terça-feira, 30 de setembro de 2008

Tremor de terra atinge Uberaba e assusta moradores

Abalo de 3,1 graus na Escala Richter foi sentido em mais cinco municípios


Os habitantes de Uberaba, cidade a 110 quilômetros de Uberlândia, foram surpreendidos ontem por um tremor de terra que atingiu 3,1 pontos na Escala Richter. O abalo foi registrado às 12h19 pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB) e sentido em um raio de 50 quilômetros pelos moradores dos municípios de Conquista, Ponte Alta, Sacramento, Santa Juliana e Nova Ponte. A Defesa Civil de Uberaba, onde foi localizado o epicentro do tremor, informou que até o início da noite de ontem, não havia registro de danos físicos ou materiais.

Abalos desta magnitude são pouco comuns no Brasil. Segundo o auxiliar em pesquisa do Observatório Sismológico Daniel Caixeta, são registrados 10 a 20 tremores por ano no País com estas características. “A maioria em regiões não habitadas. Muitos não têm expressão nem geram conseqüências”, afirmou. O tremor de terra de ontem em Uberaba surpreendeu os próprios estudiosos da UNB, que não encontraram nos registros do observatório outro abalo semelhante no Triângulo Mineiro.

Os técnicos da Universidade de Brasília vão investigar o fenômeno e continuar monitorando a região nos próximos dias. “Estamos em alerta, esperando qualquer informação a mais”, disse Daniel Caixeta. As causas serão divulgadas depois das análises. “É possível que se trate de uma estrutura muito frágil com pequenas falhas tectônicas. Precisamos de um estudo minucioso para identificar melhor.”

No momento do tremor, a Defesa Civil de Uberaba recebeu mais de 30 chamadas. A maioria partiu de moradores da zona Sul, nos bairros de Valim de Melo e Gameleira. De acordo com o secretário de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos, Fabiano Lopes dos Santos, dois técnicos e um engenheiro do município percorreram as casas, de onde partiram as ligações, para verificar possíveis danos. “Ainda não temos condição de afirmar com certeza, mas até agora não tivemos problemas. O abalo foi maior na zona rural”, afirmou Santos.

Os pontos da Escala Richter medem a quantidade de energia liberada durante a quebra da estrutura tectônica. “Os 3,1 revelam que a falha não foi muito grande. Mas qualquer fato desconhecido acaba causando susto na população”, afirmou o pesquisador da UNB Daniel Caixeta.

Moradores de vários bairros sentiram o abalo

Três dias depois de ser surpreendida por uma chuva de granizo e uma enchente no Centro da cidade, Uberaba voltou a ser abalada ontem por um tremor de terra de 3,1 na escala Richter. Várias pessoas que estavam nos bairros Residencial 2000, Gameleira, Estados Unidos, Valim de Melo e São Benedito sentiram o abalo sísmico.

De acordo com a Defesa Civil, não houve registro de feridos ou desabrigados, mas vários moradores da cidade reclamaram do susto provocado pela queda de objetos das prateleiras.

Adão Bento Sene Júnior, gerente do Banco do Brasil em um posto de atendimento situado no interior do Parque Fernando Costa, acreditou inicialmente que o tremor tivesse sido provocado pelo descarregamento de carga pesada ou a passagem de um caminhão próximo ao local onde fica a agência.

“Eu e o vigilante da agência Luciano sentimos o tremor na hora. Foi próximo ao horário do almoço. Estava sentado e senti uma vibração rápida, na minha perna. Teve duração de um a dois segundos. Só me dei conta do que tinha ocorrido 10 minutos depois, quando um cliente que tem fazenda em Conquista me ligou e perguntou se eu tinha sentido também a terra tremer.” Reginaldo Palhares, bancário, disse que sentiu o tremor, mas também não achou que fosse grave.

Na casa de Maria de Fátima Miranda Silva, no bairro Valim de Melo, além de assustar, o tremor deixou marcas. Segundo ela, havia uma pequena rachadura na parede. O abalo fez com que a fenda aumentasse de espessura e de tamanho. “Agora a gente fica com medo, não sabe ao certo até que ponto a estrutura da casa foi prejudicada nem se acontecerá de novo. Acabou nossa tranqüilidade.”

