sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Globo News exibe debate entre criacionista e evolucionista

Não é de hoje que discussões sobre a origem das espécies permeiam pesquisas e debates acadêmicos e científicos. Para fomentar os debates sobre o tema, Nahor Neves de Souza Jr. e Mário César Cardoso de Pinna, geólogo e zoólogo, respectivamente, participaram ontem, 24, do programa Entre Aspas, da Globo News, canal de TV por assinatura. O programa foi ao ar em comemoração ao ano do bicentenário de nascimento de Charles Darwin, pai do evolucionismo.

O geólogo Nahor Neves, professor do Unasp, argumentou que o evolucionismo está baseado em pressupostos filosóficos, e não apenas em experimentos


Para começar, a jornalista Mônica Waldvogel, mediadora da conversa, quis saber em que aspectos as teorias em questão possuem equívocos. Para Neves, a falha do evolucionismo está em utilizar os conhecimentos adquiridos recentemente para tentar explicar o surgimento da vida. Para ele, “não se pode comprovar o que ocorreu no passado”. Neves acredita que isso ocorre devido ao fato de a maioria dos evolucionistas assumirem como pressuposto o naturalismo filosófico, ou seja, a crença de que tudo pode ser explicado pelo mundo natural.

Para Pinna, a trajetória do conhecimento humano é justamente de reduzir a dependência de explicações sobrenaturais, “empurrar o sobrenatural pra longe”. A evolução seria apenas o ponto mais adiantado desse processo. Pinna reafirmou que não há relações sobrenaturais na origem das espécies, o que faz da evolução um processo totalmente natural e verdadeiro, já que a ciência não se volta às explicações não naturais em suas pesquisas.

Debates no campo da ciência e da religião, porém, geralmente se chocam quando o assunto em questão é o valor histórico e científico, existente ou não, da Bíblia. Pinna crê que não há valor científico algum na Bíblia, como Nahor, mas que é somente uma alegoria, o que leva ao erro de fazer com que “lendas de povos de milhares de anos atrás sejam interpretadas de maneira científica ou literal”.

O zoólogo Mário Pinna, professor do Museu de Zoologia da USP, defendeu a evolução como sendo consequência do aumento de conhecimento do homem

Neves crê, por sua vez, que mesmo que o livro não possua valor científico, “existem evidências inequívocas de que os textos históricos da Bíblia têm sido cada vez mais confirmados pela arqueologia”.

Outro aspecto discutido no programa foi a ideia de Darwin de que a evolução das espécies poderia ser explicada por meio de uma árvore, em que o tronco representa o ser vivo que originou todos os demais (os galhos). Neves questionou essa explicação ao dizer que faltam registros dos animais intermediários, ou seja, aquelas espécies que teriam dado origem às atuais. Por sua vez, Pinna disse que nos últimos 15 anos muitas descobertas foram feitas e não se pode descartar o modelo de Darwin.

Foi a segunda vez que os dois pesquisadores discutiram o tema na TV. Anteriormente, eles estiveram juntos no programa Diálogos Impertinentes, da emissora STV. Nahor Neves é doutor em Geologia pela USP e diretor do Geoscience Research Institute, sigla em inglês para Instituto de Pesquisas em Geociências do Unasp. Mário Pinna é doutor em Zoologia e professor titular do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP).

O debate pode ser assistido na íntegra em três links.

Fonte: ABJ Notícias

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Shopping Park, Morumbi, Jardim Brasilia e Buritis acampam juntos

Fazendo o culto matutino

Às margens da represa de Miranda, a 20 km da cidade, aproximadamente 60 pessoas de 3 distritos de Uberlândia estiveram reunidas, participando do Acamp Verão 2009 entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

O Acamp Verão é uma atividade realizada pelos jovens da igreja adventista todos os anos, na época do carnaval. Na região do Triângulo Mineiro, vários acampamentos aconteceram para todos os gostos: rústicos, 'semi-rústicos" e estruturados.

O acampamento que aconteceu na represa de Miranda foi organizado pelos jovens das igrejas do Shopping Park, Jardim Brasília, Buritis e Morumbi. No Sábado, aconteceu um batismo que marcou o evento. O jovem batizado é da igreja do Jardim Brasília e se chama Timóteo.

Batimo: momento emocionante

No último dia, os acampantes fizeram uma lista das coisas positivas que aconteceram. Entre elas podemos destacar as seguintes:
  • Pessoas prestativas;
  • Animação;
  • Novas amizades;
  • Gincana e
  • Confraternização entre os irmãos.
Louvor: clima de alegria

Para o próximo ano, as mesmas igrejas e outras convidadas realizarão o Acamp Verão 2010. Foi montada uma equipe, com representantes das 4 igrejas que acamparam juntas e essa equipe terá que conseguir um local onde será o próximo acampamento até o mês de agosto quando se formará a outra equipe que organizará o acampamento.

"O acampamento foi ótimo, embora algumas coisas não tenham acontecido como queríamos, isso não foi motivo para desanimar. Saimos desse acampamento com a sensação do dever cumprido", disse Cleber Reis.

As meninas mais animadas do acampamento

Mãos e Tons apresentará um musical no Teatro Rondom Pacheco

Clique na imagem para ampliar

O Ministério Mãos e Tons, que ficou conhecido em todo o Brasil depois de ter apresentado com grandes nomes da música adventista, entre eles o grupo Prisma Brasil, fará no dia dia 20 de Março às 19:30h um musical chamado "Uma História de Amor".

O musical contará a história de Jesus de forma encenada, cantada e falada. Para comemorar os três anos de ministério, o Mãos e Tons convidou toda a equipe da Sexta Jovem que aceitou prontamente o convite.

A apresentação acontecerá na Rua Santos Dumont, 517, onde está situado o Teatro Rondom Pacheco e a entrada é 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para a ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais.



Para o diretor de marketing do Ministério Mãos e Tons, Tiago Marques Nunes, "será uma grande programação para o elevo espiritual, descontração, surpresas, emoção e muito louvor a Deus, único digno de honra, aplausos e glórias" e completa: "convide todos os seus amigos, parentes, vizinhos, não importa a religião!! Esperamos vocês!!"

Assunto relacionado
Conheça o Mãos e Tons

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Entrevista com um guitarrista adventista

Há poucos dias conheci o guitarrista Rubem Cesar em um evento que aconteceu em Uberlândia. Ele é adventista e cursou violão clássico. Há um ano e meio terminou o curso de guitarra e set up na Escola de Música e Tecnologia em São Paulo. Possui vasta experiência como instrumentista em apresentações ao vivo. Atualmente leciona guitarra e violão em aulas particulares e trabalha em seu home estúdio como músico free lance.


