domingo, 29 de junho de 2008

Neurocirurgião adventista recebe Medalha Presidencial da Liberdade

Concedida a Carson a mais elevada honraria em cerimônia na Casa Branca

O presidente dos EUA, George W. Bush, à direita, congratula-se com o Dr. Benjamin Carson na quinta-feira, dia 19 de junho, concedendo-lhe a Medalha Presidencial da Liberdade de 2008 durante uma cerimônia no Salão Leste da Casa Branca. Bush elogiou Carson por seus talentos na sala de cirurgia e sua dedicação em desenvolver os jovens da nação. [foto: David Bohrer/The White House]

Um pioneiro adventista do sétimo dia em neurocirurgia pediátrica que superou a pobreza da infância, obtendo reconhecimento mundial recebeu hoje ais elevada honraria civil concedida pelo governo dos Estados Unidos.

O Dr. Benjamin S. Carson Sr. recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade por suas contribuições excepcionais para a Medicina e sua influência motivadora sobre os jovens americanos, disse o Pres. George Bush durante a cerimônia matinal no Salão Leste da Casa Branca

Talvez mais bem conhecido por seus esforços bem sucedidos de separar gêmeos fisicamente ligados e controlar ataques cerebrais em crianças, Carson é o chefe de neurocirurgia pediátrica das instituições médicas da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland, EUA.

Carson, nativo da zona pobre de Detroit, Michigan, superou um "futuro sombrio" de pobreza, crime e violência para se tornar "um erudito, um agente de cura e um líder", disse Bush à audiência de membros do gabinete, representantes do Congresso e outros participantes de honrarias e seus familiares.

"Por suas habilidades como cirurgião, seus elevados padrões morais e sua dedicação em ajudar outros, eu sinto orgulho em lhe conceder esta honraria", declarou Bush.

Carson, com sua voz suave, disse depois à Rede Adventista de Notícias que embora o reconhecimento nacional seja "obviamente muito bom", ele se sente como apenas "disponível para a jornada".

"Você basicamente coloca tudo nas mãos do Senhor, e Ele simplesmente conduz a sua vida", disse Carson. "Sempre me admiro com as coisas que Ele tem tornado possíveis".

Durante a cerimônia, Bush aludiu à mãe de Carson, Sonya, que -- sentada perto do Juiz da Suprema Corte, Antonin Scalia, e o ex-senador Bob Dole -- levantou-se para receber as boas-vindas do presidente. "Algumas mães são simplesmente forças da natureza que nunca tomam um 'não' como resposta", comentou Bush. "Eu compreendo", aduziu ele, referindo-se a sua própria mãe e provocando gargalhadas do auditório.

Sonya, que sozinha criou dois filhos, explicou Bush, exigia que o jovem Carson e seu irmão retirassem livros da biblioteca e escrevessem relatórios semanais sobre eles. Nunca deixando entrever que ela não podia ler os relatórios, Sonya os marcava e devolvia, sabendo que a educação era a melhor oportunidade para os filhos, ele contou.

Bush elogiou Carson e sua esposa, Candy, por fundarem o Fundo Escolar Carson, um fundo de bolsa de estudos nacional para promover conquistas acadêmicas semelhantes ao reconhecer e recompensar estudantes de 4o a 11o. séries que demonstrarem excelência acadêmica e compromisso com a comunidade.

"Nosso país está ficando para trás tecnologicamente", disse Carson à RAN, acrescentando que defender a educação é sua principal prioridade nestes dias. A medalha, ele disse, lhe concede "uma oportunidade de promover não só conquistas acadêmicas, como também qualidades humanitárias e valores que julgo serem cruciais à sociedade. Tenho sentido por muitos anos que o Senhor me deu esta carreira médica espetacular como uma plataforma para isto".

"Congratulamo-nos com o Dr. Carlos por esta honraria singular, disse o presidente mundial da Igreja, Pr. Jan Paulsen numa declaração."O seu serviço à humanidade serve de modelo dos valores e qualidade de vida expressos por nossa Igreja por todo o globo".

Carson, de 56 anos de idade, é também autor de quatro livros: uma autobiografia, "Gifted Hands: The Ben Carson Story" [Mãos Bem Dotadas: A História de Ben Carson], "Think Big: Unleashing Your Potential for Excellence" [Pense Grande: Liberando o Seu Potencial Para Excelência], "The Big Picture: Getting Perspective on What's Really Important" [O Quadro Global: Obtendo Perspectiva Sobre o Que Realmente É Importante] e, mais recentemente, "Take the Risk: Learning to Identify, Choose and Live with Acceptable Risk" [Assuma o Risco: Aprendendo a Identificar, Escolher e Viver Com Riscos Aceitáveis].

Estabelecida pelo presidente Harry S. Truman em 1945 para honrar os prestadores de serviço durante a 2a. Guerra Mundial, o propósito da medalha foi expandido pelo Pres. John F. Kennedy em 1963 para incluir líderes em Medicina, Governo e Judiciário, bem como na área militar. A honraria anual é concedida pelo presidente dos EUA a pessoas que tenham feito "contribuição meritória" à nação, disse o secretário de imprensa da Casa Branca ontem.

Carson, que primeiramente desejava ser médico missionário, disse à RAN que decidir-se pela Neurocirurgia poderia representar um fim de seus planos evangelísticos. "Eu disse, 'Senhor, os neurocirurgiões estão sempre na sala de operações-eles não conversam com ninguém'", lembra-se Carson sorrindo. "Mas Ele deu um jeito".