A moradora do Jardim Maracanã, Carolina Maria dos Reis estava deitada na cama quando sentiu o quarto balançar e um barulho semelhante a um trovão. “Levantei e corri para fora da casa. Todos na rua se assustaram e também tiveram a mesma reação”, disse.

O que é um terremoto?

É a movimentação abrupta de partes da Terra devido à ocorrência de uma fratura na litosfera (camada rígida mais externa da Terra de até 100 quilômetros de espessura). A fratura gera um movimento relativo abrupto de uma parte do terreno, numa região de fraqueza (falha) submetida a esforços crescentes ao longo do tempo. O movimento se dá no instante em que a rocha se rompe, por ter atingido o seu limite de rigidez elástica.

Onde acontecem os terremotos?

Os terremotos podem ocorrer em qualquer parte da Terra. Entretanto, sabe-se que eles são mais freqüentes nas bordas ou nos limites de placas tectônicas, onde elas se tocam ou se roçam, produzindo quebras ou rupturas.

O Brasil está livre de terremotos?

Não. Por estar situado no interior da Placa Sul-americana, o Brasil não está sujeito a grandes terremotos, mas quase todos os dias ocorrem pequenos tremores de terra, que são chamados de microtremores e não são, na grande maioria, suficientes para causar danos à população brasileira.

Qual foi o maior terremoto ocorrido no Brasil até hoje?

O maior terremoto que já ocorreu no Brasil foi em 31 de janeiro de 1955, no Norte do Estado do Mato Grosso. O terremoto atingiu a magnitude 6,2 na Escala Richter e, por ter ocorrido em área desabitada, não causou danos materiais nem a pessoas. Entretanto, foi forte o suficiente para ser percebido em Cuiabá, situada a 380 quilômetros ao Sul do epicentro.

É possível prever um terremoto?

Não. Os terremotos não são ainda previsíveis e, mesmo que fossem, não poderiam ser evitados. Entretanto, existem casos conhecidos de previsão de terremoto observando-se o comportamento dos animais. O que é possível atualmente é estimar uma provável ocorrência de terremotos por meio da observação da história sísmica de determinada região, avaliando a freqüência com que estes tenham ocorrido naquela região, mas sem qualquer possibilidade de previsão do momento e do local exatos onde ocorrerá o terremoto.

O que é a escala de magnitude?

É uma escala que mede o tamanho dos terremotos e se relaciona com a quantidade de energia liberada no foco sísmico ou ponto de origem das ondas sísmicas e também com a amplitude das ondas registradas pelos sismógrafos. A mais utilizada é a Escala Richter, que foi desenvolvida em 1935 pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutenberg, do California Institute of Technology (Caltech), quando estudavam sismos no Sul da Califórnia.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Responde Aí: Podemos confiar na Bíblia?



Essa matéria foi gravada para o quadro "Responde Aí Sexta Jovem" do programa Sexta Jovem da IASD Central de Uberlândia. Entre no link http://br.youtube.com/watch?v=M2Y1-gh2w-o e responda a pergunta: Podemos confiar na Bíblia?

Profecias do Fim


O irmão Alvanílio Chaves, de maneira bastante prática e coloquial, traz a lume um livro que se fazia necessário, em virtude dos últimos acontecimentos que sacudiram o Planeta Terra.

Este livro, embasado num acervo teológico magistral, tem como finalidade abordar as profecias através de uma linguagem simples, de fácil entendimento, dedicado principalmente àqueles que se interessam pelo assunto, mas tem dificuldades em entender e perceber o desenrolar das profecias na história.

Todas as profecias abordadas nesse livro indicam o tempo da volta de jesus. Portanto, é um livro de esclarecimentos, estudos e reflexões sobre o tempo do fim.

A violência, imoralidade e corrupção chegaram a patamares insuportaveis. E os eventos no mundo físico, moral e religioso nos animam a crer que esta é a geração que Jesus disse não passaria "sem que todas estas coisas aconteçam." Mateus 24:34.

Além da boa leitura que você vai fazer, ainda terá acesso a estudos bíblicos profundos e práticos.

