SÃO PAULO, SP ... [ASN] Uma das primeiras teses de doutorado de teologia adventista, voltadas para a Internet e evangelização no Brasil, foi apresentada neste mês no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). O autor, o pastor Jobson Santos, do departamento de Web Móbile da Novo Tempo, sob orientação do Pr. Alberto Timm, apresentou o trabalho intitulado “Uso da internet na evangelização adventista no Brasil” que promete ampliar o entendimento acerca da importância dessa área na evangelização.
Santos explica que analisa, desde o ano 2000, o que tem sido feito em relação à Internet em suas diferentes fases e o que pode ser ampliado para o futuro. “O trabalho mostrou que existe uma grande oportunidade de divulgação bíblica através da Internet, mas que temos muitos desafios à frente”, comenta o pastor. Um dos caminhos para o futuro passa, na opinião do autor da tese, pela profissionalização cada vez maior das equipes responsáveis pela elaboração e atualização de sites.
Os dados mostram que os instrumentos de evangelização pela Internet são importantes e possuem uma abrangência longe de ser desprezada. Pelo site Bíblia On Line (www.bibliaonline.com.br), por exemplo, que é uma escola bíblica virtual, criada em 2001, já passaram 80 mil alunos, 53 mil pedidos de aconselhamento e pelo menos 390 mil pedidos de oração. No cotidiano, os números também são expressivos e evidenciam a necessidade de relacionamento da Igreja Adventista com a sociedade no ambiente virtual. A cada mês, pelo menos nove mil pedidos de oração chegam através do Bíblia On Line encaminhados para seis mil intercessores cadastrados encarregados de simplesmente orar pelas necessidades dos internautas.
O atendimento através dos estudos bíblicos também é uma realidade. Embora o sistema permita que o aluno virtual faça o curso sem orientação personalizada, muitas dúvidas permanecem e precisam ser sanadas. O pastor Jobson Santos explica que pelo menos 600 instrutores, no caso do Bíblia On Line, estão devidamente cadastrados para fazer esse acompanhamento mais próximo daqueles que querem saber mais ou precisam de mais esclarecimentos a respeito dos ensinos da Bíblia Sagrada. “O interessante é que vemos um crescimento também nesse aspecto. Segundo as estatísticas, mensalmente 1.500 novos alunos se inscrevem nos cursos do site”, revela. [Equipe ASN, Felipe Lemos]