Abaixo você pode acompanhar a entrevista que fizemos com ele:

1) Qual o seu nome completo e de onde você é?
Rubem Cesar Elias Chaves, sou de Guaxupé-MG

2) Quando vc se tornou adventista?
Nasci em lar adventista, porém me afastei por um tempo, e agora pela graça de Deus estou voltando para a igreja.

3) Em que época de sua vida começou a se interessar por tocar instrumentos musicais?
Acho que a resposta é desde o útero da minha mãe, risos... desde muito pequeno sou apaixonado por todo tipo de instrumento musical. Como meu pai era saxofonista e tocava violão e minha mãe pianista, ambos tiveram influência muito grande nisso. Segundo minha mãe, por volta dos 4 ou 5 anos eu toquei as notas de uma música que meu pai costumava tocar no violão, de ouvido. Foi o começo da minha vida musical; comecei a fazer aulas com um professor de violão. Mais tarde, com 13 anos, ganhei minha primeira guitarra, aos 16 participava de uma banda do colégio que tocava nas formaturas. Nessa época eu já tocava um pouco de piano e arranhava o baixo e outros instrumentos de corda. Tenho alguns instrumentos em casa que já tentei tocar, mas como exige treino e dedicação aprender um instrumento que ainda não conhecemos, apenas os guardo com muito carinho; que é o caso de um acordeão, que minha mãe usava para acompanhar meu avô na igreja. Além do mais hoje dedico tempo à minha nova paixão; o pro tools, um software de gravação de áudio.

4) Você teve apoio de sua família para entrar no "mundo da música"?
Apesar de músico, meu pai não era profissional, era juiz de direito; e minha mãe achava que eu tinha que “estudar” e não tocar guitarra. Apesar de darem todo apoio para eu continuar estudando música e principalmente tocar e cantar na igreja, quanto a viver profissionalmente de música eram contra.

5) Além de guitarra e violão, você toca outros instrumentos? Quais?
Um pouco de piano e baixo ... e nem me atrevo a dizer que toco outros instrumentos em respeito aos verdadeiros “tocadores”.

6) Em nossas igrejas há uma certa resistência á entrada de alguns instrumentos, entre eles a guitarra. Você já sofreu algum "preconceito" por ser guitarrista?
Já, um milhão duzentos e trinta e oito vezes.

7) Você acha que podemos louvar ao Senhor com uma guitarra?
Sem dúvida nenhuma. A Bíblia diz para louvarmos ao Senhor com tudo que tivermos e não cita nenhum instrumento que não possa ser usado.

8) Estão errados aqueles que não aceitam este instrumento dentro das igrejas?
Não vou dizer que estão errados porque gosto é gosto e não se discute. Mas acho que deveriam rever seus conceitos e preconceitos, especialmente. Se você não gosta de determinado instrumento ou de determinada música, não deve dizer que não é própria para tocar na igreja, porque isso é uma opinião sua e não significa que a Bíblia disse que é imprópria ou que todos concordem; é preciso conhecer para afirmar com convicção. Temos coisas mais importantes para nos preocupar. Muitas vezes nos preocupamos demais com o que não pode e acabamos esquecendo do mais importante, que é simplesmente louvar. Quem vai dizer se estamos certos ou errados, será o próprio Deus. Se estivermos em constante contato com Ele, nosso bom senso irá funcionar perfeitamente e saberemos quando estamos errados.

9) Você faz trabalhos como músico free lance em seu home estúdio, não é isso? E também dá aulas particulares de violão e guitarra, né? Os que quiserem aprender a tocar guitarra ou violão com você o que devem fazer?
Eu faço algumas gravações semi profissionais, por exemplo demos (cds demonstrativos) e outras como free-lance, ou seja, linhas de guitarra e violão para outras pessoas. As aulas de guitarra e violão estão provisoriamente sendo realizadas na casa do pastor Michael e sua esposa Juliana, que gentilmente me cederam um espaço na rua João Esteves Júnior, 72 no Jardim Patrícia-Uberlândia. Os telefones para contato são (34) 3229-1863 ou (35) 8847-4804. Também pode me adicionar no MSN ou mandar um email para rubembom@hotmail.com .

10) Obrigado Rubem pela entrevista e até a próxima.
Eu quem agradeço e parabenizo você pela iniciativa do blog e agradeço também por divulgar meu trabalho. Justificar

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Uberlândia é notícia mais uma vez na Revista Adventista

A Revista Adventista do mês de fevereiro fez uma matéria sobre o encerramento do Mutirão de Natal e destacou mais uma vez o trabalho realizado em Uberlândia pela ADRA e citou este blog, Agenda das Igrejas, como divulgador do projeto na região do Triângulo Mineiro. Veja a imagem abaixo.

Clique na imagem para ampliar

Em Orissa, relações entre cristãos e hindus ainda são tensas

Adventistas que fugiram da violência não retornaram, dizem líderes da Igreja

O resultado de um ataque de extremistas hindus a uma escola adventista
em Jeypore, Orissa, na Índia, em agosto de 2008. [foto: Gordon Christo]


Seis meses após violentos ataques terem deixado dezenas de cristãos mortos em Orissa, na Índia, líderes adventistas do sétimo dia relatam que as condições continuam tensas na região.

Os ataques de agosto de 2008 começaram após grupos hindus direitistas culparam os cristãos pelo assassinato de um clérigo hindu.

Estimativas recentes colocam o número de mortos em 119, com mais de 4.000 casas destruídas e mais de 50.000 pessoas deslocadas de 360 aldeias durante o mês de setembro, informaram funcionários do Conselho Cristão de Toda a Índia.

Extremistas de esquerda depois reivindicaram responsabilidade pela morte do clérigo hindu.

O governo fechou os acampamentos criados como alojamento temporário para os milhares de desalojados de Orissa, disseram dirigentes adventistas locais.

Quase 800 casas de membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia foram destruídas, informaram obreiros da comunidade. Paka Jesuratnam, presidente da Igreja no sul de Orissa, disse que os membros da Igreja temem regressar às suas aldeias após ouvirem relatos de mais ataques e rumores sobre mortes. Jesuratnam afirmou não ter informações quanto ao número de mortes recentes.

Autoridades policiais não revelam disposição ou não conseguem oferecer segurança às diferentes aldeias, disse John Dayal, secretário-geral do Conselho Cristão de Toda a Índia. Ele acrescentou que Kandhamal é uma área bastante arborizada e difícil de manter sob controle.