Um grande abraço,
Lourenço Gonzalez.

Saiba como adquirir este livro entrando no site www.profeciasdofim.com

domingo, 28 de setembro de 2008

Conheça o Projeto Crescer



• Visão Geral para o Projeto: Adventistas e congregações dos distritos de Uberlândia e Triângulo Mineiro crescendo e servindo com senso espiritual de unidade e missão.

• Justificativa: As ações propostas têm objetivos definidos na visão geral, justificando-se pela seguinte realidade:

1ª – As dificuldades de unidade e trabalho coordenado da comunidade e congregações adventistas em nível metropolitano e regional, oriundas da falta de consciência denominacional e da ausência de ações interdistritais coordenadas para prática de atividades eclesiásticas que tenham como objetivo a conservação e motivação de membros, tais como: realização de programas de treinamento e reavivamento locais e interdistritais, aquisição de terrenos e construção de novos templos, encaminhamento do membro às atividades educacionais e assistenciais das instituições e profissionais adventistas existentes, etc.

2ª – As dificuldades que os pastores e líderes enfrentam quanto à falta de unidade para enfrentamento de questões doutrinárias, dando margem ao surgimento de métodos e ações diversos de enfrentamentos do secularismo e diversidade cultural que insistem em infiltrar e permanecer na igreja de Deus;

3ª – As dificuldades de realização de trabalho coordenado e unitário, a nível metropolitano e regional, visando à aceitação e expansão da mensagem adventista no meio evangélico e espírita, cujos credos religiosos predominam no município e região;

• Etapas:

• Primeira Etapa do Projeto: Cidade de Uberlândia

• Segunda Etapa do Projeto: Triângulo Mineiro

• Dados Relevantes:

• Relação de Adventistas para não adventistas na área da primeira etapa do projeto: um adventista para cada 255 não adventistas (população da cidade dividida pelo número de adventistas totais das congregações dos quatro distritos).

• Bairros sem congregação na área da primeira etapa: De um total de 70 bairros, apenas 26 têm presença de congregações adventistas.


Triângulo Mineiro "aquece as turbinas"


Educadores adventistas do Triângulo Mineiro realizaram, no dia 21 de setembro, o lançamento de matrículas da rede para escolar para 2009. A proposta é alcançar 440 alunos na região. A equipe é formada por 25 professores, 10 funcionários e diretores do Centro Educacional Adventista de Uberlândia (CEAU) e da Escola Adventista de Luizote de Freitas.

O grupo vestiu a camiseta-símbolo da matrícula para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, de cor preta estilizada. No programa, palestra feita pelo diretor do CEAU, Cláudio Meirelles, seguida, de apresentação de desafios pelo diretor de educação da Associação Mineira Central, pastor Lemuel Moreira.

Alvos para 2009

Centro Educacional Adventista de Uberlândia, 330 alunos

Escola Adventista de Luizote de Freitas, 110 alunos


Fonte: UEB

Santa Mônica realiza Encontro de Casais


O Ministério Lar e Família e da Mulher da igreja do bairro Santa Mônica realizou nos dias 26 e 27 de setembro um encontro que contou com a participação de aproximadamente 60 casais de Uberlândia, Monte Alegre e Uberaba.

Na opinião de Israel Mateus, da IASD Buritis, esse foi o melhor encontro de casais que ele já participou. "Fiquei muito feliz de participar de um encontro com esse. Já participei de vários, mas diferente como esse, nunca. Tô muito feliz com isso", disse Lenita da IASD Canaã.

Pr. Noel Costa e sua esposa Profª. Erenita Costa

O evento teve como oradores o Pr. Noel Costa (pastor, psicólogo, doutor em psicologia clínica, especializado na área familiar, adolescência e saúde mental) e Profª. Erenita Costa (pedagoga e teóloga especializada em orientação e educação familiar). Na ocasião disseram que o encontro superou suas expectativas e o nível espiritual que alcançou foi muito bom. "O que nos impressionou bastante foi a participação de um grande número de amigos que não pertencem à igreja mas se sentiram tão bem de estar em nosso meio que estiveram o tempo todo participando, se envolvendo e colaborando. Isso foi realmente muito marcante."

