-me a chegar até o topo! Contei ainda com novos amigos para ajudar na caminhada de volta. As pernas já não estavam obedecendo, e o apoio foi fundamental! Obrigado a todos!

A recompensa: bem, depois de todo o esforço, um passo de cada vez e a ajuda dos amigos... pude contemplar uma paisagem espetacular, que faz valer a pena! Nesta hora some a dor, o frio e você fica ali... pasmo... olhando para o horizonte como se nada mais existisse neste mundo de Deus! E o melhor de tudo é saber que este mesmo Deus que criou este cenário maravilhoso é o mesmo Deus que me ama e cuida de mim!
Enfim, só boas recordações desta expedição! Para quem tem vontade e gosta deste tipo de passeio, vale a pena com certeza!

Um abraço!!!

Links Interessantes:

www.trillife.com.br
www.icmbio.gov.br/parna_caparao/
pt.wikipedia.org/wiki/Pico_da_Bandeira