terça-feira, 30 de junho de 2009

Apresentador do SBT Ratinho Parabeniza Igreja Adventista

O pastor Paulo Melo, que coordena o projeto Oficina do Coração da Igreja Adventista Vila Brasil, em Londrina, PR, encontrou o apresentador do SBT, Ratinho, Carlos Roberto Massa, no aeroporto Afonso Pena, de Curitiba. Na ocasião o pastor Paulo aproveitou a oportunidade e falou sobre o projeto da Oficina do Coração e o trabalho da Igreja Adventista, a conversa durou 30 minutos.

Ratinho demonstrou muito interesse pelo trabalho de evangelização e parabenizou a igreja afirmando que "vale a pena estar ao lado de Deus".

Ao final da conversa, Ratinho, deixou uma mensagem gravada especialmente para os jovens adventistas que testemunham sobre o amor de Jesus na região da Associação Norte Paranaense.

Fonte: [Equipe ASN - Dina Karla Miranda]

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Coral Jovem se apresenta em Araguari


O Coral Jovem de Uberlândia se apresentou neste Sábado (27) na igreja de Araguari/MG. Os coristas fizeram toda a programação (Escola Sabatina, Culto Divino e Culto Jovem).

Jovem Adventista Escolhido para Assessorar Obama

Paul Monteiro, um jovem advogado Adventista vai assessorar o presidente Barack Obama em questões de fé. A administração Obama escolheu Monteiro para servir como assessor no Departamento de Assessoria Pública."O presidente leva a sério o plano de incluir opiniões de comunidades religiosas em discussões sobre legislação - seja na reforma do sistema de saúde e educação, imigração e pesquisa científica - não somente informá-los após as decisões.""É um privilégio fazer parte desse esforço para incluir mais pessoas nas discussões", disse Monteiro.

Monteiro é da turma de 2007 da Escola de Direito da Universidade Howard, em Washington DC. Ele já havia trabalhado para Obama quando ainda Senador pelo estado de Illinois e também durante sua campanha presidencial. Em sua nova função, Monteiro agendará reuniões e eventos especiais com representantes de várias organizações e denominações cujas preocupações ele levará ao departamento apropriado. Monteiro cresceu na área de Takoma Park, Maryland e foi atraído para a Igreja Adventista pelo testemunho de seus amigos Adventistas. "Sempre admirei meus amigos Adventistas. Havia algo diferente com a maneira em que viviam", confessa. Após estudos bíblicos, ele foi batizado.

Fonte: Igreja de Farrapos

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Jardim Brasília, um grupo que deseja CRESCER

Grupo do Jardim Brasília apoia o Projeto Crescer

Uberlândia... [AI] O grupo do bairro Jardim Brasília recebeu no Sábado (20) a visita de um representante do Projeto Crescer, que na ocasião agradeceu o apoio que os membros têm dado ao mesmo. No espaço entre a Escola Sabatina e o Culto Divino, com a igreja cheia, foi falado de quão importante é o envolvimento da igreja neste projeto.

Quando foi perguntado se o Projeto Crescer era importante, Josadaque Bezerra Medrado, diretor do grupo, respondeu o seguinte: “Em Habacuque 3:2 o profeta pede a Deus em oração: aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida. O Projeto Crescer é importante, pois é uma bússola que mostra o norte do crescimento para a igreja do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, unificando a igreja em prol do avivamento e crescimento ordenado da obra do Senhor”.

Como forma de apoio, os irmãos posaram para uma foto mostrando o carnê que receberam para fazer doações ao Projeto. “É um projeto que visa o crescimento da igreja e a colaboração de cada irmão é indispensável para que o Projeto Crescer seja cada vez mais atuante”, expressou Adriana Marçal, secretária do grupo.

O crescimento da Igreja Adventista é importante “porque foi através deste crescimento que fui alcançado e hoje tenho o maior prazer em divulgar este evangelho a outros. Quero orar a Deus e estudar a Sua palavra o máximo que puder, e ensinar da melhor forma possível porque este é o dever de todos. O verdadeiro cristão nasce no reino de Deus como missionário e é isto o que quero”, disse Lázaro Eugênio.

A expectativa é que a igreja e os irmãos continuem apoiando de todas as formas possíveis as ações idealizadas pelo projeto. Só assim, serão capazes de concretizar os maiores e melhores sonhos de crescimento da obra evangélica adventista em Uberlândia e toda a região do Triângulo Mineiro. [Equipe AI - Cleber Reis]

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Alunos Adventistas deverão ter atenção ao preencher a ficha de inscrição do ENEM

Os alunos Adventistas que farão as provas do ENEM 2009, que acontecerão no Sábado 03 de outubro e no domingo 04, deverão prestar atenção ao preencher a ficha de inscrição.

Considerando que na Ficha de Inscrição existe espaço para “Portadores de Necessidades Especiais” e “Outros” e não aparece lugar específico para identificar a condição religiosa, os alunos adventistas, de acordo com Luigi Mateus Braga, advogado da Divisão Sul Americana, deverão "mencionar nos dois campos (necessidades especiais e outros)", conforme figura abaixo.

Clique na imagem para ampliar

O INEP prometeu para esta semana uma orientação sobre a forma correta de identificação dos adventistas. Vale lembrar que a inscrição do ENEM deve ser feita até o dia 17 de julho no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2009

Qualquer novidade, você poderá acompanhar neste blog, ou ainda pelos sites da União Este Brasileira ou Divisão Sul Americana.

Informações de Pr. Jael Eneas - Diretor de Educação e Comunicação da União Este Brasileira, Niterói, RJ

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Definidos horários e datas para transmissão de mensagens com Pr. Mark Finley

Brasília, DF... [ASN] O programa Futuro com Esperança, com a participação do orador mundial e um dos vice-presidentes mundiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Pr. Mark Finley, será transmitido via satélite para o Brasil e países de idioma espanhol em outubro e novembro. Já está definida a transmissão, para o Brasil, ao vivo, diretamente de Brasília (DF), de 24 a 31 de outubro a partir das 19h30 (Canal Executivo). Às 21h30, acontece reprise na TV Novo Tempo (SKY - Canal 141) e emissoras que transmitem o sinal aberto emissora. Já para os países de língua espanhola, as mensagens do Pr. Finley poderão ser vistas entre os dias 1º a 7 de novembro em horário ainda a ser definido, transmitidas diretamente da Bolívia. O orador também terá seu sermão apresentado, via satélite, no sábado de manhã, dia 24 de outubro. O quarteto Arautos do Rei, um dos principais do meio adventista, será a grande atração musical da programação. As mensagens do pregador internacional enfocarão a esperança para os dias em que vivemos e a necessidade de Deus em nossa sociedade.

Para o pastor Erton Köhler, líder dos adventistas na América do Sul, a programação com Finley é a continuidade do Lares de Esperança, ação realizada dia 30 de maio em toda a América do Sul e que sensibilizou milhares de pessoas para conhecer mais sobre Deus e a Bíblia Sagrada. “É importante entendermos que nossos esforços missionários não devem parar nessa primeira etapa que foi o dia do Lares de Esperança. Agora é o momento de orarmos e nos concentrarmos em nos preparar para essas semanas especiais que ajudarão na decisão de muitas pessoas ao lado de Cristo”, comenta Köhler.

Várias ações de divulgação começarão a ocorrer nos próximos meses, como anúncios nas publicações adventistas, nos sites e até a criação de um hotsite com informações atualizadas sobre o projeto. [Equipe ASN - Felipe Lemos]

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Líder agradece participação na Love's Week


É com muita alegria que escrevo à Comunidade Adventista do Sétimo Dia para comunicar que foi ótima a Love’s Week 2ª dose, realizada na IASD do Jardim Brasília em Uberlândia-MG, nos dias 7 a 13 de junho de 2009.

Essa semana surgiu em 2008 e tem por objetivo instruir os solteiros e compromissados, de todas as idades, como construir e manter um relacionamento tendo em JESUS a base da relação.

