segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Feliz dois mil inove

Gostei muito dessa propaganda do Banco Bradesco (2000 inove) e resolvi escrever um pouquinho sobre isso. O ano 2009 já está ás portas. Em menos de uma semana estaremos adentrando os portais de um novo ano, repleto de esperanças de que o mundo seja melhor cada dia.

Acredito que inovar será o diferencial no próximo ano. Inovar é fazer algo diferente daquilo que já existe, ou de uma forma diferente daquela que já existe. Neste ano, na igreja, pudemos comprovar que a inovação produz bons resultados. Vamos ver alguns exemplos:

1) SEXTA JOVEM – com poucas mudanças na estrutura do culto jovem e o comprometimento da equipe organizadora e dos jovens em geral a igreja lotava a cada programa.
2) ENCONTRÃO – a união dos jovens do distrito 3, comprovou mais uma vez que é possível fazer boas programações e “encher a igreja”.
3) PROJETO CRESCER – nunca se viu tanta união entre as igrejas e os distritos de Uberlândia. Ao unir, podemos fazer cada vez melhor. Quer um exemplo? O Impacto Esperança que aconteceu no mês de setembro. Foi bonito ver toda a igreja nas ruas anunciando esperança à população.
4) MUTIRÃO DE NATAL – se não fosse a nossa união, não conseguiríamos jamais distribuir 1.000 cestas básicas a famílias carentes e também não conseguiríamos destaque na mídia.

Diante do que foi falado acima, além da inovação, nem é preciso falar que a união de forças também é importante nesse processo. Mas para inovar, também é preciso ter criatividade. Criatividade é a habilidade de pensar e imaginar as coisas do dia-a-dia de uma maneira diferente. Inovação é mais do que só ter criatividade. É usar a criatividade para construir algo novo e, principalmente, útil para a vida das pessoas.

O blog Agenda das Igrejas também inovou a comunicação em 2008 e deu certo. Conseguimos nos comunicar melhor e democrativar um pouco mais a informação que antes era monopolizada. Para 2009 inovaremos muito mais, promovendo a união entre os nossos irmãos, fazendo diferente algumas coisas, que por experiência sabemos que não dá certo e usando a criatividade.

E para comprovar de que muita coisa mudará no blog, fizemos um vídeo inédito e, modéstia à parte, muito criativo. Confira:




FELIZ DOIS MIL INOVE PRA VOCÊ!

Território mineiro será reorganizado

Iniciar estudos para criar mais uma nova associação em Minas Gerais, foi proposta aprovada por ocasião da XIX Assembléia da Associação Mineira Central. Em fotos retrospectivas do ano, os delegados reunidos em Belo Horizonte, na primeira semana de dezembro, se desafiaram apoiar líderes eleitos na implantação de novos projetos evangelísticos. Emocionado, Sebastião Rocha, adventista de 1980, decide doar um terreno para construir igreja, na região norte do estado.

O Estado de Minas Gerais, para efeito de divisão administrativa, já pertenceu ao Rio de Janeiro (Missão Rio-Minas), a Goiás (Missão Goianio-Mineira), Bahia, (Missão São Francisco) e ao Espírito Santo (Associação Leste). Foi sob a presidência do pastor Paulo Stabenow, criou lema “Minas para os mineiros” e transforma Minas Gerais em um só campo, com o nome de Missão Mineira.
Devido os desafios da extensão território, em 1983 foi criada a Associação Mineira Sul, cuja sede se encontra em Juiz de Fora, MG. No ano 2000, forma-se a Associação Mineira Leste, com sede em Governador Valadares, MG, formada por municípios situados ao leste, fronteiriços com os Estados do Espírito Santo e Bahia.
A Associação Mineira Central tem hoje mais de 50 distritos pastorais e se constitui em expressivo desafio para a Missão da Igreja. A proposta aprovada foi de se iniciar durante o quadriênio, estudos que permitam vislumbrar em futuro próximo, mais uma nova Associação em território mineiro.

A seguir, fotos da Assembléia histórica, ocorrida entre os dias 7 a 9 de dezembro.

O secretário, pastor José Marcos Nunes de Oliveira lê relatório, onde destacou a organização de 21 igrejas nos últimos quatro anos. Além disso, há o registro de 8.903 batismos e 12 pastores ordenados.


O tesoureiro, pastor Daniel Toledo, destaca em relatório que 42 terrenos foram incorporados ao patrimônio da Associação Mineira Central e a destinação de mais de um milhão de reais para reformas e construções de igrejas.


“Louvo a Deus, pela iniciativa de se iniciar estudos visando o crescimento”, disse, o ancião Athaydes Tavares, da Igreja Central de Uberlândia, MG.

Fonte: UEB

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Distrito de Roosevelt terá novo pastor em 2009

O blog Agenda das Igrejas conseguiu falar com o novo pastor que atenderá o distrito de Roosevelt a partir de 2009. O nome dele é Durlane Rezende, tem 37 anos e além de teólogo estuda psicanálise. É casado com Sandra e tem uma filha que se chama Maressa. Em janeiro, você poderá conhecê-lo um pouco mais numa entrevista inédita que agendamos com ele. Aguarde!

Pr. Durlane Rezende, sua esposa Sandra e filha Maressa

Mãe e irmão vão procurar canoense desaparecido na Bolívia

Rodrigo Soares Oleinski não dá notícias desde 1º de novembro,
após ter ido escalar monte Sajama.


Canoas - Mesmo com a dor de não ter o filho caçula por perto, a enfermeira Cecília Oleinski, diretora da Agência Adventista de Recursos Assinteciais (Adras), organizou e auxiliou na festa de Natal no bairro Guajuviras. “Somente com Deus para dar muita força”, diz. Conforme ela, não há nenhuma pista nova do filho, Rodrigo Soares Oleinski, o estudante canoense que foi escalar o monte Sajama, na Bolívia, e desapareceu. O jovem não dá notícias desde 1º de novembro.

Nas duas vezes em que a equipe de La Paz, que é acostumada a percorrer o Monte, conhece o local e é especializada em escalar, tentou ir ao topo, não conseguiu, pois a neve estava muito intensa. A família está mantendo constante contato com o Consulado do Brasil na Bolívia. “Não teremos Natal nem comemoração na minha casa, não tem como fazer isso sem o Rodrigo”, lamenta. “Uma pessoa me disse que com todo esse tempo sem notícias era muito difícil, mas como vou perder a esperança?”, questiona. Segundo Cecília, ela e o filho, Rubens Oleinski, que retornou da Bolívia no dia 15, planejam voltar àquele país no dia 15 de janeiro e alugar um carro para prosseguir com as buscas.

Foto: Claiton Dornelles
Fonte: Jornal NH Online

Leia também:
Estudante de teologia que decidiu escalar monte na Bolívia não dá notícias desde 29 de outubro
Irmão acha mochila de teologando desaparecido na Bolívia

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Jesus ia à igreja?

Que dia feliz é o sábado! Acordar cedo, tomar o desjejum, escovar os dentes e colocar a melhor roupa, pois vamos à casa do Senhor. Ah, e não podemos esquecer a Lição da Escola Sabatina e a Bíblia.

O prédio que hoje chamamos de igreja era chamado de templo nos dias de Jesus. Os evangelhos mostram muitas coisas que aconteceram no templo durante o ministério do Filho de Deus. Ali o Salvador ensinou as pessoas a obedecerem ao Pai Celestial e ainda realizou muitas curas à vista de todos. Certo dia, Jesus foi obrigado a ser duro com os comerciantes que estavam desrespeitando a casa de Deus. Pegou um chicote e colocou todos para correr.

Mas Jesus também gostava de ir ao templo para orar e adorar a Deus. Aquele era realmente um lugar muito bonito. Um imenso pátio recebia todas as pessoas para a adoração e, diferente de hoje, elas levavam animais para serem sacrificados. É que antes da morte de Jesus o cordeirinho morto fazia o povo pensar no sacrifício do Filho de Deus. Hoje, não precisamos mais sacrificar cordeirinhos; Jesus já morreu e ressuscitou. Nosso sacrifício é diferente. É um sacrifício do coração.