Para o casal Luiz Donizete e Rosimeire, o encontro de casais foi um dos mais espirituais realizado até hoje. "Foi ótimo", disseram.

Luiz Donizete e Rosimeire

A programação que começou na sexta-feira, terminou no pôr-do-sol de sábado com uma belíssima santa ceia especial para casais e fechou com chave de ouro num jantar de gala realizado no Uberlândia Clube. Para Tininha, uma das organizadoras, o encontro foi muito melhor do que o esperado.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Site alcança a marca de mais de 100 mil acessos

Devido ao sucesso do site www.iasdemfoco.net alcançar a marca de mais de 100 mil acessos, a produção do site lança uma promoção imperdível!

Quer ganhar brindes?

Participe da promoção IASD EM FOCO é 10 no site www.iasdemfoco.net
Entrem e participem...

IASD EM FOCO,
A Mensagem ao Seu Alcance,
Evangelismo Sem Fronteiras!

Fatores que favorecerão a santificação do domingo

No final dos tempos vai haver uma grande controvérsia sobre o dia em que devemos, segundo os mandamentos da Lei de DEUS, santificar como dedicado exclusivamente ao Senhor. Há no mundo três dias em questão: a sexta-feira, dia dos muçulmanos, o sábado, dia dos adventistas, outras igrejas e dos judeus e o domingo, dia da igreja católica, de muitas outras igrejas cristãs que herdaram esse dia do catolicismo, que o herdou do paganismo e espiritismo.

A controvérsia se dará não por iniciativa dos muçulmanos querendo defender a sexta-feira, nem por parte dos judeus ou adventistas, querendo defender o sábado, nem por parte dos pagãos, querendo defender o domingo, mas, por parte do protestantismo dos Estados Unidos, aliado ao Vaticano, para impor o domingo. Antes dessa imposição teremos em muitos lugares um debate em forma de controvérsia, na forma de pregação nas igrejas, e textos em jornais, revistas, livros e TV, e outros importantes meios de comunicação. Essa controvérsia já acontece, e tende a se acentuar cada vez mais. Ela chegará a seu auge quando o domingo for imposto pela força da lei, inicialmente nos Estados Unidos, e então, gradativamente, pelo mundo todo.

Que motivos hoje favorecem a santificação do domingo? Vejamos os mais importantes:

a) As pessoas não param mais de trabalhar, e os níveis de estresse estão cada vez mais elevados;

b) O comércio está sem limites para parar, se nada for feito, em algum tempo teremos não 40 horas por semana com lojas abertas, mas literalmente 168 horas;

c) A abertura do comércio aos domingos não aumenta significativamente as vendas na economia de um país, nem aumenta significativamente os impostos, segundo um estudo realizado por professores da USP, portanto, não há porque as lojas abrirem aos domingos;

d) Quem leva vantagem com a abertura aos domingos são as lojas dos grandes centros comerciais e de lazer; em detrimento, no caso, das lojas de rua;

e) Para reorganizar outra vez o que está saindo do controle, é necessária uma determinação legal em forma de lei, obrigando a todos o fechamento do comércio aos domingos, e assim também qualquer outra atividade econômica;

f) Para o Igreja Católica, a situação é de verdadeiro caos, pois, na realidade, não tem nenhum dia de guarda, pois os próprios católicos tanto vão à missa quanto trabalham em seu dia santo, isso reforça a necessidade de uma lei de força para esse dia ser guardado;

g) Torna-se claramente necessário estender a obrigatoriedade a todas as igrejas, até porque a maioria guarda o domingo. Ocorre que se algumas pessoas que santificam outro dia, o sábado ou a sexta-feira, não tiverem sobre elas obrigatoriedade alguma para seus respectivos dias santos, essa prática traria confusão na mente dos guardadores do domingo, e eles poderiam debandar para essas outras religiões, onde o dia de guarda nunca foi nem é obrigatório por força de lei civil.

h) Portanto, para organizar a vida dos membros da igreja católica, o que já está evidente, terá de ser feito por força de lei sobre os próprios católicos, também deverá abranger as demais religiões, pois, senão vai ficar contraditório, apenas os guardadores do domingo serem obrigados por força de lei.