O pessoal das Forças da Central de Reservistas da Polícia (CRPF), chamado de Nova Delhi para restabelecer a ordem e manter a segurança na região, ainda patrulha a zona, disse Dayal. Ele estima que 6.000 elementos do CRPF estão atualmente estacionados em Orissa, mas também disse que as pessoas ainda se sentem ameaçadas.

"O Natal foi pacífico só porque ocorreu sob as armas do CRPF", disse Dayal.

Dayal disse que extremistas hindus também têm forçado os cristãos a abandonarem a sua fé, estimando que o número de conversões forçadas atinge entre 100 a 200.

Antes dos atentados, entre 6.000 e 7.000 adventistas do sétimo dia viviam no distrito de Kandhamal, na província de Orissa,região oriental da Índia, constituindo dois a três por cento da população cristã, Jesuratnam disse.

Jesuratnam acredita que todos os adventistas migraram para outras cidades em Orissa e outras partes da Índia em busca de segurança, incluindo os que não perderam suas casas.

Fonte: Rede Adventista de Notícias - Portugal

Assuntos relacionados
Índia: Já são 12 pastores feridos e 50 membros mortos
Adventistas sofrem violência na Índia


terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Acessos ao blog Agenda das Igrejas cresce a cada dia

Clique na imagem para ampliar

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Crescer é a nossa meta para 2009

O Projeto Crescer, que está de recesso desde o mês de dezembro, está voltando com suas atividades no próximo mês. A primeira reunião de líderes de 2009 acontecerá no dia 01 de março (domingo) na sede da Adra no bairro Jardim Finotti.

Veja o que o Dr. Carlos Flávio, coordenador de avaliação e fomento, disse sobre os planos para 2009:

O projeto Crescer tem o compromisso de trabalhar em 2009 ainda com mais fé, garra e comprometimento. Sem dúvida caminhamos e fizemos algo...estamos organizados e mais maduros para assumirmos novos desafios e compromissos que proporcionem um crescimento planejado e fundamentado da mensagem cristã evangélica adventista nesta região.

Com mais vontade e com muitos sonhos, nossa expecativa é que a igreja e os irmãos continuem apoiando de todas as formas possíveis as ações idealizadas pelo projeto, pois juntos seremos capazes de concretizar nossos maiores e melhores sonhos de crescimento da obra evangélica adventista em Uberlândia e toda a região do Triângulo Mineiro.

Deus esteja conosco nessa nova e desafiadora empreitada...

A Força está na União



Clique aqui para fazer o download deste vídeo.

Fonte: Ellen Ramos Insite

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Fórum de Música superou expectativa dos organizadores

Parte do público presente

O 1° Fórum de Música Adoração e Louvor, que aconteceu ontem (14) na igreja do bairro Luizote, superou as expectativas dos organizadores. Um público de quase 200 pessoas de todos os bairros de Uberlândia compareceu e participou das palestras e oficinas oferecidas.

Todos os temas debatidos versavam sobre a música cristã em geral, e cada palestrante falou dentro da sua área de atuação. Cada bloco teve duração de 30 minutos. Na 2ª parte do programa, os participantes foram divididos em 3 grupos para fazer oficinas práticas.

Para a Profª. Juliana Santos, uma das organizadoras do fórum, "foi um momento muito agrádavel e enriquecedor. Todos os que estiveram aqui, aproveitaram as mensagens que foram expostas"

Profª. Juliana Santos falando sobre Adoração e Louvor

CONHECENDO OS PALESTRANTES

Profª. Juliana Santos - natural de Guaxupé, sul de Minas. Cursou Pedagogia em Educação Musical e Licenciatura em Educação na Universidade Adventista do Chile de 1998 a 2003. Lecionou disciplinas musicais desde o pré-escolar até o ensino superior no Chile e no Brasil. Passou por orquestras e corais atuando como instrumentista, cantora e regente. Atua também na área de composição e arranjos musicais. Segundo palavras dela, "vive a alegria de estar casada com o Pr. Michael Ruiz e ser mãe de Emanuel Ruiz".

Rubem César - natural de Guaxupé, sul de Minas. Cursou violão clássico e há um ano e meio terminou o curso de guitarra e set up na Escola de Música e Tecnologia em São Paulo. Possui vasta experiência como instrumentista em apresentações ao vivo. Atualmente leciona guitarra e violão em aulas particulares na cidade de Uberlândia, além de trabalhar em seu home estúdio como músico free lance.
Pablo Ruiz - natural de Santiago do Chile. Cursou pedagogia em educação musical com menção em atividades extra-curriculares e licenciatura em educação an Universidade Adventista do Chile. Atualmente está cursando seu mestrado em educação e trabalha como professor de música no Colégio Adventista de La Cisterna em Santiago.

Daniel Curiqueo - natural de Diadema, São Paulo. Aos 2 anos de idade foi morar no Chile, onde reside até hoje. Cursou pedagogia em educação musical na Universidade Adventista do Chile. Estudou canto no Teatro Municipal de Santiago e atualmente trabalha como professor de música no Colégio Humboldt em Santiago.

ASSUNTOS RELACIONADOS
Palestrantes do Fórum Adoração e Louvor falam sobre a música
Fórum de música no Luizote terá palestrantes estrangeiros

Chuck Norris e Cleber Reis na mesma foto?

Clique na imagem para ampliar

Na foto acima, você vê o ator norte-americano e lutador de artes marciais Carlos Ray Norris Jr., ou simplesmente, Chuck Norris. Ao seu lado (aquele de blusa azul, kaka) o editor deste blog, Cleber Reis.

Mas será que isso é real? Não. Isso não passa de uma montagem que eu pedi ao meu amigo Leonardo Buccioli que fizesse. O Leonardo, que frequenta a igreja do bairro Santa Mônica em Uberlândia, tem uma habilidade muito grande com o Photoshop e eu agradeço a ele por este momento de fama. Se você quiser conferir algumas brincadeiras deste tipo, clique aqui e entre no blog dele.

Adventistas sofrem com roubo no Orkut

Destruir Ministérios. É tudo o que nosso Inimigo quer. Quando aliamos isso a falta de cuidado e ingenuidade de muitos cristãos, o resultado geralmente é prejuízo acima de prejuízo. Recentemente 2 comunidades adventistas foram roubadas. Sua simples presença evangelizava milhares de pessoas.

Comunidade: O SÁBADO É O DIA DO SENHOR.