Nas laterais havia muitas salas com banheiras enormes onde o povo se banhava para purificar-se antes de pisar no pátio. Ao centro, ficava um edifício elevado onde só os sacerdotes podiam entrar. Era o santuário. Ali manifestava-se a presença visível de Deus.

Dentro dele havia duas grandes salas: o lugar santo, onde todos os dias os sacerdotes realizavam um ritual sagrado; e o lugar santíssimo, onde apenas o sumo sacerdote entrava uma vez por ano para pedir perdão pelos pecados de todos. Se alguém entrasse ali de maneira desrespeitosa, era exterminado na hora pela grandeza da glória de Deus.

Hoje o templo de Jerusalém não existe mais. Ele foi destruído pelo exército de Roma há muitos anos. Mas temos a igreja. E, além dela, temos nosso corpo que também é templo do Espírito Santo de Deus.

Rodrigo Silva é professor de Novo Testamento no Centro Universitário Adventista e especialista em Arqueologia.

As maiores catástrofes naturais de 2008


CHUVAS.

- Fevereiro.- Nove pessoas morrem em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, em decorrência de fortes chuvas.

VULCÕES.

- 20 de novembro.- A erupção do vulcão Nevado del Huila, na Colômbia, causa a morte de 10 indígenas.

ONDA DE FRIO.

- Fevereiro.- Pelo menos 926 pessoas morrem por causa da onda de frio que castiga o Afeganistão desde janeiro. Além disso, cerca de 50 pessoas sofreram amputação de pés ou mãos por congelamento.

TERREMOTOS.

- 3 de fevereiro.- Pelo menos 40 pessoas morrem em Ruanda e na República Democrática do Congo (RDC), em um terremoto de 6 graus na escala Richter.

- 22 de abril.- Terremoto de 5,2 graus na escala Richter é sentido em São Paulo. O epicentro do sismo foi localizado a 215 km de São Vicente, no litoral sul do estado, e a 10 km de profundidade. Não houve vítimas.

- 12 de maio.- Um terremoto de 7,8 graus Richter deixa mais de 69 mil mortos e 17,5 mil desaparecidos na província de Sichuan (China). As réplicas registradas depois atingiram até 6 graus. Houve 14,3 milhões de desalojados.

- 13 de junho.- Treze morrem e dez ficam desaparecidos após terremoto de 7,2 graus Richter em Sendai (Japão).

- 30 de agosto.- Um terremoto de 6,1 graus Richter deixa 38 mortos e três desaparecidos nas províncias de Sichuan e Yunnan (China).

- 10 de setembro.- Pelo menos 7 morrem e 54 ficam feridos em um terremoto de 6,1 graus Richter no litoral sul do Irã.

- 5 de outubro.- Setenta e quatro pessoas, entre elas 42 crianças, morrem soterradas em um terremoto de 6,6 graus Richter em Nura, no sul do Quirguistão.

- 6 de outubro.- Terremoto de 6,6 graus Richter deixa pelo menos 9 mortos em Damxung, a 82 quilômetros de Lhasa, capital do Tibete (China).

- 29 de outubro.- Pelo menos 130 morrem em terremotos de 6,4 e 6,2 graus Richter na província do Baluchistão (Paquistão).

INUNDAÇÕES.

- Fevereiro de 2008.- O fenômeno "La Niña" deixa 61 mortos e 73 mil famílias atingidas na Bolívia desde novembro do ano anterior.

- 6 de março.- Pelo menos 54 morrem e 300 mil ficam desabrigados por causa de inundações e deslizamentos de terra nas Filipinas.

- 8 de abril.- As chuvas no nordeste do Brasil deixam pelo menos 35 mortos e mais de 400 mil afetados.

- 7 de maio.- Pelo menos 62 mortos, 9 desaparecidos e 90 mil famílias afetadas são o saldo das inundações e enchentes no Equador desde janeiro.

- 24 de junho.- Mais de 200 pessoas morrem na cidade de Karachi (Paquistão) por causa das fortes chuvas.

- 3 de julho.- A temporada de chuvas deixa 252 mortos, 64 desaparecidos e 50 milhões de afetados na China desde junho.

- 30 de agosto.- Norte da Índia sofre suas piores inundações em 50 anos, com pelo menos 76 mortos no estado de Bihar, 15 em Assam e 1 milhão de deslocados. Desde junho, morreram pelo menos 780 pessoas.

- 9 de setembro.- Tempestades nas Filipinas deixam 20 mortos e 10 desaparecidos.

- 10 de setembro.- Pelo menos 17 morrem por causa das chuvas no oeste do Irã.

- 21 de setembro.- Inundações no oeste do Nepal deixam pelo menos 24 mortos. Além disso, as chuvas causam 16 mortos na Tailândia.

- 14 de outubro.- Sessenta e seis morrem devido às chuvas no sul da Argélia em duas semanas.

- Outubro.- Pelo menos 23 morrem na Nicarágua e outros 23 em Honduras, por causa das fortes chuvas.

- 24-30 de outubro.- Vinte e oito morrem devido às intensas chuvas em Nador e Tânger (Marrocos).

- 23-25 de outubro.- Pelo menos 55 morrem por causa de temporal na província de Hadramut (Iêmen).

- 4 de novembro.- Oitenta e cinco mortos são o saldo das inundações no Vietnã desde outubro.

- 5 de novembro.- Os alagamentos por causa das fortes chuvas deixam 51 mortos no sudoeste da China.

- 18 de novembro.- Pelo menos 22 morrem e sete ficam desaparecidos após as chuvas registradas na Colômbia desde setembro.

- Novembro.- Enchentes no estado de Santa Catarina deixam pelo menos 131 mortos e 22 desaparecidos, em uma tragédia climática sem precedentes na história do país.

PRINCIPAIS CICLONES.

- 5 de fevereiro.- Tempestades e série de 80 tornados em vários estados do sul dos Estados Unidos deixam 54 mortos.

- 17 de fevereiro.- O ciclone "Ivan" deixa 44 mortos e 17 desaparecidos em Madagascar.

- 21 de abril.- O tufão "Neoguri" causa três mortes no sul da China, onde 40 pescadores foram dados por desaparecidos.

- Maio - Ciclone extratropical passa pelo litoral da Região Sul. Com ventos de até 118 km/h, o fenômeno provoca alagamentos e deslizamentos, deixando dois mortos e 25 mil desabrigados.

- 2-3 de maio.- Ciclone "Nargis" deixa 84.537 mortos, 53.836 desaparecidos e milhares de deslocados em Mianmar (antiga Birmânia), segundo dados oficiais.

- 21-22 de junho.- Tufão "Fengshen" causa 498 mortes e deixa 263 desaparecidos nas Filipinas. Além disso, afundou o ferry "MV Princess of the Stars", com 700 ocupantes.

- 23 de julho.- Furacão "Dolly" deixa dois mortos e 16 mil deslocados no estado de Tamaulipas (México).

- 16-22 de agosto.- Tempestade tropical "Fay" deixa 54 mortos ao passar pelo Haiti e República Dominicana, além de outros cinco na Flórida (EUA).

- 26-30 de agosto.- Furacão "Gustav" deixa 79 mortos e milhares de desabrigados no Haiti, além de 10 mortos na República Dominicana e na Jamaica.

- 30 agosto-1 setembro.- Sete morrem devido à passagem do furacão "Gustav" pelo sul da Louisiana (EUA), após deixar feridos e destruição em Cuba e Jamaica.

- 2-5 de setembro.- Tempestade tropical "Hanna" deixa pelo menos 172 mortos em Gonaives (Haiti).

- 8 de setembro.- Furacão "Ike" deixa 66 mortos, 14 desaparecidos e 3.405 desabrigados no Haiti.