i) Essa lei obrigará não somente a cessação do trabalho aos domingos, mas a obrigatoriedade da presença na missa e participação na eucaristia, conforme o documento de João Paulo II, Dies Domini.

j) Para isso, se evocará, como já está sendo, os decretos do império romano antigo, como jurisprudência e justificativa, de algo que já deu certo.

k) Ou seja, ao menos assim se ouve dizer, os católicos mais uma vez ficarão felizes por poderem guardar o domingo. Ora, eles estão sendo obrigados a trabalhar nos domingos não pelos muçulmanos nem pelos judeus nem pelos adventistas, mas pelos próprios católicos, que abrem seus negócios aos domingos. Os proprietários de comércio de outras religiões facilmente dariam o domingo livre a quem quisesse de fato santifica-lo, pois entendem que todos devem ser livres para prestar o culto que pensam ser o certo.

l) Também se utilizará, paralelamente, a necessidade de maior devoção às coisas da igreja, diante do espantoso aumento de tragédias, desastres e da violência. A causa, segundo as mensagens da virgem Maria, é porque há muitos que não santificam o domingo, nem vão à missa.

m) Ainda, paralelamente, ao mesmo tempo em que a igreja católica precisa resolver seus problemas internos de devoção e santificação ao domingo, está alcançando grande poder a pregação da verdade bíblica do sábado, justamente em contraste do domingo, o que traz o perigo dos católicos descobrirem que o domingo é falso, não bíblico nem por autorização divina, não é o dia dos cristãos, mas dos pagãos, e por ele não se adora aquele que fez (ver Apoc. 14:7). A rigor o domingo não pertence aos protestantes, nem aos católicos, mas aos pagãos.

n) Mais alguma coisa, o sistema de governo do planeta, da Nova Ordem Mundial, precisa dispor de um sistema de fidelidade a esse governo, ou seja, como há uma grave situação de descontentamento contra os EUA mundo afora, esse sistema de fidelidade se faz muito necessário. O domingo se presta bem para tal finalidade, ou seja, quem guarda o domingo estará prestando, semanalmente, uma espécie de garantia que concorda com o sistema de governo planetário em implantação, pois é uma ação conjunta dos EUA com o Vaticano e com o paganismo e espiritismo.

o) Também poderá servir de referencial a quem está de fato com os EUA no combate aos terroristas, e quem está contra;

p) Assim como servirá para identificar quem está com a ONU pelo projeto de “Paz e Segurança”, seu projeto prioritário que precisa de alianças e da união global para obter algum sucesso, e quem não está apoiando esse projeto;

q) Esse sistema todo, no seu conjunto, quer impor uma forma de adoração a satanás, mas isso não está nas manchetes, e nunca estará.

r) Os líderes muçulmanos não fundamentalistas e os seus políticos, que tem o poder, concordarão com a santificação do domingo, pois já há uma elegante simpatia pelo atual papa e por Maria, que se torna a santa universal, em lugar de JESUS. Ela está sendo cada vez mais bem aceita pelos muçulmanos. Os seus políticos, para defender a posição católica, são presentemente favorecidos com generosas somas em dinheiro, como profetiza Apoc. 18:3 e 11 a 16, países que se enriquecem à custa da luxúria da igreja que domina sobre os reis da Terra (Apoc. 17:18).

s) Os líderes judeus liberais também concordarão, pois assim se vê uma forma de resolver o caos que se instala na guerra entre palestinos e israelitas, fora de controle.

Portanto, a imposição do domingo tem múltiplos interesses: a consagração do presidente americano como líder sobre o planeta, como fez Constantino; a adoração da besta e do dragão; a solução de um problema da igreja católica dado que seus membros na verdade não santificam dia nenhum; a solução dos grandes problemas do mundo e a eliminação de igrejas que não se aliarem com o catolicismo paganizado. Isso demonstra que JESUS está por implementar grandes decisões em breve, e logo depois disso, vai voltar a esta terra.

