segunda-feira, 6 de julho de 2009

Compositor da música “Brilha em Mim” estará em Uberlândia no próximo fim de semana

Fernando Rochael: mais de 60 composições

Na próxima semana, começando por este fim de semana, o compositor Fernando Martins Rochael, conhecido só como Fernando Rochael, estará em Uberlândia para uma participação na Sexta Jovem na Igreja Central no dia 10, e entre os dias 11 e 16 será o orador da Semana de Oração Jovem na igreja do bairro Luizote.

Fernando Rochael, que é adventista de berço, nasceu na cidade de Conselheiro Pena, interior de Minas Gerais e cresceu em Belo Horizonte. Estudou no IPAE, graduou-se em Comunicação Social, fez MBA em Marketing na FGV e trabalhou por uns 12 anos nas áreas da comunicação e do marketing até que começou a trabalhar para a organização adventista. Foi trabalhar na FADMINAS, em Lavras/MG, onde foi diretor de marketing e lecionou nas faculdades de lá. Atualmente faz mestrado em Psicologia em São Paulo e é professor de Marketing e Administração do UNASP-SP.

O compositor Fernando Rochael tem mais de 60 composições feitas e interpretadas por vários cantores. Entre eles se destacam o Quarteto Athus, Arautos do Rei, Quarteto Está Escrito, Ministério de Louvor Está Escrito, Vox, Solanzza, Quarteto Fonte Vocal (do IAENE), Prícilla Gollub, Felipe Valente, Coral Jovem de BH, Coral Jovem do Rio, CDs Jovens DSA, CD Jovem Boliviano, Vocal e Cia, Etiene, Messias Gusmão, Naielly Leite, Lucio Monteiro, Pollyanna Sampaio, Trio Meireles e Tia Cecéu. As suas músicas mais conhecidas são “Permaneça em Mim” do Ministério de Louvor Está Escrito, “Está na Hora” do CD Jovem 2008 e “Brilha em Mim 1” do CD Jovem 2009.

“Fico meio tímido em falar de minhas composições. Parece que quero ficar me mostrando e não gosto muito disso. Tenho medo de tomar a glória de Deus pra mim. Se é Ele quem me dá, então não tenho porque me vangloriar ou ficar falando o que eu fiz” - Fernando Rochael

Na oportunidade ele cedeu uma entrevista ao blog Agenda das Igrejas. Acompanhe:

Além de compositor, você canta também?
Não me considero cantor, como sou compositor. Já cantei com coral (fui até solista), em quarteto, em algumas situações quando preguei especialmente e até na TV Novo Tempo em alguns programas, mas não sou cantor. Não me considero nem músico. Na verdade considero-me um cara que resolveu contar as poesias melódicas que o Senhor dá.

Como você se descobriu compositor?
Era muito tímido e tinha muitas coisas na cabeça que não conseguia falar por palavras ditas assim normalmente. As idéias não saiam da boca, mas ficavam pulando na mente, doidas para serem expostas. Desde criança, quando ficava triste, começava a cantar umas musicas tristes que eu inventava na hora, para afogar mágoas. Fazia isso sozinho, mas quando voltei do colégio interno, em 93, encontrei amigos que tinham estudado comigo lá (IPAE). Então comecei a brincar de compor com o Elson Golub (Arautos) de fazer música. Um dia ele me disse: Rochael, você podia fazer musica de verdade, umas músicas de Deus. Eu ri. Aí num dia, daqueles de conflito interno (próprio da minha idade na época), saí para andar sozinho no centro de BH, e conversando comigo mesmo e com Deus, no meio da Afonso Pena, fiz a música "A Caminho da Luz" - Papauá - do Athus. O Ângelo Meireles ouviu a música que eu tinha gravado numa fitinha cassete num ensaio (eu tinha um quarteto com o Fábio Meireles), gostou e pediu pra gravar. Fiquei todo feliz. E depois ele pediu pra ser o tema do CD deles. Nossa! Nem acreditei...

Essa foi sua primeira composição conhecida nacionalmente?
Sim. Acho que foi em 95 que eles gravaram. Daí pra frente, as coisas foram fluindo. Eles gravaram 5 músicas minhas depois.

Na sua opinião, qual a sua composição mais interessante?
Tenho várias que falam de mim, dos meus sentimentos e angústias. Acho que a primeira música que fiz foi muito importante, mas a que mais acho bonita é uma que o Felipe Valente canta, chamada "Metade". Tem muito a ver comigo, todo dia.



Na próximo fim de semana você estará em Uberlândia para realizar uma Semana de Oração no Luizote. O que os jovens podem esperar de você?
Não quero que os Jovens esperem nada de mim. Não acho que posso oferecer algo para eles de mim mesmo. Espero que eles esperem de Deus. Que Ele me use e que possa me utilizar como canal para impactar a vida deles. Espero que orem por isso, pois essa tem sido minha oração desde que fui convidado pelo meu amigo Pr. Michael Ruiz.

E o que você espera da igreja?
Espero que eles possam ir encontrar essa palavra que o Senhor falará por mim. Espero que possam ir me encontrar lá para fazer novas amizades, orarmos juntos e meditarmos em questões importantes da vida.

Em nome dos jovens de Uberlândia, queremos te dar as boas-vindas a nossa cidade e dizer que estamos desde já orando por esta Semana de Oração.
Obrigado!