O grande diferencial desse evento é que além da parte instrutiva há a parte espiritual, pois se trata de uma semana de oração feita por Jovens Adventistas.

Nesse ano foram abordados temas como O que é o amor; Como encontrar um amor; Tipos de amor; Namoro e sexo; Casamento; João 3:16 e muitas dinâmicas.

A semana foi muito abençoada por DEUS, houve até a realização de um casamento (Eva e Rodrigo) e alguns casais testemunharam que aprenderam muito com a Love’s Week.

Em nome da organização, agradeço todos que contribuíram e participaram nessa edição da Love’s Week.

Fiquem com DEUS.

Marília Christina Arantes Melo
Líder de Jovens

Por do Sol com Jesus acontecerá no próximo Sábado

No próximo Sábado (20) às 17h30, em ponto, no Parque do Sabiá, acontecerá mais uma edição do Por do Sol com Jesus. O evento está sendo organizado pela equipe da Sexta Jovem. A cada "Por do Sol com Jesus" se pode perceber o quanto Deus abençoa a vida das pessoas que vão ali. Você está sendo convidado a participar também.
Evento: Por do Sol com Jesus
Data: 20/06/2009
Hora: 17h30 em ponto
Local: Parque do Sabiá (na curva do Estádio, antes da entrada do parquinho)

Seminário reúne líderes de comunicação em Uberlândia


Uberlândia... [AI] Aconteceu no dia 13 de junho no CEAU (Centro Educacional Adventista de Uberlândia) um Seminário de Comunicação com o objetivo de orientar os líderes desta área no desenvolvimento do seu trabalho na igreja. O evento, coordenado pelo Pr. Fábio Lúcio, departamental de comunicação da AMC (Associação Mineira Central), contou com a participação de aproximadamente 25 pessoas. Os 4 palestrantes, pastores Fábio Lúcio e Eliseu C. Lira e os professores Cláudio Meirellez e Cleber Reis, falaram sobre temas contidos no novo manual lançado pela DSA (Divisão Sul Americana) “Pontes de Esperança”.

Para os irmãos Áquila e Uesley Mafra, da igreja do bairro Industrial, o encontro foi importante “para que pudessem compreender de maneira mais clara, a grande importância da comunicação no avanço da pregação do Evangelho na nossa igreja, comunidade e mundo”. Na opinião de Pedro Gomes, diretor de comunicação de Araguari, o seminário “acrescentou muito sobre o conhecimento de Comunicação e o papel que o diretor exerce”.

A comunicação no Triângulo Mineiro é feita através do blog www.agendadasigrejas.net, onde são colocadas todas as notícias e anúncios de eventos nas igrejas, do Jornal Agenda das Igrejas, editado semanalmente para ser colocado no mural das igrejas, de mala-direta, um e-mail enviado semanalmente para mais de 600 pessoas com as notícias e anúncios da região também. O que mais chama a atenção do casal Durval e Nicely Vieira, da igreja do bairro Buritis, é “o esforço que o departamento de comunicação vem fazendo para que as notícias sejam divulgadas nas regionais da Associação [AMC], porque com isso o maior número de igrejas fica informada sobre o que está acontecendo, tanto na área de programação como de notícias”.

A proposta no Triângulo Mineiro é regionalizar a comunicação de uma forma mais integrada. Em Uberaba, “ainda está em fase de crescimento, pois a comunicação é bem mais amplo do que se imaginava. A partir de agora, com certeza, estaremos trabalhando para o aperfeiçoamento e melhorias nesta área que é tão importante quanto qualquer outro departamento em nossa igreja”, disse Harley França, correspondente de notícias.

Ao terminar o evento, cada líder de comunicação recebeu um guia Pontes de Esperança. “O Seminário de Comunicação no CEAU em Uberlândia foi muito positivo para junto afinarmos as nossas idéias e procedimentos. O Guia de Comunicação da DSA veio em bom momento. Excelente material”, concluiu o Pr. Fábio Lúcio. [Equipe AI – Cleber Reis]

terça-feira, 16 de junho de 2009

Desbravadores plantam árvores em acampamento

Clube de Desbravadores TUNAC

Araxá... [AI] Entre os dias 11 e 14 de junho, os membros do Clube de Desbravadores TUNAC acamparam no Entreposto a 23 km de Araxá, Minas Gerais. “O acampamento foi ótimo”, disse Lucas Souza. “Acampar com o TUNAC é sempre muito bom”, completa.

Cerca de 40 acampantes tiveram a oportunidade de participar de uma caminhada noturna, fazer trilhas utilizando sinais de pistas, aprender sobre cobras e animais peçonhentos e saborear “as ótimas refeições” proporcionadas pela Tia Cida.

Na área do acampamento, por estar perto de um rio, fazia muito frio e a água estava muito gelada, mas nada disso fez com que os desbravadores desanimassem. “Era um custo tirar-los da água após o banho”. Para aquecer, se reuniam em volta do fogo do conselho à noite e o aconchego das barracas não permitia que o frio chegasse perto.

Os desbravadores, divididos em 4 unidades (Gavião, Onça, Formiga e Colibri), montaram sua cozinha e suas pioneirias (mesa, varal, lixo, banco, fogão, armário aéreo e escorredor de pratos e copos). Antes de irem embora, no domingo, fizeram uma caminhada até uma fazenda próxima, onde plantaram 10 árvores.

Bom exemplo: plantando árvores

Na classificação geral, a unidade Gavião ganhou o primeiro lugar, ficando com apenas 10 pontos a mais do que a última colocada. [Colaborador - Lucas Souza]

terça-feira, 9 de junho de 2009

Um Cristão Pode Participar das Chamadas Festas Juninas?

Cabe a você cristão, após ler sobre o significado das chamadas “Festas Juninas” decidir se tais festas são ou não agradáveis aos olhos do Deus Eterno e se são um bom ambiente para você e sua família frequentarem. Cabe a você e somente a você a decisão. Escolher ficar ao lado de Deus ou participar de festividades pagãs que desagradam ao Altíssimo.

O mês de junho, época de Solstício de Verão na Europa, ensejou inúmeros rituais de invocação de fertilidade, necessários para garantir o crescimento da vegetação, fartura na colheita e clamar por mais chuvas. Estes rituais, eram expressões que foram praticadas pelas mais diferentes culturas, em todos os tempos e em todas as partes do planeta.

O espetáculo das grandes mudanças que nos oferece a natureza sobre a face da terra, sempre impressionou o homem e levou-o a meditar sobre suas causas, efeitos e transformações. Em certo estágio de desenvolvimento, acreditou ele, estar em suas mãos os meios de evitar uma calamidade em potencial e que podia interferir, apressando ou retardando a marcha das estações pela arte da magia. Com este pensamento fixo, passou a realizar rituais e a proferir palavras mágicas para o sol brilhar, os animais se multiplicarem e a vegetação ou colheita desenvolver-se.

No decurso de mais algum tempo, porém, acabou por convencer-se que o crescimento e a decadência da vegetação e as alterações das estações, assim como a vida e a morte de qualquer criatura viva, dependiam da força e da vontade de seres divinos. Sendo assim, a velha teoria mágica das estações, foi complementada com uma teoria religiosa. Mas, mesmo associando estas transformações às suas divindades, achou que através de certos ritos mágicos, poderia dar uma ajuda ao seu deus, que era o princípio da vida na luta contra o princípio contrário, a morte.

As cerimônias que realizava para alcançar este objetivo, não passavam de representações dramáticas dos processos naturais que desejava favorecer.

Não obstante, os dois lados da vida, o vegetal e o animal, não estavam dissociados na mente daqueles que realizavam estes cerimoniais. Em verdade, eles acreditavam que existiam profundos laços que uniam o mundo vegetal ao animal e em funções disso, combinavam a representação dramática do renascimento das plantas a união dos sexos, objetivando estimular ao mesmo tempo e com um único ato, a multiplicação dos frutos, dos animais e dos homens. Para eles, o princípio da vida e da fertilidade, fosse animal ou vegetal era uno e indivisível. Alimento e filhos, era o que os homens procuravam obter com a realização de ritos mágicos para regular as estações. Estes rituais de fertilidade, perduraram através dos tempos e na “Era Cristã” não houve como apagá-los. E, a Igreja Católica, adaptou-os as comemorações do dia de São João, que teria nascido em 24 de junho, dia do solstício.