Comunidade: QUERO VER JESUS VOLTAR


Ambas as comunidades foram criadas em 2004 e eram líderes de seus respectivos temas. A Quero Ver Jesus Voltar já teve seu tema alterado para uma comunidade ateística e já perdeu mais de 3 mil membros. A Comunidade O Sábado é o Dia do Senhor, ao que indica, também está com seus dias contados. Infelismente, foi um pequeno grande prejuízo para o povo remanescente.

Pedimos aos adventistas que possuem comunidades no orkut que criem o chamado PERFIL DE SEGURANÇA, colocando este perfil como co-proprietário de suas comunidades. Lembrem que o trabalho que fazem é para o SENHOR, e a Ele vcs darão contas no final dos tempos.

A cerca de 1 ano, outra importante comunidade foi roubada, estando nas mãos de perfis falsos e provavelmente não adventistas. Me refiro a comunidade ELLEN WHITE:



Lembrando que 2 grandes comunidades adventistas também foram roubadas e deletadas:



Fonte: Adventismo em Foco

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

[Fala Sério Pastor] Auto-estima

Parlamento Europeu Quer Consagrar o Domingo

Cinco membros do Parlamento Europeu lançaram uma declaração para a protecção do Domingo.

O Secretariado da COMECE - Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia, as Igrejas alemãs protestantes e a Igreja de Inglaterra saudou a iniciativa de vários membros do Parlamento Europeu, que solicitam o pronunciamento dos restantes membros sobre a Declaração escrita acerca da “protecção do Domingo livre como pilar essencial do Modelo Social Europeu e como parte da herança cultural da Europa”.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os bispos da UE indicam que tal declaração “pode constituir um importante compromisso para a «Europa social». Seria agora importante encontrar a maioria necessária para esta resolução para além partidos subscritores”.

A Declaração para a protecção do Domingo foi lançada pelos parlamentares europeus Anna Záborská, Martin Kastler, Jean Louis Cottigny, Patrizia Toia, Konrad Szymański, de diferentes partidos políticos, a 2 de Fevereiro.

Os bispos da UE afirma que “a crise económica e financeira tornou-nos mais conscientes de que nem todos os aspectos da vida podem ser sujeitos a forças de mercado” e indicam que “homem e mulher, que trabalham ao Domingo, estão a ser colocados em desvantagem nas suas relações sociais: na família, no desenvolvimento e até a saúde estão comprovadamente afectadas”.

A COMECE sublinha ainda que o Domingo livre “faz parte da herança cultural da Europa e advém de uma longa tradição”.

“O Domingo livre de trabalho é um factor decisivo no equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar. É de fundamental importância para as relações familiares, mas também para a vida social e cultural, salvaguardar uma das poucas ocasiões em que pais e crianças se podem encontrar”.

Segundo a lei da UE, o Domingo é um dia de descanso semanal para crianças e adolescentes. Por isto, segundo os bispos, “o respeito pelo Domingo tem o potencial de se tornar no pilar do modelo social europeu”.

O episcopado da UE alerta para o facto de a protecção do Domingo “estar a ser esquecida em alguns Estados membros, com o objectivo de aumentar a produção e o consumo. Os trabalhadores experimentaram a fragmentação das suas vidas privadas, enquanto que as pequenas e médias empresas, que não permitem horário ininterruptos, perderam terreno no mercado”.

A declaração, agora introduzida no Parlamento Europeu, apela aos Estados membros e às instituições da UE que “protejam o Domingo, como um dia de descanso, nas legislações nacionais e internacional, para reforçar a protecção dos trabalhadores em áreas como a saúde e a conciliação entre a vida profissional e familiar”.

Para que seja adoptada, é necessário que a Declaração seja assinada pela maioria dos membros do Parlamento Europeu, ou seja, 394 membros, antes de 7 de Maio de 2009.

O artigo 116, que se refere às regras de procedimento do Parlamento Europeu, estipula que uma Declaração Escrita seja um texto com no máximo 200 palavras e seja apresentada por no máximo cinco membros parlamentares, submetida a todos os membros durante um período de três meses.

Se a Declaração recolher a maioria das assinaturas, torna-se um acto oficial do Parlamento Europeu, sendo transmitida aos destinatários citados.

O texto original da proposta pode ser consultado Aqui

Fonte: Ecclesia

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Palestrantes do Fórum Adoração e Louvor falam sobre a música

Os palestrantes do I Fórum de Música Adoração e Louvor, que acontecerá no próximo fim de semana no Luizote, dão depoimentos sobre a música:

--------------------------------------------------------

Hoy en día la música es un gran medio para llevar a mucha gente a los pies de Cristo. Por medio de ella el Espíritu Santo puede trabajar con gran poder y transformar muchos corazones, pero también sabemos que existe un ser que nos quiere engañar y aún así en la propia música que nosotros escuchamos, debemos estar atentos a lo que oímos, ya que puede ser un medio de bendición o también de destrucción y nos puede apartar de nuestro bondadoso Dios. Nuestra hermana Elena de White nos dejó muchos consejos sobre la música como podríamos adorar de una mejor forma a nuestro Señor y sería importante saber de estos consejos para que podamos trabajar en la música de la manera que Cristo quiere que lo hagamos y podamos pronto terminar la predicación del evangelio en este mundo.
Daniel Curiqueo

--------------------------------------------------------

En nuestra cultura sudamericana de las Iglesias Adventistas del Séptimo día contamos con la bendición de tener un buen número de compositores e intérpretes que sin duda han sido inspirados por Dios en sus creaciones, aun así corremos grandes riesgos, tenemos un enemigo astuto que conoce muy bien el tema de la música, sobre todo cuando esta es dirigida a incentivar la motivación de las personas hacia una comunión con nuestro Gran Dios y Creador (quien también creó la música y nos dio capacidades para oírla, apreciarla, ejecutarla y crearla). Nuestra alabanza debiera contar con la “armonía” que Dios espera, no sólo como un elemento netamente musical.
Pablo Andrés Ruiz

--------------------------------------------------------

A história da música nos leva de volta ao passado e nos ajuda a conhecer um pouco mais dos nossos antepassados. Nos ajuda a saber como viviam nossos pais numa época onde não existiam recursos; proporciona prazer, alegria, tristeza, tensão e diferentes tipos de sensações, dependendo da maneira que é empregada. O homem tem um estreito laço com a música; as métricas, estilos, escalas, ritmos e harmonias são baseados nada mais nada menos do que no cotidiano do ser humano. Além disso, também podemos ter uma noção de como será o nosso amanhã através dela; e mais importante, é o meio mais antigo que o homem conhece para louvar a Deus. Esse fórum proporcionará a todos que participarem momentos agradáveis e sem dúvida nenhuma só tem a acrescentar no crescimento mental e espiritual, fornecendo informações substanciais para que continuemos a levar a mensagem do Senhor até Ele voltar .
Rubem César

--------------------------------------------------------

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Reportagem sobre alteração na Lei do Sábado



Leia também: Governador de SC sanciona alteração na Lei do Sábado

Fórum de Música no Luizote terá palestrantes estrangeiros


Acontecerá no próximo Sábado (14) na igreja do bairro Luizote de Freitas o I Fórum de Música que terá como tema central Adoração e Louvor. "É a primeira vez que vamos realizar esse tipo de evento aqui", disse Juliana Santos, uma das organizadoras do evento.