- 10-13 de setembro.- "Ike" deixa Cuba após causar sete mortes e muita destruição. Depois de perder força e tornar-se tempestade tropical, deixa 30 mortos em oito estados do sul dos EUA.

- 22-27 de setembro.- Tufão "Hagupit" deixa 10 mortos nas Filipinas, 42 mortos e 4 desaparecidos no Vietnã e outros 17 mortos na China.

- 6 de outubro.- Número de vítimas fatais das tempestades tropicais no Haiti sobe para 793, com 310 desaparecidos desde agosto.

- 11 de outubro.- Furacão "Norbert" deixa quatro mortos e um desaparecido em Baixa Califórnia Sul e Sonora (México).

Fonte: Yahoo Notícias

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Feliz Natal!

DSA também repercute notícias do Triângulo Mineiro

Se você acessar o site da Divisão Sul Americana hoje, é possível ver as seguintes notícas da nossa cidade:

Mutirão atende portadores da AIDS com destaque na mídia
Idoso se batiza no encerramento do Mutirão

O site da União Este Brasileira também postou novas notícias da região:

Jaraguá alcança primeiro lugar no distrito
Octagenário se batiza no encerramento do Mutirão
Uberaba entrega duas toneladas de alimentos

Buritis realiza do 3º Femusa do ano

Jornal Correio: Vestibulares aos Sábados

Na seção Ponto de Vista do Jornal Correio do dia 18/12/2008 saiu a seguinte declaração:

“Disciplinas e demais atividades acadêmicas programadas nesse dia precisam ser freqüentadas, sob pena de reprovação?”

Tramita no Congresso Nacional o projeto de Lei nº 261/04, de autoria da senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), segundo o qual serão proibidos vestibulares e concursos públicos aos sábados, com base no direito à liberdade religiosa. A nosso ver, trata-se, ao contrário, de uma ingerência indevida em instituições políticas de um Estado que, a rigor, é laico e não pode se conformar a particularismos religiosos.

Evidentemente, a sociedade civil é o espaço em que muitas visões de mundo disputam a condição de direção moral, intelectual e política. Toda e qualquer concepção religiosa, inclusive, é exemplo disso. Desde Maquiavel, Thomas Hobbes e a Revolução Francesa, afirma-se a separação do Estado em relação à religião. Ainda que em contextos distintos, esses autores e tantos processos políticos reafirmaram a ordem política como o resultado das práticas e lutas históricas, não sendo, portanto, a implantação do “além” no aquém. As universidades federais são instituições estatais (tanto, que os reitores são “agentes de Estado”), e que, constitucionalmente, têm assegurada uma autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.

Entretanto, avancemos na análise do que poderia se dar a partir do atendimento à solicitação que, no caso presente, vem, basicamente, da Igreja Adventista do Sétimo Dia e da comunidade israelita. A propósito, sabem esses cidadãos, que o sábado é dia letivo na Universidade? E que, portanto, disciplinas e demais atividades acadêmicas programadas nesse dia precisam ser freqüentadas, sob pena de reprovação?

E se as provas para os vestibulares e concursos públicos forem “apenas” de segunda-feira a sexta-feira, os adventistas e israelitas ou seus representantes políticos arcarão com o ônus de eventuais demissões ou corte de pontos nos salários de trabalhadores que faltarem ao trabalho para a realização delas?

Outros cenários decorrem da mesma idéia. Muçulmanos que, residindo a certa distância da cidade em que as provas serão aplicadas, poderiam pedir para iniciá-las com algum atraso, pois teriam que interromper a viagem, a fim de ser observada a oração diária que fazem voltados para sua cidade santa. Testemunhas de Jeová estariam no direito de ver retirada dos conteúdos programáticos toda e qualquer referência às transfusões de sangue. Católicos se sentiriam à vontade para fazer o mesmo em relação a certas abordagens acerca do aborto e do controle de natalidade ou à realização dessas provas aos domingos, dia em que, supostamente, deveriam guardar em nome de sua fé. A suinocultura deveria ser banida dos cursos de veterinária, uma vez que existem concepções religiosas contrárias à ingestão desse produto. Uma religião que, por exemplo, pregue o lazer como valor central da existência, poderá entrar com um pedido para que essas provas nunca ocorram em horários de jogos de futebol ou de sessões nas salas de cinema.

Por tudo isso, é inaceitável a tentativa de ingerência, representada hoje por esse projeto de lei e seus defensores, na autonomia de instituições do Estado que precisam continuar laicas, teórica e praticamente falando. Aprovar tal projeto representa um retrocesso.

Prof. Edilson José Graciolli
Pós-doutorando em Sociologia – UFU
Uberlândia (MG)

domingo, 21 de dezembro de 2008

UEB destaca notícias de Uberlândia

Ontem (20/12) a União Este Brasileira destacou em seu site www.ueb.org.br três notícias de Uberlândia. São elas:

Youtube veicula atividades do Mutirão

ASN, Uberlândia, MG. Plantão, 20 de dezembro às 06h35


A cidade de Uberlândia inaugurou centro solidário de ADRA e foi parar no Youtube. O evento contou com presença do diretor sul-americano da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, (ADRA), pastor Günther Wallauer. Diante do sucesso da mídia que permite o internauta carregar, assistir e compartilhar vídeos em formato digital, o bloguista Cleber Reis postou filmes testemunhais do Mutirão de Natal. Clique Aqui.

Entre as imagens do vídeo estão voluntários trazendo alimentos em carros e até carretas, como foi o caso de uma “parceira” que não quis se identificar, que viajou de Araguari até Uberlândia para participar da campanha. A coordenadora Jandira Tavares disse que “quer ensinar as pessoas a pescarem os peixes, por elas mesmas”.

No Youtube aparecem outras dezenas de vídeos do Mutirão de Natal, que a partir deste ano se torna nacional e começa a entrar em países das Américas, Europa e África. (Cleber Reis e Jael Eneas).


Igreja cria site para promover campanha voluntária

ASN, Uberlândia, MG. Plantão, 20 de dezembro às 05h45


A igreja adventista de Luizote de Freitas, bairro da cidade de Uberlândia, MG, criou site para promover a maior campanha solidária que envolve oito países da América do Sul: o Mutirão de Natal. Com projeto arquitetônico em cor verde-esperança, a página tem seções para projetos, notícias, mídia center e links institucionais. Clique Aqui.

Além de apresentar canais para treinamento e oferecer materiais diversos, a mídia disponibiliza acesso a relatórios e áreas onde aparece a prestação de contas. Segundo os organizadores do projeto, a igreja precisou “ousar um pouco mais, porque isto faz parte da missão”, afirmaram os líderes.

Embora recém lançado no ar, o site tem elevado número de acesso. Um dos destaques é o “clique voluntário”, onde o internauta obtém informações para ser doador ou padrinho de projetos comunitários (Equipe, Cleber Reis e Jael Eneas).


Mutirão atende portadores da AIDS com destaque na mídia

ASN, Uberlândia, MG. Plantão, 20 de dezembro às 06h30


O Jornal Correio de Uberlândia, destacou na edição matutina de 19 de dezembro, a doação de 20% do total de mil cestas básicas de alimentos para portadores do vírus HIV, atendidos pela Fraternidade Assistencial Lucas Evangelista, em Uberlândia, MG. Para ver reportagem, clique aqui.

Além disso, a Associação dos Renais Crônicos foi de igual modo beneficiada pela campanha sul-americana empreendida pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).

A iniciativa foi da Igreja Adventista do Sétimo Dia, projeto que vai atender de imediato no Triângulo Mineiro, cerca de 800 famílias carentes durante o período das festas natalinas. Na região, existem perto de 3,5 mil adventistas que se participaram do projeto.

O Jornal que tem 70 anos de existência também disponibilizou no site corporativo dezenas de fotos da ação voluntária da Igreja Adventista. Clique Aqui. (Equipe, 20/12/2008, Cleber Reis).

