terça-feira, 11 de agosto de 2009

Gripe adia aulas na rede e leva hospital realizar seminário

Em território da União Este Brasileira (MG, ES, RJ) novos procedimentos estão sendo adotados no enfrentamento ao vírus da gripe A. Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, após um dia de recomeço das aulas em escolas públicas e privadas, o Comitê Municipal de Enfretamento à Influenza (H1N1) recomendou no final da segunda-feira, 10 de agosto, que os alunos retornassem para suas casas por tempo indeterminado. A rede adventista com 450 discentes atendeu a orientação. A norma estabelece ainda o adiamento de cirurgias eletivas em hospitais da cidade e o uso de máscaras por pessoas com gripe.

No último dia 7 de agosto, o Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro, RJ, promoveu seminário sobre prevenção da gripe suína. A iniciativa vem corroborar com as autoridades sanitárias que, além de estabelecer rotinas e protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, forma uma barreira de prevenção coletiva. Para as reuniões em templos adventistas recomenda-se ambientes ventilados, optando-se por janelas abertas ao invés do ar condicionado.

No Estado do Rio de Janeiro cerca de 5.100 alunos de quinze escolas adventistas só retornam as aulas dia 17. A exceção de Uberlândia, cerca de dois mil alunos de nove escolas mineiras já retornaram as atividades escolares. No Estado do Espírito Santo as aulas não foram paralisadas. Durante todo o dia 11 de agosto, educadores e técnicos da Educação Adventista carioca estarão reunidos com objetivo de reestudar o calendário escolar para retorno dos alunos, na próxima semana. [Equipe ASN – Jael Eneas]