Fonte: Knol

Nota: Estas são considerações interessantes de um pesquisador cristão sobre o tema controverso da polarização final - e mundial (ver: Apocalipse 13:15-17) - quanto ao dia de guarda dos cristãos; ressalvamos, no entanto, que elas não expressam necessariamente, em sua totalidade, a visão do editor deste blog quanto a este tema.

Adventista do 7º Dia não tem garantia de folga aos sábados

O juiz Geovane de Assis Batista, substituto na Vara de Senhor do Bonfim, julgou improcedente pedido de uma funcionária da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que queria ser dispensada a partir das 18 horas das sextas até 18 horas dos sábados.

Ela se oferecia para compensar a ausência. O magistrado entendeu que os empregadores não são obrigados a garantir ao trabalhador Adventista do 7º Dia folga remunerada aos sábados, nem mesmo sob alegação de liberdade de culto ou mediante proposta de compensação da jornada aos domingos ou durante a semana.

Ele conclui a sentença afirmando que “o perigo de se conceder o benefício não reside na falta de tratamento igual aos trabalhadores; tampouco ao risco de muitos, de diferentes religiões, que possam “pregar o não labor em qualquer outro dia”.

Outra preocupação do juiz foi o fato de que todos os adventistas do sétimo dia fossem discriminados pelos empregadores que poderiam deixar de contrata-los, pelo fato de saber que um entendimento judicial proíbe os trabalhadores de exercer as atividades ao sábado.

Fonte: Correio/Bahia

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Conheça a agenda virtual da IASD de Uberlândia

Clique na imagem para entrar no site

Um novo site está sendo criado para atender os irmãos de Uberlândia onde se pode localizar membros batizados, convidar cantores, pregadores, palestrantes, líderes da igreja através de telefone e e-mail e até conhecer os irmãos profissionalmente e contratar os seus serviços.

Se trata da agenda virtual da Igreja Adventista de Uberlândia. Para conhecer, entre no site www.grupoamt.com.br/agendaonline e comece a fazer sua consulta. Se você ou sua igreja ainda não está cadastrada, basta enviar um e-mail para suporte@grupoamt.com.br solicitando inserir ou alterar os seus dados.

Para Adriano Torres, criador do site, esse portal permitirá "unir pessoas, para os solteiros arrumar uma namorada, para os lideres contactar novos pregadores e novos cantores, marcar reuniões, trocar idéias e é uma oportunidade de divulgar a prestação de serviço de nossos irmãos".

Responde Aí: Deus responde todas as nossas orações?



Essa matéria foi gravada para o quadro "Responde Aí Sexta Jovem" do programa Sexta Jovem da IASD Central de Uberlândia. Faça como alguns internautas. Entre no link http://www.youtube.com/watch?v=OSWzxS_KY8U e responda você também a pergunta: Deus responde todas as nossas orações?

Luizote realizará Encontrão

Clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Igreja Adventista em Uberlândia

Buritis - Rua Petronília Rodrigues Queiroz, 110
Canaã - Rua Lídia, 457
Centro - Av. Getúlio Vargas, 05
Dom Almir - Rua da Oração, 157
Ipanema - Rua Marcely Manoel Barcelos, 97
Jaraguá - Rua das Gameleiras, 520
Jardim Botânico - Av. Itaipu, 432
Jardim Brasília - Rua Capricórnio, 607
Jardim das Palmeiras - Av. dos Pássaros, 475
Joana Darc II - Rua Boaventura, 181
Luizote de Freitas - Rua João Batista Coelho, 50
Mansour - Rua Rio Volga, 33
Marta Helena - Av. José do Patrocínio, 656
Morada Nova - Rua 3, 153
Morumbi - Rua Taperas, 39
Minas Gerais - Rua Galiano Torrano, 803
Roosevelt - Rua Virgílio Mineiro, 25
São Gabriel - Rua Chapada do Apodi, 436
Santa Mônica - Rua Jorge Martins Pinto, 739
Shoping Park II - Rua João Francisco da Silva, 68
Tibery - Av. Portugal, 1.145
Tocantins - Rua Capitão Diomar de Menezes, 494

Cristais e Cristaizinhos desfilam em Araguari


O Clube de Desbravadores Cristais e o Clube de Desbravadores Cristaizinhos desfilaram no dia 07 de setembro na cidade de Araguari-MG.


