domingo, 27 de janeiro de 2008

O Vaticano tenta envolver a IASD no ecumenismo

Em Portugal já existe um caminho ecuménico. Durante esta semana, de Norte a Sul do País, fazem celebrações ecuménicas. Na diocese da Guarda, no passado Sábado, Católicos e Adventistas do Sétimo Dia rezaram sobre o lema "Orai sem cessar". Em declarações à Agência ECCLESIA, D. Manuel Felício frisou que o ecumenismo "está onde existe fé" porque faz parte da fé cristã, "o querer a unidade".

Nesta celebração – teve a presença de um pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Luis Carlos Fonseca, - o bispo da Guarda realçou que este mostrou "muita disponibilidade e foi compreensivo". Com a presença de alguns membros desta comunidade cristã, D. Manuel Felício sublinhou que "ainda existem algumas dificuldades" porque "há uma tradição de separação em pontos marcantes"...

Fonte: Ecclesia

NOTA: Com o tema "Orai sem cessar", a Igreja Católica mundial promove neste mês uma semana especial de atividades em prol do ecumenismo. O tema escolhido para este ano é totalmente "neutro" (comum a todos os cristãos) justamente para facilitar o processo de aproximação com as demais Igrejas Cristãs. Apesar da estratégia astuta (quem é que se recusaria a orar com outro cristão, não é mesmo?), a IASD mantém a mesma posição contrária ao ecumenismo, participando apenas como observadora em alguns eventos. O caso acima parece ter acontecido em uma igreja local com um líder local, e não implica na aceitação do ecumenismo por parte da IASD em Portugal, fato comprovado pela não adesão da IASD ao Conselho Português das Igrejas Cristãs (COPIC), órgão promotor do ecumenismo em Portugal.

Informações do blog Minuto Profético