Nos conta Frazer, em seu livro “O Ramo de Ouro”, do início do século XX, que na Sardenha, os jardins de Adônis ainda são plantados na festa de Solstício de Verão, que lá tem o nome de festa de São João. Era costume, também, em 1 de abril um rapaz da aldeia se apresentar diante de uma moça e pedir-lhe para ser sua “camare” (namorada) e se oferecer para ser seu “compare”. O convite era considerado como uma honra pela família da moça e aceito com satisfação. No final de maio, a jovem faz um vaso com casca de um sobreiro, enche-o de terra e nele semeia um punhado de trigo e cevada. Colocado ao sol e regado na devida freqüência, os grãos brotam rapidamente e, na véspera do solstício (23, junho, véspera de São João), já estaria bem desenvolvido. O vaso é então chamado de “erme” ou “nenneri”. No dia de São João, o rapaz e a moça, acompanhados por uma comitiva e precedidos por crianças, vão em procissão até a igreja. Ali quebram o vaso e lançando-o contra a porta do templo. Sentam-se em seguida em círculo na relva e comem ovos e verduras ao som da música de flautas. Em seguida dão-se as mãos e canta, “Namorados de São João ( Compare e comare di San Giovanni) várias vezes, enquanto as flautas tocam durante todo este ínterim. Quando se cansam de cantar, levantam-se e dançam alegremente em círculo até a madrugada.

Outro aspecto importante da festa do Solstício de Verão ligado ao nome de São João é a tradição de banhar-se no mar, nas nascentes, nos rios ou no sereno, na noite da véspera do dia da festa do Solstício. Em Nápoles, há uma igreja dedicada a São João Batista com nome de São João do Mar (San Giovan a mare). Este hábito é bastante antigo e, homens e mulheres acreditavam que no ato de banhar-se ficariam livres de todos os pecados. Nos Abruzos, ainda se acredita que água possua qualidades benéficas na noite de São João. Em Marsala, na Sicília, há uma nascente em uma gruta subterrânea, chamada Gritto della Sibila. Ao seu lado, há uma igreja de São João. Na véspera de São João, dia 23 de junho, mulheres e moças visitam a gruta e, ao beber da água profética, acreditam que ficam sabendo se seus maridos são fiéis ou se casarão no próximo ano. Também os enfermos, acreditam que banhando-se nestas águas, ficarão curados de seus males.

O alcance destas crenças eram tão grandes, que a Igreja, acabou por achar melhor seguir uma política de acomodação, dando a estes ritos um nome cristão. E, ao procurar um santo para suplantar o patrono pagão de tais banhos, dificilmente poderiam ter encontrado um sucessor mais adequado do que São João Batista.

Atualmente, os rituais de fertilidade estão representados no casamento caipira e, as antigas oferendas, deram lugar às simpatias, adivinhações e pedidos de graças aos santos. O santo mais requisitado é o Santo Antonio, conhecido como casamenteiro, que segundo reza uma lenda, levou três irmãs solteiras ao altar.

O FOGO DA VIDA E DA PURIFICAÇÃO…

Também perduraram, desde os tempos imemoriais, os costumes de acender fogueiras e tochas, que livravam as plantas e colheitas dos espíritos maus que poderiam impedir a fertilidade.

A festa de São João está também, diretamente relacionada com o elemento “fogo”. Analisando mais a fundo o simbolismo deste elemento, chegaremos a seus vários aspectos.

O fogo segundo a crença é criação, nascimento, luz original, alegria e elemento que foi divinizado pelo homem. Este, submerso nos mistérios da noite, alegra-se quando seus olhos se abrem para a luz do dia, iluminados pelos raios benéficos do Sol. Mas o fogo também é destruidor, já que tudo queima e incinera. Esta ambivalência foi rapidamente observada pelos nossos antepassados que fizeram do fogo uma representação do bem e do mal. O fogo portanto, era considerado então princípio de vida, revelação, iluminação, purificação, mas também paixão e destruição. Dá a vida, mas volta a tirá-la e transforma-a em cinza.

As fogueiras de São João, que queimam atualmente, na noite de 23 de junho (véspera da festa de São João), eram no começo, fogos de fertilização e purificação que se acendiam no dia do Solstício de Verão, na Europa (21 de junho), justamente antes das colheitas, em honra aos deuses para agradecer as suas bondades, ou imediatamente depois, para purificar a terra.

As festividades de São João, portanto, celebram a vida, o Sol, o fogo transformador que consome o velho para criar algo novo.

TRADIÇÃO QUE CONQUISTOU OS ÍNDIOS…

Quando os portugueses chegaram com seus jesuítas ao Brasil, em torno 1500, trouxeram em sua bagagem todas as suas crenças e costumes. Alguns cronistas contam que os jesuítas foram os primeiros a acender fogueiras e tochas para comemorar a festa de São João.

Ela foi muito bem aceita pelo nosso indígena, pois se identificava com suas danças sagradas realizadas também, em torno do fogo.

Os jesuítas, muito astutos, se utilizaram do interesse do índio pelas festas religiosas para atraí-los e estabelecerem contatos com objetivos de catequese.

COQUETEL DE CULTURAS

As festas juninas somam hoje, contribuições culturais de vários povos que aqui se estabeleceram como o passar do tempo. E, pode-se dizer, por que não, que este verdadeiro “coquetel de culturas” foi um arranjo que mobiliza romaria de turistas para apreciarem suas alegres e descontraídas festas.

Desde do século XIII, a festa de São João portuguesa chama-se “joanina” e incluía os santos: Santo Antônio ( 13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).

Já a quadrilha, tão apreciada e cantada nestas festas é uma dança francesa que tem suas raízes nas contra-danças inglesas (contry dance= dança rural) e surgiu no final do século XVIII. Esta dança desembarcou no Brasil com a família real portuguesa em 1808. Só a alta sociedade da época, divertia-se em suas recepções ao som da quadrilha.

Com o tempo, este modismo importado da França, caiu nas graças do povo, passando então, a integrar o repertório de cantores e compositores. Foi assim, que a quadrilha deixou os salões aristocráticos para entrar nas festas populares. Surgiram então, as variantes no interior do país, como a quadrilha caipira. A quadrilha ainda hoje, é dançada no interior para homenagear os santos juninos e agradecer as boas colheitas da roça. O instrumento tradicional das quadrilhas é a sanfona.

Mas, a pitada que dá o toque especial a este “coquetel de cultura” é a culinária indígena, com suas comidas à base do milho como: espigas de minho, pamonha, canjica, bolo de fubá, etc.

Portanto, unindo música, teatro e boa comida, as festas juninas expressam um imaginário rico em passagens da vida cotidiana de um povo simples.

Além disso, estas festividades tiveram um papel essencial na integração entre índios e portugueses e, mais tarde, com os negros e outros grupos étnicos, estabelecendo o que podemos chamar de união de laços culturais. Inseridas dentro de um contexto religioso, estas festas foram portanto, muito importantes nas relações entre diferentes povos que colonizaram o Brasil. Esta polifonia cultural está arraigada até hoje.

CASAMENTO CAIPIRA

A cerimônia de casamento caipira é uma manifestação realizada durante os festejos juninos, principalmente nos dias dedicados a São Pedro.

Dependendo da região e estado do Brasil o Casamento Caipira é conhecido também por outros nomes como Casamento Matuto e Casamento na Roça.

O Casamento Caipira é uma paródia às cerimônias tradicionais. O cerimonial é precedido de um grande cortejo pelas ruas da cidade, onde os principais personagens da representação são: a noiva grávida, o noivo, o delegado, o padre, os pais dos noivos, padrinhos, etc. O enlace caricaturado se desenvolve em meio à fugas do noivo, as indecisões da noiva e ameaças por parte dos pais, vigário e o delegado. Os textos apresentam uma linguagem libidinosa e os sermões contém forte conotações crítico-sociais. Após a celebração do casamento, inicia-se a quadrilha.