Igrejas de Uberaba doam 2 toneladas de cestas básicas

Deu no Jornal de Uberaba no dia 19/12/2008 a seguinte notícia:

Amanhã, às 17h30, na rua Ricardo Misson, a Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), ligada à igreja Adventista do Sétimo Dia, vai distribuir cerca de duas toneladas de alimentos. De acordo com o pastor Délcio Duarte, a entrega dos produtos alimentícios vai acontecer na rua Ricardo Misson, 250, no bairro Fabrício. “Também vamos distribuir roupas”, ressalta o pastor.

Pr. Délcio, distrital de Uberaba

Senhor de 82 anos é batizado na festa de encerramento do ano

Público presente: aceitação dos novos membros

O Projeto Crescer encerrou ontem (20/12), com uma programação especial, as atividades do ano de 2008. O evento aconteceu nas dependências da igreja do bairro Santa Mônica e na Escola Adventista, ao lado da igreja.

Foi uma linda festa de encerramento. Estavam presentes irmãos dos 4 distritos de Uberlândia com os seus respectivos pastores. Também foram ordenados novos diáconos e anciãos e uma emocionante Santa Ceia foi realizada para os quase 400 membros presentes.

O ponto alto do evento foi um batismo, o penúltimo do ano, com 11 batizandos de diferentes bairros da cidade. Entre os batizandos, conheci o irmão Anézimo Pereira Coelho, de 82 anos de idade e o primeiro membro a ser batizado do grupo do bairro Ipanema. "Estou muito alegre e satisfeita com o batismo do meu esposo", disse Dorvira Siqueira. A irmã Dorvira, esposa do Sr. Anézimo, se batizou há 26 anos e desde então ora pela conversão do seu marido.

Irmão Anézimo e sua esposa Dorvira

Ao todo, o saldo em 2008 nos 4 distritos foi de aproximadamente 180 batismos. Em 2009 contamos com você para batizar muito mais. Acredito e sempre acreditei que "juntos podemos mais". Esse será um dos meus lemas para 2009.

Jaraguá é 1º lugar no ranking das igrejas do distrito 3 na gincana do Mutirão de Natal

Carreta do Arroz Vasconcelos enfrente
a ADRA do bairro Jardim Finotti

Na noite de ontem (20/12), encerrou oficialmente o Mutirão de Natal no distrito 3. Um programa especial foi realizado na igreja sede do distrito no bairro Luizote onde se pôde ver vídeos do trabalho realizado durante a campanha.

No balanço final se contabilizou 4.500 peças de roupas, 2.150 kg de alimentos e 300 pares de sapatos arrecadados.

Um dos parceiros da ADRA/Uberlândia, que tem uma unidade no bairro Luizote e outra no Jardim Finotti, é o Grupo Vasconcelos. A empresa sabe da sua responsabilidade para com a construção de um futuro melhor e participa de forma ativa para a consolidação desse ideal e os fornecedores também são selecionados tendo por base atitudes éticas, que promovam o desenvolvimento da sociedade.

Carreta do Arroz Vasconcelos

Durante a campanha da Mutirão de Natal uma gincana entre as igrejas do distrito 3 foi realizada e a classificação final dos 3 primeiros colocados foi a seguinte:

1º lugar: Jaraguá
2º lugar: Luizote
3º lugar: Canaã

Parabéns a todos os que participaram e contribuiram de alguma forma. Para Adriano Torres, o verdadeiro natal não é ter a mesa farta em casa, é poder ajudar a quem precisa e ver o sorriso de uma criança, feliz por receber um peça de roupa usada como se fosse nova.

Valeu gente, no ano que vem temos mais.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Conheça o Trio Remanescente

As minhas andanças pelas igrejas de Uberlândia e região, me permite conhecer um pouco mais da história dessas igrejas e de seus membros. No último Sábado (13/12) conheci o Trio Remanescente, que atualmente pertence a igreja do bairro Jaraguá e tem um cd gravado. O nome do cd é Glória e Poder. Conheça um pouco mais sua história.

Mutirão de Natal doa 1.000 cestas básicas em Uberlândia




Veja também o clip com Rafaela Pinho do Mutirão de Natal em Uberlândia

O Adventista e o natal: Como comemorar esta data?

O significado do Natal atualmente está mais fundamentado em misticismo e oportunidades de lucros. Árvores de natal, anjinhos (não existem anjinhos), papai noel, girlandas, sinos, velas, gulodices e bebedices são dentre muitas os símbolos do natal.


Numa propaganda de perfume foi afirmado: “a essência do natal é o perfume, mas não se esqueça de rezar.”

Os valores estão invertidos, e está na cara que o que mais interessa no natal para a maioria são os prazeres resultantes do dinheiro.

Entre as crianças e adolescentes, para não dizer os adultos, a questão é: o que você vai ganhar de Natal? Daí entra o papai Noel (e hoje até a mamãe Noel). Cartinhas são escritas e o pai esconde o presente no dia de natal.

Os presentes não são ruins, mas a mentira que às vezes envolve o natal. Um dia a criança cresce e descobre que papai Noel não existe, e tudo foi fantasia, até o Deus que lhe foi ensinado, pode concluir uma criança mal orientada!

Como comemorar o natal corretamente? Qual o real significado do natal para os cristãos? Por que 25 de dezembro? Papai noel? Presentes?

I – 25 de dezembro

A verdade é que não sabemos o dia do nascimento de Jesus, mas sabemos que não é dia 25.


Segundo o texto de Mateus 2:1, Jesus nasceu antes da morte de Herodes. De acordo com os historiadores, Ele deve ter nascido nos primeiros meses do ano. É interessante que os cristãos que viveram perto da era apostólica comemoravam “ora dia 6 de janeiro, ora 25 de março” (Enciclopédia Barsa).


II – Por que 25 de Dezembro?

Essa data foi fixada no ano 440, mas o primeiro natal foi em 325, em Roma.

O objetivo era “cristianizar grandes festas pagãs realizadas neste dia: a festa mitraica (religião persa que rivalizava com o cristianismo nos primeiros séculos); que celebrava o natalis invicti solis (nascimento vitorioso do sol)”. (Enciclopédia Barsa).

25 de dezembro é o dia do nascimento do deus Sol, deus do mitraísmo.


Qual deve ser a nossa posição sobre essas coisas sabendo de sua origem?

1- Moderação: Nem condenar por completo os festejos natalinos, mas também não fazer deles a ênfase do Natal.

2- Não colocar os presentes e as comidas como o fator principal, e sim ofertar recursos para a causa de Deus.

3 – Cuidado com o consumismo: temos facilidade para gastar 50, 100, 1000 reais com presentes e festas, de acordo com as posses de cada um, mas quanto você vai ofertar para Deus?

4 – Nunca mentir sobre Papai Noel, mas focalizar a bondade e o amor cristão.

Conselhos de E.G. W:

5 – Não devemos condenar a árvore de natal em si, mas usar os aparatos natalinos voltados a uma boa causa: Ex. colocar uma oferta especial na árvore de Natal; fazer uma limpeza no guarda-roupas para doar aos pobres.

O Lar Adventista, pág. 482: “Árvore de Natal com Ofertas Missionárias não é Pecado. Não devem os pais adotar a posição de que uma árvore de Natal posta na igreja para alegrar os alunos da Escola Sabatina seja pecado, pois pode ela ser uma grande bênção. Ponde-lhes diante do espírito objetos benevolentes.”

6- Promover união familiar, irmãos na fé, e focalizar a Cristo.

7- Usar o contexto do Natal para pregar a Cristo e fazer boas obras.

