quarta-feira, 4 de junho de 2008

Secretários mineiros recebem treinamento sem burocracia


Longe do clima burocrático, oitenta secretários de igrejas participaram de treinamento no auditório do CEAU (Centro Educacional Adventista de Uberlândia), dia 5 de abril. O evento contou com a presença dos secretários da União Este Brasileira (UEB) e Associação Mineira Central (AMC), pastores Leônidas Guedes e José Marcos Nunes de Oliveira.

Durante o treinamento, os secretários receberam orientações sobre o trabalho, intercaladas de mensagens espirituais, informações sobre a Igreja na região do triângulo mineiro, central e norte de Minas Gerais, no Brasil e no mundo. Além disso, houve orações e inspiração para um trabalho mais eficaz na conservação dos membros.

Logo na abertura do encontro, ficou clara a nova visão que a atual liderança da UEB quer dar ao evangelismo e à conservação de membros em seu território. O Pastor Leônidas, de forma inusitada, conduziu os participantes à consideração de como a Igreja Adventista está inserida no mundo, entre as grandes religiões mundiais, e a sua posição na América do Sul, no Brasil e em Minas – chegando até à parcela de membros compreendida pelo território da AMC e, neste, o contingente de adventistas do Triângulo Mineiro.

Maior desafio evangelístico do Brasil

Através do “Mapa da Fé”, o secretário da UEB mostrou que entre os 6,7 bilhão de habitantes da Terra, temos 1,286 bilhão de pessoas que seguem o islamismo, a religião que mais cresce no mundo, e 2,1 bilhão de cristãos. Nesse contingente de pessoas denominadas cristãs, conta-se cerca de 1,165 bilhão de católicos e 15,6 milhão de adventistas em todo o mundo.

A visão das dimensões do real desafio que a Igreja enfrenta na propagação da mensagem, no contexto da Missão Global, se acentua geometricamente quanto mais se restringe o território da União Este-Brasileira ao maior dos três Estados por ela compreendidos: Minas Gerais. E, na configuração atual da UEB, o maior dos Campos, Associação Mineira Central, traduz, nos números e palavras do Pastor Leônidas, o maior desafio do país.

Só para se ter uma idéia, dos seus 398 municípios apenas 261 foram evangelizados. Ficam de fora, sem contar com a presença adventista, cerca de 137 municípios mineiros. Considerando-se o número de membros da Associação Mineira Central, constante nos registros da Secretaria do Campo, comparado com o número de habitantes do seu território, chega-se à proporção assustadora de 1 adventista para 291 não-adventistas.

“Estes números são de tirar o sono de qualquer líder consciencioso”, afirma o Pastor Elizeu Lira, líder de um dos quatro distritos de Uberlândia, “quando aqui cheguei, confesso, fiquei apavorado por ter só no meu distrito, na época, mais de 20 cidades sem a mínima presença adventista. Graças a Deus conseguimos penetrar com a mensagem em mais de cinco cidades, nos quatro anos que ali passamos; mas, hoje vejo que os desafios são infinitamente maiores do que imaginava e, desta forma, fico feliz em ver que a UEB está, agora, muito sensível quanto à missão de desbravar esta região”, completa.


Muita Inspiração

O primeiro seminário apresentado pelo Pastor Leônidas, sob o título “O Que é a Secretaria?”, contou, além desses dados e informações importantes, com orientações práticas sobre as implicações deste trabalho no cumprimento da missão.

“Você faz um trabalho de extrema importância que jamais pode ser subestimado por quem quer que seja”, disse o Pastor Guedes, “A missão da Igreja é evangelizar, mas faz parte disso a conservação dos novos membros; e, neste sentido, vocês exercem um ministério de significado fundamental”.

Nesse ponto, o destaque foi a ação do trabalho educativo e transformador que, de parelha com as orientações doutrinárias, visa lapidar os novos membros: “Eu aprendi a ser econômico com a minha Igreja. Aprendi, aqui, como gastar o dinheiro que recebo e como alimentar-me de forma correta. A Igreja nos ajuda em todas as áreas e, depois que nos unimos a ela, cabe a cada um de nós a missão de trabalhar com amor e com o máximo interesse a fim de ajudar outras pessoas. O que se espera, desta forma, de uma secretária de igreja é que seja a pessoa que mais gosta de gente, pessoas”, completa o secretário da UEB.

Embora o evento fosse específico de secretaria de igreja, a presença de anciãos e líderes de outras áreas foi marcante – e os benefícios, também. Para o Dr. Paulo Alecrim, professor universitário e um dos anciãos da Igreja de Santa Mônica, Uberlândia, “O encontro atingiu plenamente seus objetivos gerais e específicos. O conteúdo, a clareza na exposição dos assuntos e a qualidade do material utilizado – slides e apostila – foram de altíssimo nível; como professor, eu daria nota nova para tudo o que foi apresentado”.

A jovem secretária Ângela Maria de Melo, da Igreja de Caramuru, Patos de Minas, endossa a avaliação de Alecrim: “Eu cheguei aqui com muitas dúvidas, que foram plenamente esclarecidas. Estou aprendendo bastante e espero colocar em prática tudo aquilo que aqui aprendi. Tenho certeza de que, assim como me ajudou pessoalmente, tudo isso ajudará bastante no crescimento de minha igreja”.

Maria de Fátima Machado, também de Patos de Minas e secretária da Igreja Central, ao contrário de Ângela, já atua na área há vários anos e, mesmo assim, diz que aprendeu “muita coisa nova” e sai “inspirada” deste encontro: “Estou muito feliz pela oportunidade de participar desta programação. Estou voltando para casa com uma boa bagagem de novos conhecimentos que vou colocar em prática, o mais breve possível, nos trabalhos em favor da minha igreja”.

Concluindo a parte da manhã, o Pastor José Marcos apresentou o seminário “Cuidando dos Novos Conversos”. Ele introduziu o tema com a pergunta: “Onde está o teu irmão? ” (Gênesis 4:9). Como parte da resposta, o secretário da AMC apresentou algumas estatísticas que mostram que 76% das pessoas que saem da Igreja o fazem por falta de companheirismo. “O apóstata é aquele cuja ferida a igreja não conseguiu curar”, afirmou.

Segundo ainda o Pastor José Marcos, “Uma das grandes falhas, na maioria das igrejas, é abandonar os recém-batizados, os ‘bebês espirituais’ – assim que saem do tanque batismal. Esse é o motivo de muitos fracassarem na experiência cristã e deixarem a Igreja. Se formos zelosos no cuidado dos novos conversos, poucos abandonarão a fé”, completa.

Ele apresentou vários textos do Espírito de Profecia, confirmando esta realidade. Entre esses, a seguinte citação: “Caso um membro da família de Cristo caia em tentação, os outros membros devem olhar por ele com bondoso interesse, procurando firmar os pés que se estão desviando para falsas veredas, e conquistando-os para uma vida pura e santa. Este serviço requer Deus de todo membro de Sua Igreja. [...] Os membros da família do Senhor devem ser sábios e vigilantes, fazendo tudo ao seu alcance para salvar seus irmãos mais fracos das ocultas redes de Satanás”. – Evangelismo, págs. 352-353.

Por Elizeu Lira (Uberlândia/MG)

Fonte: UEB