AS FOGUEIRAS

As fogueiras juninas merecem uma consideração à parte. A de Santo Antonio é quadrada. A de São João, redonda. A de São Pedro, triangular.

O festeiro escolhido para comandar os festejos de qualquer um dos santos de junho deve escolher um bom Capitão de Mastro e um bom Alferes de bandeira, os quais organizarão a fogueira, tratarão da implantação do mastro para a bandeira e mandarão confeccionar (onde ainda não existir) a própria bandeira.

É adequado, também, fincar-se um pau-de-sebo no local da festa, para diversão dos jovens. A fogueira centraliza a festa.

A LAVAGEM DO SANTO

Na festa de São João, em alguns locais se costuma realizar a “lavagem” ou o “batismo” do santo. Este ritual deve ser realizado antes da meia-noite, quando todos os participantes formam uma procissão com andores onde estão dispostas as imagens de alguns santos e se dirigem às margens de um riacho, rio, lagoa ou córrego das proximidades. Entoam pelo caminho diversas cantorias como:

“Viva São João Batista

Vivia Batista João

Vivia São João Batista

Que foi batizado

No rio de Jordão.”

Chegando ao riacho, sempre com cantos e com velas acesas, cada devoto recebe nas mãos uma imagem de um santo e a mergulha brevemente nas águas, ou então apanha um pouco da água e a despeja sobre a imagem. Também neste momento, cada devoto faz o sinal da crua e às vezes com a própria representação do santo. Durante a lavagem é comum cantar:

“Lira, oi lira

Corrida do mar

Quem tem seus pagão

Pode vim batizar”.

A lavagem abençoa a imagem do santo e a água. É costume também, banhar os pés , rosto, mãos, e outras partes do corpo com o intuito e busca de proteção.

As festas juninas em centenas de cidades e principalmente no Nordeste, movimentam mais gente que o nosso famoso Carnaval. Os arraiais em municípios do interior são confraternizações pequenas, mas em outros já se transformaram em megaeventos que fazem moda, chegando a reunir até 1 milhão de turistas ao longo do mês. O circuito junino do Nordeste é hoje uma atração muito procurada e já atrai brasileiros de todas as outras regiões.

Caruaru, em Pernambuco e Campina Grande, na Paraíba, disputam o título da melhor festa do país. A primeira é conhecida como “capital do forró” e a outra como “o maior São João do mundo”. Na década de 80 surgiram em Caruaru as drilhas, quadrilhas que desfilavam atrás do trio elétrico ao som de um som modernizado.

Caruaru criou uma cidade cenográfica denominada Vila do Forró, uma réplica de cidade típica de sertão reproduzindo a arquitetura das casas, que são geralmente simples e coloridas, habitadas pela rainha do milho, pela rezadeira, pela rendeira, pela parteira. Lá estão também o correio, o posto bancário, a delegacia, igreja, restaurantes, teatros mamulengos. Atores encenam nas ruas o cotidiano dos habitantes da região. Uma das grandes atrações da festa é o desfile junino na véspera de São João, através do qual desfilam mais de vinte carros alegóricos, carroças ornamentadas, em cujo cortejo são apresentados Bacamarteiros, bandas de pífaro, quadrilhas, casamentos matutos, grupos folclóricos.

Já, Campina Grande, construiu o “Forródromo” que recebe todos os anos milhões de pessoas que se divertem, assistindo apresentações do forró pé de serra, quadrilhas, cantores, bandas, desfiles de jegues; participam de jogos e brincadeiras e deleitam-se com as comidas típicas vendidas nas barracas. As duas cidades disputam a popularidade da festa, realizada como um grande espetáculo que atualiza manifestações culturais, transformando as homenagens a São João num mês de contínua folia junina.

Na Amazônia cabocla, a tradição de homenagear os santos constitui um calendário que tem início em junho com Santo Antônio e termina em dezembro com São Benedito.São festas de arraial, onde estão presentes as fogueiras, o foguetório, o mastro, os banhos da meia-noite, muita comida e a folia, que representam sempre a festa realizada no décimo dia depois das novenas.

A noite de São João na cidade de Belém, como em toda a vasta terra paraense, é noite de feitiçaria indígena. Noite desejadas pelos namorados que esperam ler à sorte de ovo ou nos desenhos da faca que à meia noite foi espetada na bananeira, a sua predestinação, o nome do bem amado, os caminhos incertos do futuro, aquilo que mais se quer e nem sempre se alcança, muito embora a sorte o vaticine. São realizados também, os divertidos “banhos de cheiro” que, no dizer de Raimundo Morais “não somente dão sorte, alegria, prosperidade, como tiram o caipora, o azar, equivalendo a uma limpeza no físico e na alma do indivíduo”.

No Rio Grande de Sul, esta festividade folclórica possui características próprias. Observa-se um misto de culturas regionais, a caipira e a gaúcha, sob o ritmo do vanerão, muito embora esta mistura já esteja perdendo espaço.

No sul de Minas, já há uma preocupação em comemorar as festas juninas nos moldes simples do homem do campo. Ao contrário das grandes cidades, que vão deixando de lado o caráter folclórico destas festas, no interior a tradição ainda sobrevive. Durante o evento são servidas comidas típicas, pipoca quentinha à luz da fogueira e a famosa quadrilha e tanto cativa e alegra.

“AS SORTES”, VOCÊ QUER SABER A SUA?

Nas noites de 13, 24 e 29 ou na passagem do respectivo dia anterior para esses dias (o instante mágico é a meia-noite) se podem tirar “sortes” do santo, ligadas à amor, à profissão, a destino ou outros assuntos. Saiba agora algumas dessas sortes:

Sorte no Namoro

Planta-se um dente de alho com o nome da jovem ou do jovem de quem gosta, escrito num papel. Fica o dente do alho para cima, junto com o papel. No dia seguinte diz que já amanhece brotando o que vai dar casamento. Se não no dia seguinte, espera mais alguns dias.

Sorte do prato d’água

Escreva os nomes de seus pretendentes em pedaços de papel branco. Em seguida, pegue todos os papeizinhos e torça-os, bem torcidos. Disponha-os então em um prato cheio de água. No dia seguinte, o papel que amanhecer aberto é o que tem o nome daquele que pode acabar em casamento.

O QUE DIZ A BÍBLIA SAGRADA

Para muitos cristãos, pode parecer que a participação deles nessas festividades juninas não tenha nenhum mal, e que a Bíblia não se posiciona a respeito. O apóstolo Paulo, no entanto, declara em I Coríntios 10.11 que as coisas que nos foram escritas no passado nos foram escritas para advertência nossa. Vejamos o que ele disse: “Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos”.

O que nos mostra a história do povo de Israel em sua caminhada do Egito para Canaã? Quando os israelitas acamparam junto ao Monte Sinai. Moisés subiu ao monte para receber a lei da parte de Deus. A demora de Moisés despertou no povo o desejo de promover uma festa a Deus. Arão foi consultado e, depois de concordar, ele próprio coletou os objetos de ouro e fabricou um bezerro com esse material, O texto bíblico diz o seguinte:

“Ele os tomou das suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição. Então eles disseram: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito. Arão, vendo isto, edificou um altar diante do bezerro e, apregoando, disse: Amanhã será festa ao Senhor” (Êx 32.4-5).

Qual foi o resultado dessa festa idólatra ao Senhor? Deus os puniu severamente: “Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças. acendeu-se-lhe a ira, e arremessou das mãos as tábuas, e as quebrou ao pé do monte. Então tomou o bezerro que tinham feito, e o queimou no fogo, moendo-o até que se tomou em pó, e o espargiu sobre a água, e deu-o a beber aos filhos de Israel.

