quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Índía: Já são 12 pastores feridos e 50 membros mortos

Bíblias queimadas

Continua a perseguição anticristã na Índia. Além de um pastor morto, temos outros 12 pastores feridos, e o número de membros mortos já chega a 50 (...) [Presidência, DSA].

Sob coordenação do Ministério da Mulher, as igrejas estão orando pela comunidade adventista na Índia. O horário das igrejas em MG, RJ, e ES é ao meio dia em ponto [Jael Eneas, Niterói, RJ]

*** Nota: Como mediador deste blog, venho recebendo alguns e-mails e mensagens no Orkut de pessoas preocupadas com a perseguição aos cristãos na Índia. Vale lembrar que a Índia é um país da Ásia com 28 estados e sete territórios e em apenas 1 (um) território, chamado Orissa, vem acontecendo essas perseguições aos cristãos: incêndios de igrejas, mortes de pastores e destruição de casas. Dentro do Estado de Orissa,
em 14 distritos (municípios) houve estes problemas. Esses ataques estão acontecenco a todos cristãos e não somente a Adventistas. É preciso esclarecer isso para que você não conclua de modo errado que a Índia inteira está pegando fogo.

Território de Orissa, em destaque amarelo

Os recentes ataques começaram depois que Lakshmanananda Saraswati, um líder da Associação Fundamentalista hindu VHP - Vishwa Hindu Parishad, foi morto em 23 de agosto de 2008, por assaltantes desconhecidos. A VHP acusou publicamente os cristãos locais e grupos de militantes hindus atacaram pelo menos em 12 dos trinta "municípios" do "Estado" de Orissa. Os líderes das comunidades cristãs informaram que desde 03 de setembro, pelo menos 4.014 casas foram destruídas em 300 aldeias, e aproximadamente 50 mil pessoas, expulsas. Dois pastores e outros 24 líderes cristãos foram mortos. Mais de 100 templos foram incendiados. Uma freira foi estuprada e outra religiosa católica foi queimada viva em Bargarh, "município" de Orissa.

Na Quinta-feira, 4 de setembro de 2008, o Supremo Tribunal de Índia instruiu o governador de Orissa para controlar a violência. As autoridades de Orissa prometeram impedir uma manifestação da VHP (Vishwa Hindu Parishad ou Conselho Hindu Mundial) marcada para o dia 7 de setembro de 2008. Contudo, os líderes de VHP disseram a uma jornalista indiana que eles ainda planejavam manter o "Shraad Yatra” um rito de funeral tradicional executado por sadhus hinduístas no 16º dia da morte do swami. Anteriormente, líderes de todas as principais denominações cristas conclamaram um dia da oração e jejum através da Índia no domingo, 7 de setembro de 2008."

Cleber Reis