quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Uberlândia convoca doadores de sangue

Uma situação preocupante, está faltando sangue no hemocentro de Uberlândia, principalmente “O+”. Para tentar regularizar o estoque doadores estão sendo convocados.

As geladeiras que deveriam estar cheias, tem espaço de sobra. No setor de captação cadeiras vazias. Esta semana as doações no Hemocentro, que abastece Uberlândia e outras sete cidades da região, caíram 40%.

A maior necessidade é de sangue “O+”. Geralmente há um estoque de 113 bolsas, mas nessa quarta-feira (11), atingiu uma quantidade preocupante, apenas 40. Esta semana, foi preciso convocar os doadores por telefone para tentar regularizar o estoque.

A dona de casa Fátima Cruz é doadora há mais de três anos. Convocada pelo Hemocentro, fez questão de ajudar.

Em Uberlândia, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 7h “as 11h30. E em Araguari, nesta sexta-feira (13), será realizado um mutirão na Igreja Nossa Senhora da Penha, das 8h às 12h.

Podem doar sangue quem tem entre 18 e 65 anos, pese mais de 50kg, não tenha consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e que não tenha doença de Chagas, nem Hepatite após os 10 anos de idade. Os homens podem doar sangue três vez por ano. Já as mulheres, duas vezes.

A técnica em enfermagem Cristiane Queiroz já fez a parte dela. Mas a quantidade de doações ainda é insuficiente.

Fonte: Megaminas