Fonte: Nisto Cremos

Cantora adventista concede entrevista a site cultural


O site Itaú Cultural, que divulga trabalhos jornalísticos sobre diversas manifestações culturais, publicou uma matéria-perfil sobre a cantora adventista Ana Beatriz. O texto faz parte de uma série de outros textos sobre religião e suas diversas facetas. Ana Beatriz é carioca e cantora oficial da gravadora Novo Tempo que produziu o seu primeiro disco Pra Quem Nada Tem. A autora da matéria, Fernanda Castello Branco, escolheu Ana Beatriz para falar sobre a arte na religião por meio da música. Com o título Menina de Deus, o texto retrata a importância da música cristã na vida de Ana Beatriz e a felicidade de poder levar esperança a outras pessoas por meio de uma canção.



Novo Tempo in Concert

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

É lei: Todo 3º sábado de setembro é dia do Jovem Adventista em Goiás

[Foto: Pr. Guilherme Chateaubriand]

Goiânia, GO... [ASN] A Assembléia Legislativa do estado de Goiás votou, no dia 04 de dezembro, a lei que torna todos os terceiros sábados de setembro, o Dia do Jovem Adventista. Com a sanção do governador do Estado, Alcides Rodrigues, a lei 16.418 foi divulgada no Diário Oficial do Estado, no dia 05 de dezembro.

Para o pastor Guilherme Chateaubriand, líder dos Jovens Adventistas em Goiás, a notícia representa o reconhecimento das lideranças políticas ao trabalho comunitário desenvolvido pelos jovens no Estado.

Campanhas de doação de sangue e medula óssea, coleta e distribuição de alimento, roupas e brinquedos para comunidades carentes, e grandes mutirões da solidariedade estão entre as principais ações desenvolvidas pelos jovens, que têm como base de sua conduta o amor a Deus e ao próximo.

Por diversas vezes, Alcides Rodrigues afirmou sua admiração pelos adventistas e seu modo de vida. Em sua base escolar, o governador estudou parte do ensino fundamental em um colégio adventista, no interior do Estado.

Desde 2007, os jovens adventistas fazem grandes mutirões no terceiro domingo de setembro, comemorando o Dia do Jovem Solidário. “Esta lei vem complementar o mês especial, que também comemora o Dia Mundial do Jovem Adventista”, conclui o pastor Guilherme. [Equipe ASN – Francisleine Matos]

Visite o novo site de Arautos do Rei

Clique na imagem para entrar no site

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

2008 será o ano mais frio desde 1997, diz entidade


LONDRES (Reuters) - Este será o ano mais fresco desde 1997, mas ainda o décimo mais quente dos registros de temperatura feitos nos últimos 150 anos, informou a Organização Meteorológica Mundial (OMM) na terça-feira.

A temperatura média global de 2008 foi de 14,3 graus Celsius, disseram cientistas do Met Office Hadley Centre, da Grã-Bretanha, e da Unidade de Pesquisa Climática da Universidade de East Anglia, que organizaram os dados para a OMM.

"A influência humana, em particular a emissão de gases-estufa, aumentou muito a chance de haver anos quentes como este", disse Peter Stott, do Met Office, em um comunicado.

"Comparando as observações com a resposta esperada para a mudança climática provocada pelo homem ou pela natureza, temos que a temperatura global é atualmente cerca de 0,7 graus Celsius mais alta do que se os humanos não estivessem alterando o clima."

As temperaturas globais variam ano a ano de acordo com ciclos naturais. Por exemplo, elas sofrem a influência das correntes oceânicas, e os cientistas afirmam que a baixa não contradiz o fato de que as emissões humanas de gases-estufa causam um aquecimento global no longo prazo.

As temperaturas mais baixas deste ano ocorrem em parte em razão de um padrão global climático chamado La Niña, que se segue ao efeito periódico de aquecimento chamado El Niño.

Os dez anos mais quentes medidos desde o início dos registros, em 1850, ocorreram depois de 1997, com as temperaturas globais para o período entre 2000-2008 ficando quase 0,2 graus Celsius acima da média da década de 1990-1999, informou o Met Office.

"Em termos globais, este seria considerado um ano quente, mesmo numa comparação mais recente com os anos de 1970 ou de 1980, mas para nossos ancestrais vitorianos seria muitíssimo quente", disse Myles Allen, da Universidade Oxford.

"Como resultado da mudança climática, o que antes teria sido um ano excepcionalmente incomum, agora ficou bastante normal. Sem a influência humana sobre a mudança climática, teríamos uma chance mais do que 50 vezes menor de ver um ano tão quente como 2008", acrescentou Stott.

(Reportagem de Michael Szabo)

Fonte: Yahoo Notícias

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Jornal Correio destaca Mutirão de Natal

Entidade doa cestas de Natal

[Foto: Jornal Correio/Manoel Serafim]
Fale, Associação de Renais Crônicos e 800 famílias são beneficiadas

A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) realizou na manhã de ontem a entrega simbólica de mais de mil cestas básicas arrecadadas durante o Mutirão de Natal, ação realizada por todas as Igrejas Adventistas da América Latina. Mais de 800 famílias carentes da cidade receberão os donativos, além da Fraternidade Assistencial Lucas Evangelista (Fale), instituição que atende os portadores de HIV, e da Associação dos Renais Crônicos. Às duas instituições foram destinadas 20% do total das cestas.

Leia na íntegra a matéria veiculada no Jornal Correio. Não esqueça de deixar o seu comentário. Clique aqui >>>

Nota do editor
Ações integradas, e bem feitas, como esta ajuda a manter o nome da igreja "lá no alto". No próximo ano contamos com você também.

Igreja do Jaraguá viaja para Goiatuba/GO


Os membros da igreja do bairro Jaraguá realizaram no último Sábado (13) uma programação especial na cidade de Goiatuba no estado de Goiás.


Toda a programação (escola sabatina, culto divino e culto jovem) ficou a cargo dos irmãos de Uberlândia. À igreja de Goiatuba coube a recepção, que foi muito boa por sinal e um delicioso almoço com direito a piqui e tudo.


Sexta Jovem termina o ano em grande estilo


Retrospectiva 2008

Depois de um ano de atividades intensas, a equipe da Sexta Jovem encerrou suas atividades de 2008 com um programa que trouxe muita emoção e relembrou os melhores momentos do ano. O programa aconteceu no dia 12 de dezembro na igreja central com casa lotada, mas para chegar até aqui, tiveram que superar algumas dificuldades.

"Quando me chamaram para ser o diretor jovem desta igreja, eu disse que não tinha condições, mas Deus me capacitou", falou Júlio Pimenta. No seu sermão de encerramento, Júlio contou sua história de vida e falou dos problemas enfrentados e da ajuda e apoio que recebeu de sua equipe para que a Sexta Jovem continuasse sendo uma realidade. "Eu sou apenas uma peça desta máquina, talvez a que faz as outras se moverem", completou.

Enquanto muitas igrejas sofrem com a ausência de membros nos cultos de jovens, geralmente aos Sábados á tarde, a direção jovem da igreja central mostrou que com dedicação e esforço ainda é possível fazer boas programações à altura. Vale lembrar que neste caso a inovação também é bem vinda e contribui bastante. "Eu vi o projeto ser implantado, vi minha irmã falando do empenho da equipe mesmo antes de acontecer. Quando eu chego aqui eu sinto uma alegria muito grande, alegria que a gente sente raras vezes na vida. Sinto a presença de Jesus de uma forma mais emocionante. Todos que estão aqui estão realmente para louvar ao Senhor. Eu tenho muito a agradecer a todos e peço que Deus os abençoe muito", disse Nahara.

Set me free, que em português quer dizer liberte-me, foi o último tema no último programa do ano. Os jovens ensaiaram uma encenação que você pode conferir no vídeo abaixo.



