quarta-feira, 8 de julho de 2009

ASN divulga vídeo com diretor do INEP sobre guarda do sábado nas provas do ENEM

Já circula na Internet (no You Tube) vídeo com a entrevista realizada pela jornalista Márcia Ebinger, da Agência Sul-Americana de Notícias (ASN), com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do Ministério da Educação responsável, entre outras atribuições, pela realização do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). A entrevista foi motivada pelo fato de o INEP, sensibilizado pela ação do departamento de Liberdade Religiosa da Divisão Sul-Americana (DSA), ter permitido que os guardadores do sábado (como os adventistas do sétimo dia) façam uma das provas fora do horário estipulado em respeito a suas crenças. As provas estão marcadas para os dias 3 e 4 de outubro de 2009 (sábado e domingo).



Na entrevista, Reynaldo Fernandes explica como devem proceder os observadores do sábado na hora da inscrição on-line para o Exame e de que maneira eles terão a possibilidade de adorar a Deus no dia de sábado e, posteriormente, realizar a prova respaldados pelo Ministério da Educação.

O diretor de Liberdade Religiosa e Comunicação da DSA, Pr. Edson Rosa, destaca que é importante os estudantes e educadores ficarem atentos às orientações, pois as inscrições se encerram no dia 17 de julho.

O vídeo pode ser visto no link http://www.youtube.com/watch?v=lRWK3NK2y7I.

Outras notícias e informações a respeito da guarda do sábado durante as provas do ENEM podem ser lidas em www.portaladventista.org.

Felipe Lemos
Jornalista - Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia