segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Eleição na UFU: Deus respondeu!

Para compreender o texto abaixo, leia antes a matéria escrita pelo Pr. Lira no dia 27/08/2008: Eleição na UFU: Chegou Nossa Hora!


UFU na mídia: Candidato da oposição é eleito reitor da UFU

Alfredo Júlio Fernandes Neto obteve 55,33% dos votos válidos

Alfredo Júlio Fernandes Neto, diretor da faculdade de Odontologia e candidato da chapa de posição, foi eleito ontem reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a gestão 2009-2012, com 55,33% dos votos. O segundo colocado, Antônio de Almeida, do Instituto de História, obteve 37,56%. O candidato Guimes Rodrigues Filho, do Instituto de Química, ficou com 7,11% dos votos.

O novo reitor deverá anunciar suas primeiras decisões apenas no discurso de posse, marcada para o último dia útil do mês de novembro. “Temos consciência da responsabilidade que é estar à frente de uma instituição como a UFU, de reconhecimento nacional e internacional, e estamos preparados para enfrentar os desafios que estão por vir”, afirmou Fernandes, que foi chefe de gabinete do reitor nas gestões dos professores Antonino Martins e Gladstone Rodrigues da Cunha Filho.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Especial, João Luiz Neto, 10. 373 pessoas votaram na eleição para reitor da UFU. Na última eleição, pouco mais de 5 mil pessoas compareceram às urnas. “Estamos felizes, porque desta vez conseguimos a participação de quase metade dos 22.265 membros da comunidade acadêmica que tinham direito a voto.”

O reitor Arquimedes Ciloni disse ter recebido o resultado com serenidade. De acordo com ele, o processo de consulta paritária é mais um passo rumo à consolidação da democracia dentro da universidade. “As urnas se pronunciaram. Agora devem cessar as paixões eleitorais e cabe a todos nós nos unirmos para garantir o engrandecimento da universidade.” Ciloni, que está há oito anos à frente da reitoria da UFU, pretende voltar às salas de aula e às pesquisas na engenharia civil. Ele informou também que já estão marcadas reuniões para garantir uma transição tranqüila.

Candidato derrotado foi pego de surpresa

O professor Antônio de Almeida, do Instituto de História, candidato derrotado na chapa apoiada pelo reitor Arquimedes Ciloni, disse ter sido apanhado de surpresa com a definição da eleição já no primeiro turno. “Sobretudo pelas manifestações que ouvimos durante a campanha, esperávamos que a decisão saísse no segundo turno. Acatamos a decisão da maioria e desejamos uma boa gestão na UFU ao professor Fernandes Neto.” Até o fechamento desta edição, o professor Guimes Rodrigues Filho, do Instituto de Química, não foi encontrado para comentar o resultado.

Fonte: Jornal Correio de Uberlândia, 06/09/2008, por Gislene Tiago.