Após uma reportagem que falava sobre a miséria no município de Itapicurú - BA que viram na TV Record em 2006 resolveram trabalhar por aquele povo. A reportagem falava da realidade de 1.500 famílias carentes, abandonadas a “própria sorte” que viviam do que plantavam (mandioca, feijão, etc.) e mostrava o índice de mortalidade na região que era de 70%.
Itapicurú tem uma população estimada de 30.000 habitantes e é o município mais pobre da Bahia de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano do PNUD/ONU.
Com essa vontade de ajudar o semelhante, nasceu o projeto Somos Iguais que foi realizado pela primeira vez em janeiro/2007. Boa parte dos R$ 2,800,00 gastos saíram do bolso dos organizadores, da Faculdade Uniminas e da IASD Santa Mônica.
O projeto terá sua 2ª edição em janeiro de 2009. Uma equipe sairá de Uberlândia para viajar os 1.800 km até aquela cidade onde farão distribuição de roupas, calçados, alimentos além de dar instruções sobre alimentação e higiene pessoal.
Para Marcelo Barbosa, coordenador, o projeto Somos Iguais tem o objetivo de apresentar e representar Jesus, ou seja, pregar o evangelho. Ao ser perguntado sobre o porque de se realizar um projeto tão distante, ele disse o seguinte: “Aqui não há nada que se compare com a miséria e descaso que temos lá”.
Se você deseja ajudar, poderá fazê-lo doando roupas, calçados, alimentos não perecíveis e tudo que pode ser útil a alguém. Escreva um e-mail para Marcelo Barbosa no endereço mbl@uniminas.br ou fale com ele pelos telefones 9147-0461 ou 3226-4630.
Se você deseja ver os slides do projeto realizado em janeiro/2007, clique aqui para fazer o download do arquivo em power point.