O teor religioso das festas juninas não passa de um ato idólatra quando se presta culto a Santo Antônio, São João e São Pedro.

Como crentes, devemos adorar somente a Deus: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás” (Mt 4.10). Assim, nossos lábios devem louvar tão-somente o Senhor Deus: “Portanto, ofereçamos sempre por meio dele a Deus sacrifício de louvor, que é o fruto dos lábios que confessam o seu nome” (Hb 13.15). O texto de Apocalipse 7.9 é um bom exemplo do que estamos falando: “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas com palmas nas suas mãos. E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro”.

É possível imaginar um cristão cantando louvores a São João Batista? O cântico seria mais ou menos assim:

“Onde está o Batista?”.

Ele não está na igreja,

Anda de mastro em mastro,

A ver quem o festeja”.

Lembramos a atitude de Paulo e Barnabé diante de um ato de adoração que certos homens quiseram prestar a eles: “E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós. E chamavam Júpiter a Bamabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava. E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes. Porém, ouvindo isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando, e dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, Sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há” (At 14.11-15).

Os Santos não Podem Ajudar

Normalmente, as pessoas que participam das festas juninas querem tributar louvores a seus patronos como gratidão pelos benefícios recebidos. Admitem que foram atendidas por Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. Crêem também que esses santos podem interceder por elas junto a Deus. Entretanto, os santos não podem fazer nada pelos vivos. Pedro e João, como servos de Deus obedientes que foram, estão dormindo aguardando a Segunda Vinda de Cristo e farão parte da ressurreição dos justos. Não estão ouvindo, de forma nenhuma, os pedidos das pessoas que os cultuam aqui na terra. O único intercessor eficaz junto a Deus é Jesus Cristo. Diz a Bíblia: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (um 2.5).

E mais:

“É Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os monos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós” (Rm 8.34).

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, ternos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos. mas também pelos de todo o mundo” (lJo 2.1-2).

Foi o próprio Senhor Jesus quem nos disse que deveríamos orar ao Pai em seu nome para que pudéssemos alcançar respostas aos nossos pedidos: “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome eu o farei”(Jo 14.13-14).

Quanto ao teor religioso das festas juninas, podemos declarar as palavras de Deus ditas por meio do profeta:

“Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro” (Arn 5.21).

Como seguidores de Cristo, suplicamos, diante desta delicada exposição, que Deus nos conceda sabedoria para que consigamos proceder de uma maneira que o agrade em todas as circunstâncias.

Algo em Que se Pensar

O Brasil é um dos maiores paises agrícola do mundo. Até conhecemos aquela frase elogiando as terras brasileiras: nas quais, “… em se plantando tudo dá”. No entanto (pasmem), o governo está importando (isto é, comprando) de outros países arroz, feijão, trigo, café, cacau etc. Era para estarmos exportando, vendendo, aumentando o capital, e não comprando, pois temos terras de excelente qualidade. Um dos problemas da falta de produção agrícola é a desvalorização do “homem do campo”. Sabemos que existe um êxodo rural muito grande, 80% da população brasileira vive nas cidades e somente 20 % vivem no campo. Não estaria as festas juninas contribuindo para formar uma imagem negativa de nosso povo da zona rural? Não é exagerado o ponto de vista em que sugere que a imagem do homem do campo por vezes é humilhada nas festas juninas.

Veja: qual criança se espelharia no típico caipira das quadrilhas de festas juninas? Quais delas diria: “quando crescer quero ser um caipira, ou homem do campo, com as roupas remendadas”? As crianças querem ser médicos, professoras, atrizes, pois estes não são humilhados nas festas juninas. As Festas Juninas inconscientemente ou não, servem mais para humilhar as pessoas do campo do que para honrá-las como pretendem; o caipira, quando não é banguela, é desdentado, seu andar é torto, corcunda por causa da enxada, a botina é furada, suas roupas são rasgadas e remendadas, uma alusão ao espantalho, um pobre coitado! – pois talvez seja assim que os grandes latifundiários vêem o caipira, e essa visão é reproduzida por nossas crianças nas escolas. Poderia isto ser chamado de FOLCLORE e CULTURA?

A Bíblia diz categoricamente que “o que escarnece (humilha) do pobre insulta ao que o criou” (Pv. 17:5). Disso decorrem problemas urbanos graves como o favelamento e os menores abandonados, pois como os “caipiras” não conseguem sobreviver no campo, pensam que na cidade encontrarão trabalho. A esse processo dá-se o nome de “Êxodo Rural”. E o nosso país agrícola é desmatado, onde só se planta pasto para boi gordo, e expulsa o homem do campo.

Motivos para não Participar de Festas Juninas

Diante de tudo o que foi dito acima daremos uma recapitulação expondo o “porquê” de não participarmos de festas juninas. Vejamos então:

Plágio do Paganismo - Como vimos, as bases das festas juninas estão fincadas nas práticas das festividades pagãs, onde os pagãos na mesma data ofereciam seus louvores e suas festas em honra daqueles deuses. Eram as festas pelas colheitas. As festas juninas usurpou isto dos gentios, com apenas o detalhe de transvestir tais festas com roupagem cristã. No entanto, quando Deus introduziu o povo de Israel na terra prometida adverti-os severamente para que não usassem esse tipo de costume, diz Ele: “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.” [Deut. 18:9]. Independentemente das intenções, fossem elas boas ou não, o plágio fora terminantemente proibido por Deus.

Os Santos não Intercedem - É notório que estas festividades são para homenagear os três santos. Nestas datas as pessoas invocam sua proteção através de missas e fazem promessas e pedidos confiando em sua suposta intercessão. Não obstante, temos razões bíblicos em abundancia para rejeitarmos estas mediações que os devotos tanto acreditam. A Bíblia nos diz que existe um só mediador entre Deus e os homens: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,” [I Tm. 2:5]. Este verso exclui todos os demais mediadores forjados pela mente humana. Se temos que pedir alguma coisa a alguém, esse alguém tem de ser Jesus Cristo, veja o que Ele mesmo diz: “…e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.” [João 14:13,14]. Em toda a Bíblia não se encontra nenhum incentivo para fazermos nossos pedidos, promessas e votos a terceiros.

Os Santos não Escutam Orações - Um devoto junino acredita piamente que seus “santos” ouvem suas petições por ocasião destas festividades natalícias ou fora delas, mesmo sabendo que estas personagens já morreram há séculos! Mais uma vez a Bíblia rejeita este conceito por declarar a posição correta dos mortos em relação aos vivos: “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
6 Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” [Eclesiastes 9:5,6].

Invocação de Espíritos dos Mortos - Como já vimos, há uma crença em que o espírito de São João possa ser despertado por ocasião da soltura de foguetes, afim de vir participar daquela festividade em sua homenagem. Folclore ou não, isto reflete de modo perfeito a crença da invocação dos santos e isto bate de frente com a advertencia bíblica a respeito da consulta aos mortos. Vejamos: “Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos?” [Isaías 8:19]. E mais: “Não se achará no meio de ti nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.” [Deut. 18:9,-12]. No fundo a prática de invocar o espírito dos santos nada mais é do que uma prática espírita e como tal, é reprovada por Deus.

Outro Espírito Recebe em Lugar do Santo - Como ficou demonstrado biblicamente os espíritos dos santos não sabem de nada do que acontece em nosso mundo, portanto não podem interceder por ninguém. Para quem vai então às honras e os louvores destas festividades afinal? O apostolo Paulo estava ensinando quase a mesma coisa aos cristãos de Corinto quando disse: “Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.” Um pouco antes, ele acabara de dizer que o ídolo nada é ( 8:4 ), ou seja, quando os gentios sacrificavam suas oferendas e suas festividades a tais deuses, eles na verdade estavam sacrificando aos demônios (que eram os únicos a receberem tais oferendas), pois o ídolo nada é. Não estaria acontecendo algo similar nas festas juninas? Quando um devoto oferece sua colheita, suas oferendas e festividades a tais santos que segundo a Bíblia, não pode interceder e saber o que está acontecendo, quem então as recebe? Ou então, quando o pedido é atendido, quem concede estas “graças” às pessoas nas festas juninas? De uma coisa temos certeza: dos santos é que não são!