As atividades do próximo ano começarão em meados de março. Se você desejar fazer parte da equipe da Sexta Jovem, procure o Júlio Pimenta, o Leandro Ramalho ou o Jander Tavares.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Buritis realizará o 3º Femusa no próximo fim de semana

Clique na imagem para ampliar

Willy conta os últimos momento de vida do seu pai, Sr. Manoel

Clique na imagem para ampliar

Infelizmente meu pai, meu grande amigo, parceiro e conselheiro faleceu no sábado dia 06.12.2008. Devo a ele muitas virtudes que fui adquirindo com o tempo. Senti nesta data um desejo muito grande de compartilhar com vocês através de um breve relato do que foi a vida do meu pai, inclusive seus últimos momentos. Talvez possa ajudar muitas pessoas: Ele não pensava em passado, somente no futuro, na Breve Volta do nosso Senhor Jesus.

Abraços, Willy


Nasceu em Santa Rita de Jacutinga - MG no dia 20 de junho de 1916. Foi sacristão da Igreja católica. O padre lhe deu uma bíblia e através da leitura descobriu a verdade e procurou a igreja que tinha as doutrinas e principios bíblicos e encontrou a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Casou-se com D. Floripes e contou-lhe da sua descoberta e batizaram-se na Igreja Adventista. Com Dona Floripes celebrou Bodas de Ouro.

Dedicou sua vida ao trabalho da Igreja Adventista do Sétimo Dia na cidade de Bananal-SP (pioneiro e fundador), nas áreas Missionárias e Assistência Social.

Foi ancião da igreja adventista por 38 anos. Foi tesoureiro da igreja por um periodo de 10 anos. foi também, pioneiro de várias igrejas.

Foi membro da Igreja Adventista de Tremembé SP, por 5 anos, com seus filhos, genros, netos e bisnetos.

As suas últimas palavras lúcidas, foram proferidas na ambulância, indo para o hospital, dirigidas a filha Ellen, dizendo:

- Ellen, eu não quero que você chore, estou partindo e logo Jesus vai voltar e eu encontrarei com todos vocês. Procure o Tesoureiro da igreja e devolva o meu dízimo, vá ao banco e não se esqueça de enviar dinheiro para TV Novo Tempo.

Na cirurgia ele conservou seu bonezinho da TV Novo Tempo na cabeça e falava aos médicos: Assitam a TV Novo Tempo, é a TV da Esperança.

O pastor quando foi consolá-lo nos últimos momentos, acabou sendo consolado pelo Sr. Manoel que ao ver a tristeza do pastor disse: Pastor, não se turbe o vosso coração credes em Deus crede também em mim, na casa de meu pai há muitas moradas...

Seus hinos preferidos do hinário Adventista: 491 Além do céu azul; 373 Deus cuidará de ti; 551 Muito além do sol e 401 Abre senhor os olhos meus.

Seus versos Biblicos preferidos: Salmo 23 e 37:5

MENSAGEM DOS FUNCIONÁRIOS DA REDE NOVO TEMPO

Em nome de todos os funcionários da Rede Novo Tempo de Comunicação, gostaríamos de externar nosso carinho e agradecimento a uma pessoa incansável, que aproveitou ao máximo, as oportunidades e o tempo, compartilhando tudo o que ele podia para transmitir esperança às pessoas que encontrava. Sabemos que o seu Manoel gastou seus últimos momentos da sua vida como um anjo da esperança. Sua vida é uma inspiração de como podemos testemunhar para Deus com os recursos que possuímos. Com certeza, ao usar uma camisa ou um boné, ele testemunhou do amor de Deus. À memória dele, agradecemos por ter sido um grande anjo da esperança.

E pensando em esperança, nos dirigimos à toda a família do seu Manoel.

Queridos, essa nossa vida é apenas passageira. A perda de alguém que amamos é mais uma evidência de que nosso lugar não é aqui. O Céu é o nosso destino e lá, as alegrias serão infinitamente maiores. Mantenhamos os olhos fixos em Jesus, com a certeza de que, em um futuro não tão distante, as palavras escritas pelo apóstolo Paulo se tornarão realidade: "Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como
os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram. Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com essas palavras" (1Tessalonicenses 4:13-18).

É só uma questão de tempo e poderemos abraçar o seu Manoel novamente. Deus não tarda em suas promessas.

Contem com o nosso melhor na pregação do evangelho para apressarmos a volta de Jesus, com o nosso carinho e as nossas orações.

Um abraço muito carinhoso da Família Novo Tempo

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

5 Maneiras de Afastar seu Filho da Igreja

Encontrei um material bem interessante em um site com temas para jovens, e resolvi colocar aqui para que mais gente tenha acesso. Certamente alguns até já conheçam o texto.

É um tremendo alerta para os pais, especialmente aqueles que têm filhos em idade de formação do caráter e da consciência religiosa (5 aos 12 anos). E também é uma resposta à célebre pergunta que muitos se fazem: "por que meu filho abandonou a igreja, se eu fiz o máximo para ele permanecer nela?".

AS 5 MANEIRAS DE AFASTAR SEU FILHO DA IGREJA

1. Diante das menores dificuldades, tais como, indisposição, chuva, frio, cansaço, não vá aos cultos. Com isso seu filho vai crescer com a idéia de que freqüentar as reuniões não é assim tão necessário.
"... e considerem-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia” (Hebreus 10:25-25),

2. Quando estiver à mesa ou nas reuniões da família, faça comentários ou críticas ao ensino do pastor ou demais líderes. Com isso seu filho crescerá não tendo respeito por eles, nem dando créditos aos seus ensinos.
"Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa das suas obras. Tende paz entre vós" (I Tessalonicenses 5:12-13).

3. Cuide para que seu filho cresça num lar que não seja diferente de qualquer outro. Afinal, que valor há em aplicar princípios da Palavra de Deus a todos os aspectos da vida familiar?
"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te” (Deut. 6:6-7).

4. Gaste diante da TV todo o tempo que passa em casa, ao invés de separar parte dele para a leitura da Bíblia e oração em família. Basta apenas "rezar" na hora das refeições. Com certeza seu filho aprenderá que orar e estudar a Palavra de Deus não tem nenhum valor pra você.
"E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, e a guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, a fim de os cumprir..." (Deut. 17:19).

5. Comente à vontade sobre a vida dos outros membros da igreja. Depois, ao encontrá-los no cultos, apresse-se a cumprimentá-los com um largo sorriso. Com isso seu filho terá a impressão de que a vida cristã é pura hipocrisia; e assim ele desejará seguir o mesmo caminho que você o ensinou.
"... que a ninguém difamem, nem sejam contenciosos, mas, moderados, mostrando toda a mansidão para com todos os homens" (Tito 3:2).

Fonte: Blog Gilson Medeiros

Escolas adotam criacionismo em aulas de ciências

O criacionismo se espalha pelas escolas confessionais brasileiras - e não apenas no ensino religioso, mas nas aulas de ciências. Escolas tradicionais religiosas como Mackenzie, Colégio Batista e a rede de escolas adventistas do País adotam a atitude de não separar religião e ciência nas aulas, levando aos alunos a explicação cristã sobre a criação do mundo junto com os conceitos da teoria evolucionista. Algumas usam material próprio. Outros trabalham com livros didáticos da lista do Ministério da Educação e acrescentam material extra.

“Temos dificuldade em ver fé dissociada de ciência, por isso na nossa entidade, que é confessional, tratamos do evolucionismo com os estudantes nas aulas de ciências, mas entendemos que é preciso também espaço para o contraditório, que é o criacionismo”, defende Cleverson Pereira de Almeida, diretor de ensino e desenvolvimento do Mackenzie. O criacionismo e a teoria da evolução de Charles Darwin começam a ser ensinados no colégio entre a 5ª e 8ª séries do fundamental. Na hora de explicar a diversidade de espécies, por exemplo, em vez de dizer que elas são resultados de milhares de anos do processo de seleção natural, se diz que a variedade representa a sabedoria e a riqueza de Deus.