Pela manhã, ás 10h no Culto Divino, o pregador, Pr. Michael, falará sobre Adoração. Á tarde, a partir das 14h30 será a vez dos palestrantes chilenos Pablo Ruiz (mestrando em educação, licenciado em educação e pedagogo musical) e Daniel Curiqueo (pedagogo musical e especialista em canto) e também dos brasileiros Rubem César (especialista em guitarra) e Juliana Santos (professora de música).

O tema de cada palestra da tarde é:
Linguagem musical - Pablo
A influência da música no cristão - Daniel
História geral da música - Rubem
Adoração e Louvor - Juliana

Após as palestras, serão realizadas oficinas e cada participante poderá optar em qual delas deseja participar. O tema de cada oficina é:
Teoria à leitura e interpretação musical - Pablo
Cuidados da voz e impostação - Daniel
Guitarra - Rubem
Como os palestrantes chilenos não falam português, serão traduzidos por Juliana Santos e em uma das oficinas um deles será traduzido por Cleber Reis.

Data da Convenção do Ministério Jovem foi alterada para março

Oficialmente no calendário da AMC, a data da convenção regional para desbravadores, aventureiros, e Jovens seria no próximo fim de semana, dias 14 e 15/02. Porém, em reunião com as equipes de coordenação de desbravadores (regional Cláudio Meirelles) e coordenação JA (regional Adriana Martins), vimos que este fim de semana acontecerá um concurso público na prefeitura de Uberlândia. Sabemos que várias pessoas da igreja estarão fazendo provas no domingo e isso poderia desfalcar a convenção.

Então, sugerimos ao Pr. Eduardo, a mudança da data para Março, e ele prontamente nos atendeu, sugerindo a data para o dia 14 e 15 de março, no CEAU. Então, acreditamos que agora há tempo suficiente para que todos possam se organizar e planejar de estarem presentes conosco.

Detalhe: a convenção acontecerá no sábado e domingo, no CEAU, e para participar é preciso fazer inscrição prévia até o dia 11/03 no valor de R$ 12,00 para cobrir as despesas somente do material. As inscrições para desbravadores e aventureiros estarão sendo feitas com a Priscila pelo email pri_merisa@yahoo.com.br, e a de jovens com Adriana pelo email admartins@yahoo.com.br. Por favor, confirmem presença o mais rápido possível.

Pedimos a todos que possam encaminhar este email para quem possa interessar.

Atenciosamente,

Coordenação do Ministério Jovem
Uberlândia/MG

Primeiro batismo do ano em Uberlândia aconteceu no último Sábado


Aconteceu no último Sábado (07) na igreja do bairro Shopping Park o primeiro batismo do ano de 2009 na cidade de Uberlândia. Os jovens batizados se chamam Almir e Rosilene, são casados e têm um filho de 2 anos chamado Andriê.

Você já leu a Bíblia de capa a capa?

No mês de janeiro de 2009 realizamos uma enquete neste blog com a seguinte pergunta: "Você já leu a Bíblia de capa a capa?". Durante o período que a pesquisa ficou no ar, 27 internautas responderam a pergunta e o resultado você vê abaixo:

Horário de verão termina neste domingo


Relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil

O horário de verão termina à 0h deste domingo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os relógios devem ser atrasados em uma hora.

A medida, criada para economizar energia, estava em vigor desde 19 de outubro de 2008. A previsão é de uma redução de 4% a 5% da demanda no horário de pico. Em 2007, a economia foi de R$ 10 milhões, bastante inferior ao ano anterior, em que foram poupados R$ 50 milhões.

Esta é a 38ª vez que o horário de verão é implantado no País. Porém, apenas no ano passado passou a ter data fixa: começará sempre no terceiro domingo de outubro e ficará em vigor até o terceiro domingo de fevereiro. Caso a data coincida com o Carnaval, o horário de verão será prolongado por mais uma semana.

Fonte: IG

Communion se apresenta na Angola

Entre os dias 22 e 27 de janeiro, o quarteto viajou para Angola, onde se apresentaram duas vezes. Clique aqui e veja as fotos.

Convite do Pr. Bullón


Gostaria de te convidar para o lançamento do meu site oficial na internet. Para isso será realizado um culto transmitido ao vivo pelo site no dia 14 de fevereiro de 2009, a partir das 18h (horário de Brasília).

Acesse o meu site oficial (www.MinisterioBullon.com) e me acompanhe nessa jornada. O site é mais um instrumento de divulgação da mensagem de Jesus Cristo como nosso único Salvador e um canal de contato entre você e eu. O Site também traz um grupo de oração intercessória denominado “Guerreiros da Oração”. Áudios e vídeos de minhas pregações também estão disponíveis. Você pode se cadastrar e receber meditações regularmente em seu e-mail.

Você também pode ter acesso ao meu blog (www.MinisterioBullon.blogspot.com). Artigos sobre pregação, jovens, família, saúde, criacionismo e muitos outros temas estão disponíveis. Todos esses serviços são gratuitos e já foram acessados por 15 mil pessoas desde que o site entrou no ar,no dia 01 de janeiro de 2009. Me ajude a espalhar esta notícia e utilizar a internet a favor da divulgação da mensagem. Aguardo sua participação!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Conheça a família Reis Lima

Bom pessoal, é engraçado o quanto as pessoas ainda me confundem com meu irmão (acho que não sou tããããooooo parecido assim) e a quantidade de pessoas que se espantam ao saber que sou filho de José Reis. Aproveitando que no último sábado (07) estava toda a família reunida, resolví tirar essa foto e apresentar minha família a vocês.

Da esquerda para a direita: meu irmão Naor, eu, meu pai José Reis, minha mãe Euclídia, minha irmã Gislene e minha irmã mais nova Noemi.