Durante o desfile membros da igreja distribuiram a revista "Viva com Esperança".

Colaboração: Pedro C. Gomes

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Eleição na UFU: Deus respondeu!

Para compreender o texto abaixo, leia antes a matéria escrita pelo Pr. Lira no dia 27/08/2008: Eleição na UFU: Chegou Nossa Hora!


UFU na mídia: Candidato da oposição é eleito reitor da UFU

Alfredo Júlio Fernandes Neto obteve 55,33% dos votos válidos

Alfredo Júlio Fernandes Neto, diretor da faculdade de Odontologia e candidato da chapa de posição, foi eleito ontem reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a gestão 2009-2012, com 55,33% dos votos. O segundo colocado, Antônio de Almeida, do Instituto de História, obteve 37,56%. O candidato Guimes Rodrigues Filho, do Instituto de Química, ficou com 7,11% dos votos.

O novo reitor deverá anunciar suas primeiras decisões apenas no discurso de posse, marcada para o último dia útil do mês de novembro. “Temos consciência da responsabilidade que é estar à frente de uma instituição como a UFU, de reconhecimento nacional e internacional, e estamos preparados para enfrentar os desafios que estão por vir”, afirmou Fernandes, que foi chefe de gabinete do reitor nas gestões dos professores Antonino Martins e Gladstone Rodrigues da Cunha Filho.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Especial, João Luiz Neto, 10. 373 pessoas votaram na eleição para reitor da UFU. Na última eleição, pouco mais de 5 mil pessoas compareceram às urnas. “Estamos felizes, porque desta vez conseguimos a participação de quase metade dos 22.265 membros da comunidade acadêmica que tinham direito a voto.”

O reitor Arquimedes Ciloni disse ter recebido o resultado com serenidade. De acordo com ele, o processo de consulta paritária é mais um passo rumo à consolidação da democracia dentro da universidade. “As urnas se pronunciaram. Agora devem cessar as paixões eleitorais e cabe a todos nós nos unirmos para garantir o engrandecimento da universidade.” Ciloni, que está há oito anos à frente da reitoria da UFU, pretende voltar às salas de aula e às pesquisas na engenharia civil. Ele informou também que já estão marcadas reuniões para garantir uma transição tranqüila.

Candidato derrotado foi pego de surpresa

O professor Antônio de Almeida, do Instituto de História, candidato derrotado na chapa apoiada pelo reitor Arquimedes Ciloni, disse ter sido apanhado de surpresa com a definição da eleição já no primeiro turno. “Sobretudo pelas manifestações que ouvimos durante a campanha, esperávamos que a decisão saísse no segundo turno. Acatamos a decisão da maioria e desejamos uma boa gestão na UFU ao professor Fernandes Neto.” Até o fechamento desta edição, o professor Guimes Rodrigues Filho, do Instituto de Química, não foi encontrado para comentar o resultado.

Fonte: Jornal Correio de Uberlândia, 06/09/2008, por Gislene Tiago.

domingo, 7 de setembro de 2008

Desbravadores da 8ª região desfilam no 7 de setembro

Impacto em Uberaba


Na cidade de Uberaba houve um forte envolvimento dos jovens no Projeto Impacto Esperança. Os irmãos saíram às ruas e distribuiram 8.000 folhetos e revistas. "Faltou material", disse o irmão Aluisio, "todos queriam mais, mas era o que tínhamos", completou.


Á tarde os membros se reuniram na igreja central para contar testemunhos e assistir pela Novo Tempo o impacto causado em toda a América do Sul.

Colaboração: Aluisio de Oliveira Almeida
Ancião da Igreja Central de Uberaba

Impacto em Uberlândia

A entrega da revista “Viva com Esperança” teve uma ótima receptividade por parte da população.



Um batalhão de quase 2.000 pessoas distribuiram 40.000 revistas e 30.000 folhetos neste Sábado. "Faltou material", diziam alguns.

Dentro da revista foi colocado um folheto com o endereço de todas as igrejas de Uberlândia. Na cidade era possível ver outdoors, busdoors, cardoors e adesivos nos carros.

