quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Autoridades de Uberaba participam do Lançamento do Mutirão de Natal

Público presente no lançamento do Mutirão de Natal em Uberaba

Uberaba, Mg... [AI] Aconteceu no Sábado (26) na Igreja Central de Uberaba, o lançamento oficial da Campanha Mutirão de Natal com a participação de autoridades da cidade como o Vereador Samuel Pereira e o Coordenador do Banco de Alimentos Manoel Jorge Beltrão de Castro (Beltrão). Na ocasião, esteve presente também, a equipe da TV Câmara que prestigiou toda a programação dentro da Igreja.

As autoridades presentes foram recebidas e apresentadas à igreja pelos pastores Délcio e Robson. O Conjunto Musical juntamente com o Departamento Infantil tiveram uma participação no Culto Divino e o sermão teve como objetivo sensibilizar os ouvintes a ajudarem uns aos outros. No final do Culto, o Vereador Samuel Pereira pediu às crianças que apresentassem a mesma música e elogiou o trabalho que a Igreja realiza com as crianças.

Apresentação das crianças no Culto Divino

Na programação do Sábado, foi mostrado o trabalho a Adra no mundo e os presentes puderam conhecer um pouco mais do trabalho dos Adventistas, a través de um vídeo produzido pelo Jornal Nacional há poucos meses.

O Pr. Robson Romero disse que "em uma cidade espírita como Uberaba, uma das melhores formas de chamar a atenção para a existência da Igreja é a ação solidária. Então resolvemos fazer da ADRA, dos Desbravadores e do Ministério de Saúde e Temperança os mecanismos de evangelização da IASD Central de Uberaba, sendo que o Mutirão de Natal é o nosso 'carro chefe'. "Graças às nossas constantes orações, Deus tem aberto as portas necessárias para que possamos tornar o Mutirão, a ADRA e a Igreja Adventista conhecidos na cidade e reconhecidos pela população e autoridades como uma igreja que tem um compromisso sério de cumprir nosso papel social".

Ainda de acordo com Romero, “o Vereador Samuel Pereira tem sido nosso caminho para as mídias, governo e empresários. Ele literalmente comprou o Mutirão de Natal, chamando a responsabilidade para si. Em uma reunião com governantes locais, ele deu um lindo testemunho. Disse que apesar de ser da Igreja Assembléia, reconhecia o trabalho da Igreja Adventista como extremamente sério e digno de confiança".

Na ocasião, Harley França, colaborador do blog Agenda das Igrejas, fez uma entrevista com o vereador Samuel Pereira e com Jorge Beltrão, quem compareceu representando a Secretaria de Agricultura. [Equipe AI - Harley França]

Pastores oram pelo projeto e pelas autoridades

Entrevista com Vereador Samuel Pereira

Harley - Qual a importância, na sua visão como vereador, dessa campanha “Mutirão de Natal”?

Samuel Pereira – A visão nossa é de contribuir, de ajudar ao próximo. Eu tenho observado o Pr. Robson, o trabalho que ele tem dedicado à assistência social e nós temos que nos preocupar com as pessoas carentes do nosso município e é isto que a Igreja Adventista tem feito, o trabalho de assistente social. Então eu vejo que nós temos que ajudar ao nosso próximo, temos que ajudar as pessoas carentes, mesmo que não sejam da nossa Igreja mas nós temos que ajudar.

Harley – Você como vereador tem um trabalho e uma responsabilidade muito grande para com a cidade em um todo. O que você tem feito em prol da população carente de Uberaba e com relação a esta campanha que foi lançada hoje aqui é aprovado?

Samuel Pereira – Primeiro pra ser vereador não é fácil, nós temos um pensamento antes de entrar na Câmara dos Vereadores e depois que você entra algumas coisas ficam diferentes do que você projeta. Eu sou um vereador diferenciado ali dentro porque sou o único evangélico, então pra te falar a verdade eu sou mais cobrado e quando você é mais cobrado você tem que ter a postura de candidato, a postura de homem sério e é isto que eu devo ser. Eu fui criado em um lar evangélico, então eu tenho que mostrar a minha postura nos ensinamentos que a Bíblia me ensinou. Com relação ao trabalho social nós temos que fazer a todo mundo, nós temos que fazer em todas as denominações e o trabalho que eu tenho visto aqui, eu já peguei a minha sacola (Adra), vou trazer e em nome de Jesus vou trazer ela cheia e tenho certeza que os irmãos vão contribuir. O Pastor Robson me falou que no ano passado foram arrecadados cerca de quatro toneladas de alimentos e eu disse: Pastor, vamos orar e pedir a Deus para que seja 08 toneladas de alimentos e assim nós conseguiremos de maneira especial atender os necessitados.

Harley – Vereador, você já conhecia o trabalho da Adra aqui na cidade de Uberaba?

Samuel Pereira – Não. Fiquei sabendo este ano. Se eu tivesse informação ano passado eu tinha ajudado, mas graças a Deus, Deus me deu oportunidade este ano e estou aqui. Vou fazer um trabalho de comunicação de mostrar para as pessoas a necessidade e o trabalho que a Adra faz no Brasil e no Mundo isto é nosso ideal.

Harley – Obrigado Samuel pela entrevista e que Deus possa continuar abençoando seu trabalho aqui na cidade de Uberaba.

Samuel Pereira – Quero agradecer ao irmão pela oportunidade de estar conversando com o irmão, Pr. Délcio, Pr. Robson, a todos que estão participando, ao Beltrão (Banco de Alimentos da cidade) também representando a Prefeitura e a TV Câmara que também veio aqui nos apoiar. Esta filmagem nós vamos colocar no ar duas vezes por semana até no Natal para que seja divulgado com telefone do Pr. Robson e quem quiser ofertar liga pra ele. Ele busca e assim nós estaremos ajudando em nome de Jesus.


Entrevista com o Coordenador do Banco de Alimentos – Manoel Jorge Beltrão de Castro (Beltrão)

** Beltrão é Coordenador do Banco de Alimentos e veio representando o Sec. Da Agricultura (José Humberto Guimarães) **


Harley – No seu departamento como tem sido a contribuição para a população carente de Uberaba?

Beltrão – O Banco de Alimentos de Uberaba tem o objetivo de minimizar a fome das pessoas e reduzir o desperdiço de alimentos do nosso país em torno de 38% do que se planta. O Banco de Alimentos de Uberaba é vitorioso que iniciou em 2006 na administração anterior e hoje ela é mantida pelos parceiros que são produtores rurais, empresários, além disso, o governo Municipal fez um convenio com a CONAB (COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO) e através do convênio esta comprando alimentos. Hoje 70% dos alimentos que a gente distribui para as 300 instituições chegam a alimentar cerca de 40 mil pessoas, ou seja, 10 mil famílias de Uberaba que alimentam através destes alimentos que nós repassamos pra estas instituições.

Harley – Coordenador, você já conhecia o trabalho da Adra aqui em nossa cidade ou já tinha ouvido falar?

Beltrão – Eu já tinha visto no Jornal Nacional e conheci coincidentemente hoje de novo com a apresentação do vídeo, com a apresentação do William Bonner e Fátima Bernardes. Vejo que é um trabalho sério e a Igreja Adventista está de parabéns com a Adra e a Campanha Mutirão de Natal.