Abaixo você o vídeo que o meu irmão participou quando ainda estudava no IAP (Instituto Adventista Paranaense). Confira!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

TNT lança filme sobre o Dr. Ben Carson

O filme conta a história do menino pobre que se tornou neurocirurgião de fama mundial. Ben Carson era um menino pobre de Detroit, desmotivado, que tirava notas baixas na escola. Entretanto, aos 33 anos, ele se tornou o diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, EUA. A história desse médico adventista é realmente inspiradora, e nessa versão para TV (pena que é exclusiva para exibição no canal TNT) quem faz o papel dele é o premiado ator Cuba Gooding Jr. O título do filme é Gifted Hands: The Ben Carson Story. Carson também é autor de best-sellers como Ben Carson (sua biografia) e Sonhe Alto, e recebeu a Presidential Medal of Freedom. O filme foi ao ar ontem e espero que algum dia chegue às locadoras.

Fonte: Criacionista

sábado, 7 de fevereiro de 2009

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Acamp Verão 2009 - Shopping Park: Veja o cartaz

Clique na imagem para ampliar

“Só vê novela quem não tem nada melhor para fazer”

Eu sei que receberei criticas por falar de novelas, mas como blogueiro corajoso que eu sou, vou escrever mesmo assim!!! Eu sempre fiquei pensando que leva um ser humano a assistir novelas, programas de auditório e coisas do gênero… Será que o mundo de “fantasia” da TV funciona como anestésico para as mentes das pessoas? Será que as pessoas vendo os famosos se divertindo e ganhando dinheiro supre o vazio das almas de quem é frustado com sua própria vida? Ou é apenas mera diversão como qualquer outra?

Se é isso, eu chego a conclusão que assistir novela e outros programas de TV é uma droga! Mas uma droga de verdade mesmo, dessas que viciam e precisam de tratamento. Quantas horas você gasta na frente da TV? Quanto tempo você gasta aprendendo algo novo, como por exemplo lendo um livro, ou aprendendo a tocar um instrumento? Isso sem fazer os apelos “sentimentais” do tempo que deveríamos nos dedicar à nossa família… Mas isso não vem ao caso agora!

Em uma entrevista pra lá de polêmica, o ator “global” Lima Duarte soltou uma frase matadora: Clique aqui e leia o restante do texto »

Fonte: Rodrigo Dorval

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Recurso do pedreiro condenado por estuprar menina na igreja deve ser julgado na próxima terça-feira

Pela quarta vez a decisão sobre o recurso que tenta anular o julgamento de Oscar do Rosário pela morte da menina Gabrielli Cristina Eichholz, em março de 2007, foi adiado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Depois de três adiamentos, o voto da desembargadora Salete Silva Sommariva, do TJ catarinense, deveria ser proferido ontem (3), mas foi novamente postergado e o julgamento ficou para 10 de fevereiro. Os advogados de Oscar entraram com recurso no TJ para anular o julgamento ocorrido em agosto, quando o pedreiro foi condenado a 20 anos de prisão.

Dos três votos da 2ª Câmara Criminal, dois já foram dados pelos desembargadores Tulio Pinheiro e Irineu João da Silva, negando o pedido dos advogados de Oscar. Falta agora apenas o voto da desembargadora Sommariva.

A decisão da magistrada não mudará o placar desfavorável ao réu, mas poderá permitir um novo recurso (embargos infringentes) no TJ de Santa Catarina. Em caso de decisão unânime dos desembargadores, Rosário só poderá recorrer aos tribunais superiores em Brasília.


Para entender o caso

* Durou quase 24 horas o júri de Rosário, em Joinville, em agosto do ano passado. O réu, acusado de matar e violentar a menina Gabrielli em março de 2007, foi condenado à pena de 20 anos de prisão, em regime fechado e não poderá recorrer em liberdade. O homem foi condenado a 13 anos e 8 meses por homicídio duplamente qualificado e 6 anos e 4 meses por atentado violento ao pudor.
* Ele cumpre a pena em Joinville. No momento da leitura da sentença, Oscar chorou.

* Violentada, a criança foi encontrada morta (por afogamento) na pia batismal da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

* Das 9h30 às 18h30, oito testemunhas - quatro da acusação e quatro da defesa - prestaram depoimento. O advogado da defesa, Norberto da Silva Gomes, e os promotores chegaram a irritar algumas testemunhas e precisaram ser advertidos pelo juiz Renato Roberge.

* O advogado Gomes insistiu muitas vezes em arrancar risos dos público. Em determinados momentos, o juiz precisou elevar o tom de voz para controlar os excessos. Pela manhã, o magistrado teve de pedir ao advogado e ao promotor Giovani Tramontin que não elevassem a voz e que se respeitassem.

* O réu assistia a tudo com atenção. Ele chegou ao Foro de Joinville escoltado por PMs e agentes prisionais. Estava de algemas e uma corrente com sinalizador eletrônico nas pernas. Vestia um colete à prova de bala sobre uma camiseta de manga longa branca.

* Mas o réu não entrou na sala do júri algemado ou com o alarme. Levado para o palco, Oscar tirou o colete. Normalmente os réus sentam atrás dos advogados de defesa. Mas em negociação com os defensores e ministério público ficou decidido que ele sentaria ao lado dos advogados. Depois de 15 minutos de júri, Oscar disse que passava mal e pediu para se alimentar. Voltou dez minutos depois, recuperado.

Fonte: Espaço Vital

Família está há três meses sem saber de canoense desaparecido na Bolívia

Parentes reclamam que a Polícia de Oruro não está investigando o sumiço do rapaz.

Canoas - Há mais de três meses sem notícias, a família do estudante canoense Rodrigo Oleinski, desaparecido no Monte Sajama, ainda aguarda auxílio da Bolívia para encontrá-lo. A família reclama que a Polícia de Oruro não está investigando o sumiço do rapaz. Para intensificar as buscas, o irmão do estudante, Rubens, retornará ao país, esperando que o tempo colabore com a equipe de oito alpinistas de La Paz contratada pela Embaixada do Brasil para procurá-lo no topo do monte. “Tem muito gelo ainda lá. Mas a expectativa é de que pare de chover lá pelo dia 20”, contou a mãe, Cecília Oleinski.

A previsão é de que Rubens siga para a Bolívia, no dia 18, já com estratégias para as buscas. Ele retornou do país no meio do mês de dezembro por falta de recursos. “Depois de descartar o Sajama, vamos nos concentrar em outros locais. Por exemplo, tem uma igrejinha que ele cuidava”, diz. Um carro com capacidade de percorrer o local que ainda mantém o gelo também será disponibilizado pela Embaixada para buscas.