Comidas e Imagens - Por último temos duas práticas rejeitadas pela Palavra de Deus. As comidas que são oferecidas nas festas juninas por vezes são benzidas e oferecidas ao santo que nada mais é do que um ídolo, pois a ele se fazem orações, carregam sua imagem em procissões, beijam-na, prostram-se diante dela etc. Como exemplo, temos o famoso pãozinho de Santo Antonio! Entretanto, a Bíblia diz: “Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos…não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios.” [Atos 15:29 ; I Co. 10:21]. Quanto às imagens dedicadas aos santos, elas são proibidas pela Bíblia nos seguintes termos: “Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não te encurvarás diante delas, nem as servirás;” [Deut. 5:8,9]. Estes são resumidamente alguns poucos motivos, para todo cristão genuíno não participar de tais festividades.

Conclusão

Pare e pense: como vimos, todas as práticas encontradas nas festas juninas são rejeitadas pela Palavra de Deus. Será que Deus se agradaria de tais festividades, quando sabemos que elas desobedecem explicitamente o que Ele ordenou em sua santa Palavra? Será que estaríamos honrando a Deus com isso? Pense novamente: Se Deus rejeitou as festas de Israel que eram dedicadas somente a Ele [Amós 5:21-23] , mas que haviam sido mescladas com elementos dos cultos pagãos dos países vizinhos, não rejeitaria com mais veemência ainda as ditas festas “cristã” dedicada aos santos?

Fonte: Sétimo Dia

Cartaz: Breguedhito du Disbravadô

Clique na imagem para ampliar

Rua Virgílio Mineiro, 25 - Roosevelt

Contatos: 9162-6961 (Gabriela) / 3217-5554 (Mirian) / 9102-6696 (Cristiano) / 9119-1451 (Maura)

Contamos com a Presença de Todos Vocês!!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Shopping Park inaugura capela

Membros e visitantes presentes na inauguração

No Sábado (06) aconteceu a inauguração da capela onde a partir de agora funcionarão as atividades do grupo do bairro Shopping Park. A capela está construída num terreno, de 7 mil metros quadrados, que pertence à Igreja Adventista de Uberlândia. “Aquilo lá é o fim do mundo”, disseram ao Carlos Flávio, secretário geral do Projeto Crescer, que negociou em forma de permuta um terreno que a igreja tinha ao lado da UAI (Unidade de Atendimento Integrado) no bairro Martins. Nessa troca, a Prefeitura fez a doação de dois lotes, um no bairro Jardim Finotti, onde foi construída a ADRA e outro no bairro Shopping Park.

Em 2006 quando foi realizada a troca dos terrenos poderia parecer o fim do mundo. Mas agora, quase 4 anos depois, o Shopping Park é um bairro com toda infra-estrutura, escola, posto de saúde, próximo de universidades e a promessa de um grande projeto que é a construção de um CATRE (Centro Adventista de Treinamento e Recreação) numa localização privilegiada.

Fases do grupo do Shopping Park
Clique na imagem para ampliar

Quando o casal Roney Rodrigues e Gislene Maria se mudou para o bairro Shopping Park, em 2002, tiveram a idéia de iniciar um Pequeno Grupo em sua casa. Irmãos de outras igrejas iam para apoiar o trabalho naquele lugar. Menos de um ano depois, em 2003, já estavam se reunindo em um salão no lote de um irmão que se havia mudado para o bairro. Passaram-se dois anos, e por motivos de força maior, tiveram que alugar outro salão. Outras pessoas foram chegando para ajudar. Hoje a igreja, com quase 30 membros, está num local próprio. “A inauguração deste templo é a prova de que Deus está do nosso lado e a realização de um sonho”, disse Roney Rodrigues. A capela não está cem por cento terminada, ainda falta muita coisa, mas os irmãos trabalham agora para o término da obra e pela conversão de pessoas para que dentro de pouco tempo os assentos estejam todos ocupados.

Para José Reis, responsável pela construção da igreja, valeu o esforço de todos e que Deus continue abençoando o trabalho no Shopping Park.


Parte do público presente

Momento de louvor

Vista externa

Sala das crianças

Carlos Flávio fala em nome do Projeto Crescer

Pr. Carlos Melo fala sobre a inauguração da capela

Quarteto Gênesis canta na hora do culto (faltou um componente)

Pr. Freitas ora durante o culto

Projeto Vida Saudável tem seu segundo encontro

“... a temperança sozinha é o fundamento de todas as graças que vêm de Deus, o fundamento de todas as vitórias a serem ganhas.” Testemunhos Escolhidos, p. 201.

Hora do almoço

Quase 70 pessoas compareceram na Igreja do Santa Mônica no último Domingo (07) pela manhã para participarem do segundo encontro do Projeto Vida Saudável. O evento começou com uma palestra sobre Proteínas proferida pela Dra. Tânia Alcântara, diretora do Departamento de Saúde e Temperança, e terminou com um almoço totalmente natural preparado pela ADRA.

O “Projeto VIDA SAUDÁVEL” é um esforço conjunto da ADRA, Ministério da Mulher e Departamento de Saúde e Temperança da IASD Santa Mônica iniciado com o objetivo de alcançar algumas metas ambiciosas:
  • Conscientizar, inspirar e mobilizar a comunidade adventista de Uberlândia e, especialmente a do Distrito de Santa Mônica, com relação à importância da mensagem da saúde na nossa experiência cristã;
  • Oferecer capacitação e treinamento teórico (baseado nos ensinos da Bíblia e do Espírito de Profecia combinados com conhecimentos científicos atualizados) e prático (aulas de culinária e Workshops);
  • Estimular e promover a convivência, a união e o amor fraternal entre os membros;
  • Realizar a “EXPO SAÚDE ADVENTISTA” em Uberlândia, através da colaboração conjunta de todas as igrejas adventistas de Uberlândia. Segundo o Espírito de Profecia, a mensagem de saúde funcionará como uma cunha de penetração para a mensagem do terceiro anjo. O propósito é derrubar preconceitos e tornar conhecido o estilo de vida saudável adventista do sétimo (segundo várias pesquisas cientificas o povo adventista, que segue os princípios da reforma de saúde, vive de sete a dez anos a mais que a população em geral e com melhor qualidade de vida), colaborando assim para o bem estar físico e espiritual da população uberlandense.
Equipe da ADRA que preparou o almoço

“De todas as bênçãos ou dons dados por Deus, a saúde é um dos mais preciosos, pois sem saúde não é possível gozar com plenitude todos os demais. Cremos que Deus, nosso Criador, nos deu a vida e tornou cada um de nós administrador de sua própria saúde. Assim como esperamos que um administrador consciencioso cuide, respeite e preserve os bens que lhe são confiados, também Deus anseia que dediquemos todo o cuidado à saúde que recebemos para o nosso próprio bem e daqueles que nos estão próximos e para Sua honra e glória”, disse a Dra. Tânia Alcântara.

Para que tudo isso se torne realidade é necessária a participação e colaboração de todos. A próxima reunião do “Projeto VIDA SAUDÁVEL” acontecerá no dia 23 de agosto. Teremos, nessa ocasião, uma palestra sobre “O açúcar”, uma aula de culinária sobre como fazer sobremesas sem açúcar e, finalizaremos, com a degustação de uma deliciosa sobremesa sem açúcar. Contamos com você!

Show do Nova Voz foi excelente


Uberlândia... [AI] O Grupo Nova Voz se apresentou no último Sábado (06) no Center Convention para um público aproximado de 800 pessoas entre pagantes, patrocinadores, pessoal técnico, familiares do Nova Voz e equipe da Sexta Jovem.