Especialistas ouvidos pela reportagem consideram um equívoco a presença do criacionismo na aula de ciências.“É completamente inadequado ensinar como teoria científica, porque não é teoria científica”, diz Ildeu de Castro Moreira, diretor do departamento de Popularização da Ciência e da Tecnologia do Ministério da Ciência e da Tecnologia. Para ele, não há problema abordar o assunto, “assim como se fala em alquimia na história da ciência”, mas “oferecê-lo como alternativa é uma inverdade.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: G1

Crescer começa campanha de arrecadação

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ADRA Luizote tem novo site

Clique na imagem para conhecer o site da ADRA Luizote

Igreja Adventista na Sérvia solicita proteção à comunidade internacional

Foto: Apareceram ameaças nas paredes da igreja adventista Sivac no mês de setembro.

Criminosos quebraram janelas, picharam ameaças sobre paredes e destruíram propriedade privada em cinco templos adventistas do sétimo dia na Sérvia, no mês passado, levando dirigentes da Igreja a apelar à comunidade internacional em busca de ajuda.

Os últimos atos de violência ocorreram após um ano de aumento de atividades criminosas contra os adventistas na Sérvia, segundo uma declaração emitida por dirigentes da Igreja na região do Sudeste Europeu.

"Informamos as autoridades de tais ocorrências, e em vista de que incidentes desse tipo têm acontecido repetidamente, decidimos que as medidas tomadas não foram eficazes, nem estão sendo tomadas providências para proteção e segurança dos membros da Igreja e suas propriedades", declarou o presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia na região do sudeste europeu, Miodrag Zivanovic, num apelo enviado na sexta-feira.

Zivanovic declarou que o governo sérvio não tem tomado medidas para proteger a Igreja Adventista contra crime e violência e as autoridades legais locais não têm tentado deter e punir os perpetradores.

"A Sérvia tem enfrentado situações difíceis por anos. Alguns extremistas crêem que precisam de um bode expiatório, que encontram em minorias religiosas", declarou John Graz, diretor do Depto. de Relações Públicas e Liberdade Religiosa da denominação a nível mundial. "Esperamos que o governo da Sérvia responda a essas agressões e demonstre ao mundo sua postura pela liberdade religiosa".

Cópias do apelo foram enviadas ao governo sérvio, à Organziação para Segurança e Cooperação Européia, ao Concílio da Europa e a embaixadas dos EUA, Alemanha e Austrália, bem como ao Centro de Desenvolvimento da Sociedade Civil e à sede mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Os atos de vandalismo começaram em Janeiro de 2008 quando templos nas cidades de Sivac, Kula e Kragujevac tiveram pichações ameaçadoras, declara o apelo. Em outubro as janelas do templo adventista em Kragujevac foram despedaçadas, seguindo-se à invasão da sede da Igreja local em Belgrado em novembro. Os vândalos de Belgrado foram captados por câmeras de segurança ao danificarem carros no estacionamento.

Nenhuma detenção foi realizada até a ocasião do apelo.


Fonte: Adventist News Network

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Associação Mineira tem novos líderes

Foto: Novos líderes eleitos

O Estado de Minas Gerais amanheceu com novos líderes adventistas para a região Norte, Triângulo Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte e adjacências. Num território extenso com 12 milhões de habitantes, os delegados propuseram iniciar estudos para criação de uma nova Associação para atender desafios evangelísticos de 1 adventista para 320 habitantes. O relatório apresentado incluiu dois chamados inter-união (São Paulo e Curitiba), aguardando confirmação.

A lista aprovada pela 19ª Assembléia apresenta os nomes de Ursulino Viana Freitas (presidente e missão global), José Marcos Nunes de Oliveira (secretário e ministério da família), Daniel Lopes de Toledo (tesoureiro e expansão patrimonial), Elias Malaquias dos Anjos (secretaria ministerial e evangelismo), Uziel Prates Rodrigues (Escola Sabatina e Ministério Pessoal), Andréia dos Anjos (ministério da mulher, ministério da criança e AFAM), Almir Oliveira (educação, liberdade religiosa e deveres cívicos e ADRA), Hiran Kalbermatter (publicações, espírito de profecia e literatura denominacional), Eduardo Batista da Silva (ministério jovem aventureiros, desbravadores e música) e Fábio Lúcio Dias (comunicação, saúde e mordomia).

Fonte: UEB


Nota do editor

O trabalho que o Projeto Crescer vem fazendo na cidade de Uberlândia, entre vários outros, tem como objetivo trazer uma associação para o Triângulo Mineiro. Se eu e você apoiarmos, poderemos transformar um sonho em realidade.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Pastor adventista conta horror vivido em Santa Catarina

Caminhão da ADRA leva mantimentos a Blumenau

Blumenau, SC... [ASN] Fábio Roberto Correa, pastor das igrejas adventistas de Blumenau, em Santa Catarina, conta o que viveu a partir do dia 22 de novembro, com as chuvas que inundaram várias cidades catarinenses, desabrigaram milhares e mataram dezenas de pessoas. Leia o emocionante relato do pastor.

“22 de novembro de 2008 era para ser um sábado normal, não fosse o excesso de chuvas que caía em volume nunca visto durante os 3 últimos meses e a realização da Caravana da Esperança em Blumenau, pelo pastor Neumoel Stina, que pregava enquanto a chuva caia fortemente nos pátios na Vila Germânica, em Blumenau.

“Choveu o dia todo e a noite toda. Quando amanheceu o dia 23, fui acordado por minha esposa que me mostrou o rio que corre atrás do nosso prédio. Ele estava cheio e quase chegava no quintal do condomínio: 8,5 metros, enchente em Blumenau. Tiramos o carro da garagem e levamos a um morro próximo. Fui à padaria e fiquei assustado. Não havia luz, nem pão. Uma fila enorme. Um desastre iminente? Corri para a igreja e me juntei a dois diáconos para juntos salvarmos os móveis e utensílios das partes de baixo da igreja.

“A água cobria a calçada enquanto uma canoa era levada pela correnteza. Às 11h um amigo chegou machucado com suspeita de fratura em ambos os pés, um motoqueiro o levou ao hospital. Na igreja nosso almoço foi 3 pacotes de bolacha recheada que pegamos do Mutirão do Natal. Pouco tempo depois o telefone toca e uma voz assustada dizia que iria abandonar o prédio, pois todas as casas em frente dele estavam caindo, que horror! O rio já estava em 10 metros.

“Saí da igreja de caiaque e atravessei a alameda com água pela cintura. Quando entrei na rua Hermann Huscher presenciei uma cena que nunca tinha visto na vida. As casas pareciam de papelão e os morros derretiam como sorvete sob o sol de primavera. Pessoas gritavam, outras choravam. Minha esposa saia entre a lama, abraçada e chorando com uma amiga. O vizinho trazia minha filha no colo, assustada sem entender o que estava acontecendo. Um primo nos deu abrigo, comida e cama. Começava uma semana que marcaria a vida de todos nós.

“Tinha 10 anos quando ocorreram as terríveis enchentes de 1983 e 84, não me lembro de muita coisa, mas desta vez nós estávamos completamente envolvidos. Desde a menina de 3 anos que morreu soterrada na Rua Araranguá, no primeiro dia da enchente, até a família de 4 pessoas que foi soterrada nesta sexta-feira, no já famoso morro do Baú. Tudo isso mexeu conosco. Vizinhos perderam as casas, amigos e irmãos perderam tudo, uma vida, um sonho.

“No rosto dos blumenauenses um misto de angústia, medo, dor, perdas, mas principalmente solidariedade. A tragédia uniu a todos, seja no prédio, na rua ou na igreja. Não importava a cor da pele, a posição social, a religião. Todos arregaçaram as mangas e se puseram a trabalhar para minorar a dor dos flagelados: seja socorrendo um vizinho, limpando casas, fazendo comida, levando mantimentos, ou orando. Todos irmanados com uma força colossal e com uma esperança titânica. Vamos recomeçar, vamos construir tudo de novo.