Cecília contou que o consulado do Brasil na Bolívia pediu um orçamento para as despesas que a Polícia de Oruro teria para continuar as buscas. O consulado informou a ela que o motivo era falta de verba para a procura. O orçamento não foi enviado e, por enquanto, as buscas estão suspensas. “Até mesmo o automóvel de quatro eixos que eles pediram será disponibilizado”, entatizou a mãe.

No dia 22 completará um ano que Cecília e Rodrigo não se encontram - data em que ele foi para Universidade Adventista da Bolívia para estudar. A esperança é grande na família, que não desiste de procurar pelo estudante. “Todos que sonham com o Rodrigo, os amigos dele me dizem que está vivo”, diz. O sentimento de não saber onde está emociona a mãe. “É desesperador não saber se está vivo ou morto. Se está com fome ou frio”, lamenta.

Segundo informações do Ministério de Relações Exteriores, a equipe contratada aguarda que o tempo melhore para continuar a missão. O Ministério não soube informar quanto tempo as buscas vão durar. A reportagem não conseguiu contato com o Consulado do Brasil na Bolívia.

Fonte: Diário de Canoas

Unasp traz a Danbury projeto de educação alimentar

Os alunos da Universidade Adventista de São Paulo, Maurício e Antônio, buscam orientar os brasileiros quanto à importância de uma alimentação saudável.

As longas horas trabalhadas e a falta de uma prevenção na área de saúde fazem com que muitos imigrantes brasileiros voltem para casa doentes. Pensando nisso, a Universidade Adventista de São Paulo (UNASP) trouxe dois estudantes para Danbury, Connecticut, integrantes do projeto Serviço Educacional Lar e Saúde, com importantes dicas para prevenir doenças através de uma alimentação saudável.

Segundo o estudante de Teologia Antônio Correa, o projeto é desenvolvido há mais de 30 anos, e tem por objetivo levar estudantes de qualquer curso da UNASP para outros países. Nos EUA, o projeto é realizado em conjunto com universidades americanas e coordenado pelo Programa Nacional de Saúde local.

Junto com Antônio está Maurício Guimarães Lima, aluno de Publicidade e Propaganda. Com foco na comunidade brasileira de Danbury, os dois jovens tem percorrido comércios e residências para falar da importância de uma boa alimentação, no tocante à prevenção de doenças cardíacas e câncer, por exemplo. De acordo com levantamento da UNASP, é muito grande a quantidade de brasileiros que retornam ao Brasil hipertensos ou com algum tipo de câncer.

Criada no final da década de 90, a UNASP tem por missão a educação através de valores cristãos. A instituição incentiva o aprendizado dos alunos num ambiente de pura natureza, acompanhado de uma alimentação saudável. Os 3 campi da universidade estão nas cidades de Engenheiro Coelho, Hortolândia e São Paulo (capital). No exterior, a instituição trabalha em parceria com a Universidad Adventista del Plata (Argentina), Andrews University (Michigan), La Sierra University (Califórnia) e Atlantic Union College (Massachusetts).

Trabalho em equipe por uma vida saudável
Em duas ocasiões distintas, Antônio pôde constatar que não existe muita preocupação com a saúde, por parte dos brasileiros. Durante uma palestra no Primeiro Encontro da Igreja Católica em Framingham, Massachusetts, os cerca de 200 homens brasileiros da platéia demonstraram despreocupação quanto à realização do exame de prevenção do câncer de próstata. “Encontrei uma brasileira que está há 13 anos no país e nunca fez o preventivo de câncer”, disse Antônio, referindo-se à segunda situação.

De porta em porta, Antônio e Maurício pregam o segredo de uma boa saúde, que é simplesmente o equilíbrio da boa alimentação. Como exemplo, o livro Saúde com Sabor, da nutricionista Eunice Leme Vidal, fala de alimentos importantes como morango, pera, verduras e legumes crus e carnes magras para evitar o estresse. Ficar longe dos fast-foods, leia-se McDonald’s e Burger King, também ajuda a evitar o estresse.
Para uma brasileira visitada por Antônio e que tem pedras nos rins, a dica é evitar os produtos industrializados e fazer a dieta da melancia. Ingerida pela manhã, à tarde e à noite, a fruta ajuda a expelir as pedras.

O projeto foi desenvolvido graças à colaboração do médico Jorge Pamplona, da nutricionista Eunice Vidal, da fitoterapeuta Elisa Biazze e da psicóloga Nancy van Pelt. Os 4 profissionais capacitam os estudantes para levar o projeto ao redor do mundo. Além da obra Saúde com Sabor, livros como O Poder Medicinal dos Alimentos, O Maravilhoso Poder das Plantas e Filhos Vencedores são parte do projeto.

A venda destes livros garante a manutenção de bolsas de estudos dos alunos da UNASP, mas Maurício e Antônio deixaram bem claro que o objetivo das visitas aos brasileiros não é a venda das obras, e sim a prevenção através da alimentação saudável. O projeto estará em Danbury até abril próximo. Quem quiser mais informações ou mesmo agendar uma visita deve contatar Antônio (203) 549-5187, e-mail junior.itarare@gmail.com ou Maurício (860) 816-8071. Para conhecer melhor a UNASP acesse www.unasp.edu.br.

Fonte: Comunidade News

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Bomba explode enfrente de Colégio Adventista na Colômbia

Bogotá, 3 fev (EFE).- Pelo menos dois soldados e uma adolescente ficaram feridos hoje na explosão de uma motocicleta-bomba que desconhecidos deixaram em um colégio da localidade colombiana de Tame, perto da fronteira com a Venezuela, informaram fontes oficiais.

A explosão foi registrada às 9h30 (12h30 de Brasília), quando passava uma patrulha militar por um colégio adventista situado no centro de Tame, destacou o comandante da Polícia de Arauca, Luis Alberto Ortiz, à emissora "RCN".

Os dois militares feridos têm queimaduras em 45% dos corpos e foram transferidos ao hospital San Antonio, enquanto a jovem, de 17 anos, com ferimentos leves, também foi levada ao centro médico.

O oficial destacou que a motocicleta foi abandonada com uma bolsa com explosivos.

Fonte: Yahoo Notícias


Nota do editor

De acordo com a notícia divulgada na Rádio Caracol, da Colômbia, a moto-bomba estava ao lado do Colégio Adventista La Libertad onde 250 crianças estavam estudando no momento, mas graças a Deus não houve feridos entre os alunos. A jovem de 17 anos citada no texto acima estava tomando um refrigerante perto do local.

Adventista orienta voluntários que tentam apagar fogo em depósito

Um incêndio na tarde de segunda-feira (2), na Rua Emb. Hipólito de Araújo assustou os moradores do Prado Velho. O fogo começou em um depósito de reciclagem e por pouco não atingiu os terrenos vizinhos.