A opinião das pessoas que deram o seu voto no site da Sexta Jovem é de que o evento foi “EXCELENTE”. E foi mesmo. Mais uma vez, a equipe da Sexta Jovem, com sua força de querer trabalhar pela causa de Deus, mostrou que organizados “a coisa anda”. Fazer eventos como esse não é fácil; requer muita habilidade, paciência e suor. Mas isso, eles têm de sobra e pela segunda vez demonstrou isso. A primeira demonstração foi no ano passado com a vinda do Novo Tom a Uberlândia.


Em quase duas horas de programação, o Grupo Nova Voz cantou as músicas do seu 7º álbum “Enquanto Eu Viver”, num clima de muita espiritualidade. “Gostei muito”, diziam as pessoas ao terminar a programação. Depois da oração final, o público pediu e ganhou de bônus mais 3 músicas que não estavam no repertório.

Além da espiritualidade das músicas que foi notável, cabe ressaltar o comportamento das pessoas que também foi nota 1.000. A comunidade adventista também está de parabéns por ter colaborado neste aspecto. [Equipe AI – Cleber Reis]


Nova Voz em Uberlândia

domingo, 7 de junho de 2009

Feliz Cumpleaños Pr. Michael

Nada como o dia do nosso aniversário para darmos uma rápida olhada no passado. Mas nossa olhada no passado só nos conduz à esperança, ao esclarecimento e a respostas, se conseguirmos ver a ação do nosso Senhor em cada circunstância.

Aquilo que somos hoje é fruto do nosso passado, quer ele tenha sido bom ou não. Devemos aprender com o que ficou para trás, mas não permitirmos que o passado nos engesse e nos paralise. Para que isso não ocorra não podemos ficar remoendo as tristezas e as amarguras que fazem parte dele. Devemos retirar o que é bom e proveitoso para o nosso presente e futuro e nos esquecermos do resto.

Mas nem tudo em nosso passado são dores, há muitas vezes lembranças felizes e agradáveis e tempos melhores do que temos vivido no presente. Por isso, vamos relembrar um pouco do passado do Pr. Michael.

Michael Isaac Ruiz Figueroa nasceu no dia 06 de junho de 1979 no Hospital Sótero del Río, na Comuna Puente Alto em Santiago, região metropolitana do Chile. Filho de Pedro Ruiz e Esmérita Figueroa, nasceu num lar cristão.

Depois de descobrir sua vocação, em 1999 resolveu estudar teologia na UNACH (Universidad Adventista de Chile). Veio para o Brasil para fazer estágio na cidade de Três Corações, território da Associação Mineira Sul. Um mês antes de sua formatura, foi convidado para trabalhar no antigo IAEMG, hoje FADMinas, como preceptor.

Casou-se com Juliana Santos em 2003. Tem um filho chamado Emanuel. Está em Uberlândia desde 2008 e o que mais gosta da cidade é o Parque do Sabiá e o seu distrito, Luizote.

A experiência mais emocionante de sua vida como pastor, ainda não chegou que é quando o Espírito Santo nos usar para a pregação final do evangelho de Cristo. Como teólogo, sua experiência mais emocionante até agora foi quando Deus o surpreendeu com a gravidez de sua esposa e o nascimento do seu filho. Segundo ele, já tinha estudado muito acerca do milagre da vida e do sentido da vida, mas depois que passou pela experiência de se tornar pai sua fé foi abalada e confirmada. Agora como teólogo se considera um mero contemplador, um observador da verdade e é fã do Supremo Pai que lhe deu o privilégio de, pela Sua Graça, se tornar pai.

Pr. Michael, essa é uma singela homenagem que sua família, que está no Chile, com o apoio do blog Agenda das Igrejas está fazendo no dia do seu aniversário. “Queremos decirle que lo queremos mucho y lo extrañamos y le pedimos a Dios que lo cuide siempre y lo bendiga en su ministerio junto a su esposa e hijito”.

São os sinceros votos de sua família. Um grande abraço e ¡FELIZ CUMPLEAÑOS!

Michael, com 1 ano de idade, e seus avós

Michael e seus pais Pedro Ruiz e Esmérida Figueroa

Michael, seu pai Pedro e seu irmão Pablo

No clube de desbravadores

Família reunida em 1995

Licenciatura em 1996

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Jornal Correio cita Campanha do Agasalho da IASD

Clique na imagem para ampliar

Igrejas Adventistas e instituições retomam suas atividades no México


Nenhum caso de gripe suína relatado entre membros da Igreja ou estudante

Igrejas e escolas adventistas do sétimo dia no México estão abertas e operando normalmente um mês após um alarmante número de casos de gripe suína no país levar o governo a fechar escolas e desencorajar grandes reuniões, tais como cultos nas igrejas.

"Estamos gratos de que as coisas estão de volta ao norma para nossas igrejas e escolas no México", declarou Israel Leito, presidente da Igreja Adventista para a Região Interamericana.

Leito deu crédito às medidas preventivas tomadas pelos dirigentes denominacionais locais para proteger os estudantes e membros da Igreja de contaminação com o vírus.

As mais de 2.500 igrejas adventistas no México reiniciaram os programas de culto no mês passado e as cerimônias de graduação da Universidade Montemorelos, que pertence à Igreja Adventista, prosseguiram na Igreja da Universidade após o alerta sanitário ter sido suspenso.

Na semana passada, a administração mundial da Igreja anunciou que viagens ao México por funcionários denominacionais não mais estavam restritas.

Foto: An Adventist congregation in South Mexico resumes worship after nearly two weeks of halted services due to a flu outbreak. [photo: courtesy South Mexican Union]

Fonte: Rede Adventista de Notícias (news.adventist.org)

Prova ao entardecer

Líderes adventistas já concordaram com a proposta do MEC. No sábado, dia 3 de outubro, os candidatos sabáticos, que não podem escrever antes do pôr do sol neste dia, poderão ingressar em pelo menos um local por cidade em que será aplicado o Enem e aguardar até o entardecer para iniciar a prova. A garantia aliviou a turma do Colégio Adventista de Porto Alegre (foto), uma das 29 escolas da rede no Estado. Todos deverão informar na hora da inscrição a opção religiosa, avisa a assessora da Igreja, Licene Renck.

Se para os adventistas a questão está resolvida, para judeus ortodoxos não houve acordo. No judaísmo, o sábado é sagrado (shabat), e a prova ainda cairá em um feriado (o Sucot). Conforme Ilse Wofchuk, do Colégio Israelita, a comunidade ortodoxa da Capital é pequena. A Confederação Nacional Israelita pediu a mudança da prova, mas o Inep não vê saída, pois há três feriados judeus em sequência e um adiamento inviabilizaria o Enem.

Fonte: Jornal Zero Hora

Garoto de Escola Adventista escreve ao governandor do Piauí e ganha destaque na mídia

Carta escrita por Renan Leite

Hoje (03), por volta de 13h:30min, o Jornal Luzilândia recebeu de Cuiabá, Mato Grosso, uma correspondência de um jovem de 11 anos de idade, de nome Renan Leite Peres, estudante da Escola Adventista Centro América daquela cidade, cursando a 7ª série.

O jovem Renan Peres, como é mais conhecido na escola, foi sorteado pelo professor de Geografia, Valdir Krause, para pesquisar sobre o Estado do Piauí.

Através da internet, Renan conseguiu acessar o Jornal Luzilândia e, por meio do endereço postal do noticioso, remeteu a cartinha com seu pedido ao governador do Piauí. Dado nosso compromisso social, Renan nos confiou na prestação de mais um serviço público.

Pelo envelope e o papel usado para a correspondência, trata-se de um garoto humilde e merecedor da atenção. Inteligente e esperto esse garoto, hein!