“No meio da semana a ADRA e sua valorosa equipe começava a trabalhar, o primeiro caminhão abarrotado de mantimentos chegava de Florianópolis. De todos os cantos de Blumenau, os irmãos vinham buscar comida, água e roupa para seus vizinhos, parentes e amigos. Nunca vi tanto desprendimento e caridade. Ontem mais dois caminhões, um de pessoas que nem conhecemos lá de Bom Retiro e Alfredo Wagner. É o Brasil unido por Santa Catarina.

“Na semana da Caravana da Esperança, o que mais se fala é de esperança, esperança, esperança. Onde está a esperança? Quem sabe a resposta esteja na calamidade, nos desbarrancamentos, no morro! Foi isso que se viu neste final de semana trágico. No bairro Garcia houve um grande desbarrancamento num morro, a lama correu e as árvores caíram, mas as que ficaram formaram algo que nos chama a atenção: uma cruz.

“Uma cruz? Sim uma cruz. Elevo os meus olhos para os montes. De onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra. No ano do Impacto Esperança a cruz está lá como um lembrete para os blumenauenses e para o mundo de que na cruz há esperança. Esperança para reconstruir tudo de novo, esperança de dias melhores, de dias de sol. Esperança de um novo amanhã, não aqui, mas na Pátria além.

“29 de novembro de 2008, mais um sábado chegou, era para ser diferente, mas aqui estamos nesse teatro com nossos líderes que vieram para nos trazer uma palavra de conforto, de amor, de fé e, principalmente, esperança.” [Equipe ASN - Fabio Roberto Correa]

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Mil cestas serão distribuidas em Uberlândia

Parte da equipe organizadora do Mutirão de Natal em Uberlândia

A equipe organizadora do Mutirão de Natal em Uberlândia está trabalhando "duro" para representar bem a igreja adventista na cidade. Pela primeira vez, o Mutirão de Natal será interdistrital, envolvendo todas as igrejas dos 4 distritos de Uberlândia.

No dia 14 de dezembro (domingo), pontualmente ás 09 horas, será realizado um programa especial enfrente a ADRA localizada no bairro Jardim Finotti, para a entrega das cestas básicas. A rua será fechada e um palco, emprestado pelo Arroz Vasconcelos, será montado para a realização da programação. Nesse dia será entregue mais de 1.000 cestas básicas e o evento contará com a participação de políticos e da imprensa em geral.

Para que a festa seja bonita, você está sendo convidado a participar com sua presença e a da sua família e amigos. Todos devemos apoiar para que a sociedade uberlandense perceba que somos um povo organizado e atento às necessidades alheias.

Os alimentos arrecadados pelas igrejas deverão ser levados para as dependências da Adra entre os dias 08 e 12 de dezembro no horário de 08 às 12 horas. Destes alimentos, 80% retornará á igreja que doou e o restante, 20% beneficiará 2 entidades beneficentes da cidade de Uberlândia.

O endereço da ADRA é Rua Manoel Camargos da Cruz, 81 - Jd. Finotti.

Contamos com o seu apoio.

ADRA Uberlândia. Bairro Jardim Finotti

Como está a situação de nossos irmãos em Santa Catarina


a. Itajaí: A situação das igrejas e escolas adventistas em várias regiões é complicada e as informações só chegaram na última terça-feira, devido aos desmoronamentos, à quantidade de água e aos riscos de novos desabamentos. Um dos distritos pastorais mais afetados foi o de São Vicente. Segundo o pastor Paulo Predebon, na Igreja da Cidade Nova, todas as famílias tiveram de sair de casa. Aproximadamente 300 membros estão desabrigados, o que significa pelo menos metade do número de membros de todo o distrito, formado por sete igrejas.

b. Blumenau: Nessa região, fortemente castigada, não houve mortes, mas pelo menos cinco adventistas tiveram ferimentos em virtude da enxurrada e 20 pessoas estão desabrigadas. Os adventistas foram atingidos, principalmente, nos bairros Fortaleza, Garcia e Bela Vista. A Igreja Central está interditada e foram canceladas as programações, pois houve um desmoronamento e impediu o acesso ao templo. A Igreja Adventista do Sétimo Dia tem um ponto de apoio em Blumenau, que é a residência da irmã Mariá, local para onde estão sendo encaminhadas doações. Os contatos com ela são através dos telefones (47) 3037-1814 e (47) 3037-1797. Segundo o pastor Diógenes Mariano, do distrito de Garcia, em Blumenau, pelo menos dez pessoas estão desabrigadas e foram acomodadas em um colégio provisoriamente enquanto recebem alimentos e agasalhos. Essas pessoas tiveram perda de tudo o que estava em suas casas. Mariano solicita ajuda com roupas de cama e colchões. “Tudo o que foi arrecadado com o Mutirão de Natal já foi destinado às pessoas”, explica.

c. Outros locais: Em Itapema, três famílias adventistas estão em casas de parentes e duas famílias também passam por problemas em Tijucas. Ainda não há informações de quantos membros estão flagelados em São João Batista e Canelinha e nem de Gaspar Alto, local da igreja histórica fundada em 1895. Conforme o pastor distrital, Maurício Ticona, a cidade de Guabiruba está sem água potável ainda. Em Jaraguá do Sul, duas famílias adventistas foram prejudicadas. Não há ainda desabrigados, mas com as cheias dos rios houve transbordamento e membros de Guamiranga, no interior de Guaramirim, permanecem isolados. A maior necessidade nessa região é de fraldas e leite para crianças.

Fonte: USB em 25/11/2008

Pesquisa aponta que 56% da população israelense aprova mudança do sábado para o domingo

Jerusalém, Israel

Ocorre um debate no partido NRP, liderado por Zevulon Orlev, que Israel divulgou uma pesquisa feita entre a população quanto a sua proposta sobre a mudança do sábado para o domingo, nesse país. Houve 56% de apoio da população ao projeto de mudança, com apenas 30% de objeção.

Por ele o domingo se torna o dia de descanso, embora o sábado ainda permaneça. Os meios de transporte e de divertimento funcionam, então, no sábado, não mais no domingo. É uma lei que dá início a uma transferência da solenidade do sábado para o domingo, e da secularidade do domingo para o sábado.

O sábado é o dia de descanso nesse país. As repartições públicas ainda continuarão fechadas no sábado, mas o transporte, e as diversões passam a abrir. A idéia é dar às famílias mais tempo para passarem juntas, sábado e domingo. O tempo de trabalho seria compensado pelo aumento das horas de segunda a sexta-feira.

Fonte: Israel National News.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Mutirão de Natal 2008 com Rafaela Pinho

Tema Jovem 2009: Brilha em Mim


Brilha em Mim, esse será o tema dos Jovens Adventistas para o ano de 2009. Deixar Cristo brilhar na vida de cada jovem é um compromisso diário, é dizer: Brilha em mim Senhor das luzes Cristo meu, quero ser um contigo assim, como tus és ligado a Deus, brilha em mim vem hábitar em meu coração, pois eu só vou brilhar por ti,se o Senhor brilhar em mim,Senhor brilha em mim!

Exército boliviano encerra buscas por gaúcho desaparecido no país

Investigações agora devem ficar por conta da polícia internacional, a Interpol

O exército boliviano desistiu oficialmente de procurar pelo gaúcho Rodrigo Oleinski, 28 anos, desaparecido nas montanhas do país. Depois de mais de um mês de buscas e uma varredura feita pelos militares no Monte Sajama, na Cordilheira dos Andes, o jovem não foi encontrado.

Apesar da recompensa em dinheiro oferecida, ninguém deu informações sobre o paradeiro dele. Segundo a família, as investigações agora devem ficar por conta da polícia internacional, a Interpol. O gaúcho estava na Bolívia desde fevereiro, onde estudava teologia na Universidade Adventista de Cochabamba.

Fonte: Pioneiro

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

IASD Santa Mônica se solidariza com os catarinenses


A ADRA da igreja do bairro Santa Mônica doou nesta segunda-feira roupas e calçados para os desabrigados em Santa Catarina. A doação foi feita no Supermercado Bretas.