Enquanto o Corpo de Bombeiros não chegava, moradores e trabalhadores dos terrenos adjacentes tentavam conter o fogo. Rosângela Dobrzanski, responsável pela Igreja Adventista do 7o Dia, orientava os voluntários que tentavam apagar o fogo com baldes e magueiras. “Nós estamos vendo o fogo chegar e não podemos fazer nada, essa demora é muito desesperadora”, afirmou ela.

De acordo com os Bombeiros, o chamado foi feito para o endereço errado, o que teria causado a demora.

Fonte: Jornale

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Nova igreja do Shopping Park começa a funcionar em abril

Vista da construção

A igreja do Shopping Park, que está sendo construída no terreno que as igrejas de Uberlândia têm naquele bairro, já está com as paredes levantadas e até abril deste ano abrirá as portas para receber os membros que atualmente congregam num salão alugado a 500 metros do local.

Dos R$ 14.000,00 que a igreja tinha no caixa, resultado da venda de dois terrenos e uma oferta da AMC, até agora foram gastos R$ 11.500,00 na construção de 2 salões (um principal e outro para as crianças) e dois banheiros.

"O dinheiro que ainda temos em caixa, não alcança para o tanto de coisas que precisam ser feitas", disse José Reis, responsável pela obra e ancião da igreja. De imediato, para o andamento da construção, eles precisam de:

13 telhas de 3,66 mts, 1 bica de 13 mts de comprimento com 25 cm de fundo, material de revestimento (cal, cimento, areia) e material de pintura (selador, tinta latex)

Para cobrir a igreja, que é o mais urgente agora, alguns irmãos e amigos doaram parte das telhas. "Se cada um der uma telha, o que não pesa pra ninguém, só precisaremos de 13 pessoas doadoras para cobrir e começar a funcionar".

O irmão José Reis, está trabalhando todos os dias e diga-se de passagem sozinho, de domingo a sexta-feira para ver a obra pronta. Do salário que ele deveria receber pelo trabalho, ele doa 50% do dinheiro como oferta.

Irmão José Reis trabalhando

Se você puder ajudar de alguma forma, com dinheiro, material ou até mesmo mão de obra, fale com o irmão José Reis no telefone (34) 3235-4015 ou 9174-2410. Sua ajuda será muito bem-vinda!

Termina Semana de Oração no Luizote

Orador oficial da semana Allan Stênio, estudante de teologia.

A Semana de Ênfase Espiritual realizada pela liderança da igreja do bairro Luizote, terminou no último Sábado (31) com a sensação do dever cumprido. "As pessoas vieram e a igreja correspondeu", disse João Bosco, ancião da igreja.

No culto de Sábado pela manhã mais de 100 pessoas aceitaram o apelo emocionante de servir a Cristo e não a dois senhores como dizia a letra da música interpretada por Klerisson.

Atendendo o chamado: O noivo está chegando!

"Deus tem conduzido o seu povo", disse Allan Stênio, orador oficial da semana. E completou: "Estou grato a Deus pelas bênçãos, por nos ouvir e nos guiar. Cristo é o caminho e o milagre. Foi isso que aprendemos nessa semana e agradeço por ter se revelado a nós".

Zagueiro do Inter abandonou o curso de Teologia no Unasp para jogar futebol


Evangélica fervorosa, Maria Onilda de Aquino aplicava sempre o mesmo castigo quando o caçula aprontava alguma: ler a Bíblia. A punição aumentou o gosto pelas palavras no menino, um apaixonado por História e arqueologia que se destacava como zagueiro nos torneios de várzea entre favelas de São Paulo.
Aos 31 anos, Álvaro derrubou estigmas e estereótipos: é titular do Inter que enfrenta neste domingo o Sapucaiense, às 19h10m, no Beira-Rio, e segue apaixonado pela cultura, sem esquecer as raízes:

- A periferia permanece de forma profunda na minha vida. Apesar de buscar cultura e informações, continuo um negão grosso.

A vida de Álvaro, como ele mesmo diz, começou aos 7 anos, na favela Santa Clara, em São Paulo. Foi quando a família deixou Nilópolis, no Rio de Janeiro, porque o pai, Álvaro Ferreira de Aquino, tinha perdido o emprego de soldador no Estaleiro Mauá, após 18 anos de trabalho. Como diziam os três irmãos mais velhos, pegou a parte ruim da vida.

Com problemas de alcoolismo, o Álvaro pai deixou a família abandonada à própria sorte na capital paulista - voltaria cerca de dois anos depois. Dona Maria Onilda seguia trabalhando em uma fábrica local depois de sofrer um derrame e dois infartos. Cercado pela criminalidade, o pequeno Álvaro se livrou do mundo do tráfico pelas boas atuações como zagueiro nas disputas da favela.

- Todo bandido ama futebol. Eles nunca permitiram que eu me envolvesse com o tráfico. Falavam: “pô, você tem futuro” - lembra.

'Ih, chegou o pastor'

Foi duro, porém, ser aceito em um grande clube. Álvaro passou por Botafogo, Portuguesa, Portuguesa santista e, somente no quinto teste no São Paulo, conseguiu lugar nas categorias de base, aos 14 anos. Enquanto corria rumo ao profissional, seguia como um dos mais aplicados alunos da Escola Benigno Ribeiro, local onde, diziam, “entrava burro e saia lixeiro”. O filho da dona Maria Onilda foi uma exceção.

Álvaro nunca foi reprovado na escola nos ensinos fundamental e médio. Passou para o vestibular em Teologia na Universidade Adventista de Ensino em São Paulo.

Após três anos de curso, o zagueiro pensou em largar o futebol em 1997 para seguir o Ministério Pastoral. Mas o bom momento no time profissional do São Paulo rendeu ao jogador transferência ao Las Palmas, da Espanha, em 2000.

Na Europa, Álvaro encontrou um lugar onde podia nutrir suas duas paixões. Jogava futebol e ampliava os horizontes culturais. Nas férias, visitou Egito e Arábia. Apaixonou-se pela riqueza histórica. Tomou gosto pela pintura com um amigo espanhol e passou a ir a leilões. Arrebatou 285 livros de uma só vez em Portugal. Adquiriu gosto por rock internacional, pouco comum entre atletas brasileiros. Devido ao frio, aprendeu a se vestir com elegância. Quando entrou todo alinhado pela primeira vez no vestiário do Beira-Rio, Edinho gritou para os demais:

- Ih, chegou o pastor!


Fonte: G1