Vejam o que Renan escreveu:

"Presado governador Wellington Dias, meu nome é Renan Peres, da escola adventista Centro América, Cuiabá, MT. Série 7ª Ano. Minha idade é 11 anos.
Aqui em minha escola, meu professor de Geografia, Valdir Krause, fez um sorteio para pesquisar sobre os estados do Brasil, bem, eu fiquei com o Piauí. Então eu como bom leitor, estou necessitando de vossa ajuda, para que meus amigos aprenda mais sobre vosso estado.
Então eu precisava da ajuda de vossa excelência, para as seguintes matérias, para fazer uma exposição de vosso estado aqui em minha escola.
Precisarei de 1 bandeira do vosso estado. Precisarei de 1 brasão do vosso estado. E precisarei de 1 DVD com os pontos turísticos e com as culturas do vosso estado.
Meu endereço: Cuiabá-MT. Rua Haiti, Bairro Jardim das Américas, 193 - APTM: 2501".
Enfim a cartinha do Renan comoveu a todos que fazem o Jornal Luzilândia. Na verdade, Renan escreveu diretamente ao governador do Piauí. Como não tinha como manter contato com sua excelência, usou o Jornal Luzilândia para que seus pedidos chegassem às mãos do governador Wellington Dias.

O Jornal Luzilândia, prestando um serviço de relevante interesse público, encaminha ainda hoje a cartinha de Renan ao Palácio de Karnak e à Secretaria de Comunicação do Estado. Parabéns, Renan!

Fonte: Jornal Luzilândia

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Guarda do Sábado poderá ser preservada no vestibular UFU

Depois que a UFU “fechou as portas” para os adventistas, não permitindo que eles fizessem as provas fora do horário sabático, muitos procuram as instituições particulares para ter uma formação superior.

Quando não é uma das provas da primeira fase que cai no Sábado, é da segunda fase. E no próximo vestibular, que acontecerá ainda este mês, não será diferente. As provas da 1ª fase, serão nos dias 27 e 28 de junho, ou seja, um Sábado e um domingo. Sendo assim, os alunos adventistas poderão ter dificuldades mais uma vez.

Mas é aí que entra as ações do Projeto Crescer. Fundado em 2008 para trabalhar pelo crescimento da igreja em Uberlândia e região e apoiar os membros, foi criada uma Comissão de Liberdade Religiosa justamente para resolver esses tipos de problemas.

A Comissão de Liberdade Religiosa do Projeto Crescer já está conversando com a direção da universidade para encontrar um meio dos vestibulandos adventistas poderem fazer a primeira prova da primeira fase, que será dia 27, após o pôr do sol. Mas para que isso aconteça, todos os alunos adventistas que vão fazer o vestibular na UFU deverão entregar até do dia 13 de junho, para o Pr. Carlos Melo (3231-5326), Carlos Flávio (9111-8833) ou Ataídes Tavares (ataides@sonner.com.br), uma cópia dos documentos pessoais, uma cópia da ficha de inscrição, uma declaração, assinada pelo pastor, atestando que é membro da igreja.

Cartilha oficial do ENEM orientará guardadores do sábado

Brasília, DF... [ASN] O material publicitário do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), que em 2009 está marcado para ser realizado em um dia de sábado (dias 3 e 4 de outubro deste ano), apresentará orientações específicas sobre a guarda do sábado em respeito aos adventistas. A confirmação foi dada nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que coordena o exame.

Segundo o pastor Edson Rosa, líder de Comunicação e Liberdade Religiosa da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul, “todas as informações sobre os guardadores do sábado ou de candidatos nessas condições estarão esclarecidas em cartilhas específicas. Os alunos terão, também, uma sala isolada para aguardar o horário do por do sol no dia 3 de outubro. Os alunos precisam entrar com todos os que irão realizar o exame”, explica o líder.

Apesar de essas adaptações não estarem presentes na publicação do ENEM no Diário Oficial da União, estão garantidas pela direção do INEP após contatos com a Divisão Sul-Americana (DSA). [Equipe ASN - Felipe Lemos]

Uberlândia vai sediar Congresso de Comunicação


No Sábado 13 de junho, será realizado no CEAU (Centro Educacional Adventista de Uberlândia) um Congresso de Comunicação para pessoas ligadas à área de comunicação e lideranças de departamentos de todas as igrejas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O congresso, que começará às 09h, está sendo organizado pela AMC (Associação Mineira Central) sob a coordenação do Pr. Fábio Lúcio, departamental.

A nossa região tem se tornado conhecida nacionalmente por produzir notícias de interesse da igreja. "Não podemos tirar os olhos daqui", disse o Pr. Jael Enéas, líder de comunicação da União Este Brasileira, em reunião informal no mês de abril.

No congresso será feito o lançamento da Guia de Comunicação Unificado "Pontes de Esperança", lançado pela Divisão Sul Americana em 2009.

Igreja do Shopping Park será inaugurada no próximo Sábado

Venha conferir como ficou a igreja depois de quase 1 ano desta foto

Os membros da Igreja do bairro Shopping Park convidam a todos para sua inauguração no próximo Sábado (06) às dez e meia da manhã com a presença do Pr. Ursulino Freitas, Pr. Carlos Melo, representantes do Projeto Crescer e Quarteto Gênesis.

O endereço da igreja é Av. Argemiro Evangelista Ferreira, 1427 (ao lado da Estação da Vida).

segunda-feira, 1 de junho de 2009

ADRA realiza Blitz Contra o Tabaco


No dia mundial de combate ao fumo, 31 de maio, a ADRA Regional do Distrito 3 em Uberlândia organizou uma movimentação numa feira livre no bairro Luizote de Freitas para conscientizar a sociedade dos males que o cigarro pode causar na vida das pessoas. De acordo com Adriano Torres, diretor distrital da ADRA, o evento, denominado BLITZ CONTRA O TABACO, teve por objetivo “instruir e alertar”. Houve aferição de pressão arterial, medição de altura e peso e foi entregue material informativo. À noite, os interessados em deixar de fumar participaram de uma palestra na igreja do bairro.


O evento teve a participação de profissionais do Colégio Profissional, CTAP e da Clínica Mais Viver.


Reportagem da TV Vitoriosa sobre a Blitz Contra o Tabaco

Coral Jovem visita Brasília

Fachada da Igreja Adventista de Paranoá, Brasília

Uberlândia, MG... [AI] O Coral Jovem de Uberlândia, pela primeira vez desde a sua fundação há 12 anos, viajou até Paranoá, cidade satélite de Brasília, para realizar uma programação especial na igreja daquela localidade. Para Rose Merisa, diretora do coral, o objetivo desta e outras viagens é levar a outros a proposta de evangelizar através da música. “Deus nos considera responsáveis pelas oportunidades que nos concede em trabalhar por sua causa, e só através de nossos dedicados esforços, este poderá ser expandido em todas as direções. Agradeço a Deus e a todos irmãos que oraram por nós”.


Paranoá está localizada a 28 km de Brasília e possui cerca de 63 mil habitantes, o que corresponde a 14,74% da população do Distrito Federal. A Igreja Adventista, que está situada num local de bastante movimento, tem pouco mais de 200 membros. Todos os coristas são unânimes em dizer que a receptividade foi muito boa. A igreja se organizou para oferecer café da manhã, almoço e jantar.

O Coral Jovem dirigiu a Escola Sabatina, cantou 2 músicas no Culto Divino e realizou o Culto Jovem. À tarde, após o almoço, tiveram a oportunidade de conhecer um pouquinho da capital do poder: Brasília. Sabendo que os pedestres têm preferência na travessia das faixas de pedestre, alguns jovens testaram e comprovaram que os carros param quando um pedestre inicia sua travessia.

Coral Jovem durante o Culto Divino

“Queremos agradecer ao Coral Jovem de Uberlândia por sua participação conosco aqui no Paranoá, Brasília, em um fim de semana dedicado aos Lares de Esperança. Este coral nos inspirou com suas músicas de boa qualidade, além do que, vimos jovens cantando com o coração, colocando sentimento em cada nota cantada, fazendo assim um grande trabalho em função da conservação dos jovens na igreja, e também no evangelismo. Ver jovens cantando em um coral nos enche de alegria, pois eles trabalhando pelo mestre, ficam mais longe da influência do mal. Parabéns coral. Muito obrigado pela inspiração e bom exemplo de todos”, agradeceu o Pr. Wilson, pastor da igreja de Paranoá. [Equipe AI - Cleber Reis]