Impacto em Monte Alegre


Em Monte Alegre de Minas o Impacto Esperança aconteceu em duas etapas igualmente emocionantes.

Pela manhã nos reunimos na Igreja Central e saímos para uma passeata com faixas coloridas divulgando a Volta de Jesus e o site Esperança. As pessoas ficaram muito intessadas ao ver a bela mensagem do folheto e os Debravadores trajando suas vestes de gala como a ocasião merece.

A tarde nos reunimos no Bairro Flamengo, onde estamos construindo uma nova igreja, e fizemos o mesmo trabalho: uma passeata na parte central e depois fomos em duplas entregando os folhetos enquanto um carro de som continuava passando pelo bairro.


O trabalho foi realizado, a semente lançada, agora é cultivar...Que Deus nos abençoe. Amém.

Colaboração: Líria Florênio

Impacto em Medina


O Distrito de Medina (AML) teve um grande evento nesta manhã. Foram mais de 7 mil revistas e 14 mil panfletos distribuídos em todo distrito. As cidades de Medina, Divisa Alegre, Mata Verde, Pedra Azul e Machado Mineiro foram impactados com a mensagem de esperança de nossas publicações.

Em Medina, a igreja saiu vibrante após o sermão liderada pela fanfarra do clube de desbravadores Del-Rey. Foram percorridas todas as ruas principais, bem como a feira da cidade. Foi marcante para cidade, já que grande parte de sua população recebeu revistas e panfletos.O povo foi receptivo e era possível ver a simpatia e a curiosidade ao folhearem o material. "É muito positivo a iniciativa da igreja Adventista em levar uma mensagem de esperança em meio a tantas coisas ruins que estão acontecendo", falou um taxista.



A certeza de que foi um grande programa desenvolvido pela igreja, que trouxe reavivamento aos membros e levou a mensagem de esperança para quem era preciso ficou evidente.

Colaboração: Pr. Adolfino

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Supernova em Medina

Nos meses de junho e julho, o distrito de Medina (AML) realizou o projeto Supernova, que resultou em 40 batismos em quatro cidades diferentes. Supernova é um fenômeno caracterizado pela explosão de uma estrela, produzindo um brilho milhares de vezes maior que seu estado original, tornando-a visível em lugares onde antes não era visível. O projeto consistiu em fazer brilhar a mensagem de maneira intensa nesses dois meses. Cidades foram impactadas com programações e eventos que as igrejas realizaram nesses dois meses.

Toda a programação foi pautada pela espiritualidade, pelas vigílias e pelos momentos de oração que foram realizados nas madrugadas pedindo que a mensagem alcançasse os corações. Foram 6 conferências em 4 cidades, 3 musicais e diversos projetos sociais.

O início das conferências foi marcado pela entrega de milhares de convites e pelo desfile realizado pela fanfarra do Clube de Desbravadores Del-Rey, da igreja central. Foi um final de semana em que os desbravadores tocaram sob chuva, frio intenso e um terreno irregular nas cidades de Mata Verde, Divisa Alegre e Machado Mineiro. Todas as ruas foram percorridas, a grande maioria das casas receberam convites para as conferências evangelísticas. Em Divisa Alegre teve o reforço de outras duas fanfarras que vieram de Cândido Sales, fazendo um desfile maior do que o que a cidade tem em sete de setembro.

As igrejas lotaram, durante as conferências, chegando a ter 100 visitantes na Igreja de Divisa Alegre. Em cada ponto um aluno de teologia do SALT – BA estava responsável pela realização das conferências. Os alunos Márcio Coimbra (assumiu três pontos em Medina), Cláudio Henrique (Divisa Alegre), Galdino (Machado Mineiro) e Daniel (Mata Verde) coordenados pelo Pr. Adolfino, desenvolveram os temas durante 31 noites e as atividades sociais como o curso como deixar de fumar, as festas distribuição de cestas básicas, etc. As igrejas foram impactadas, foram reavivadas, paradigmas foram quebrados pelo poder de Deus.

Outro ponto marcante da programação foram os musicais realizados pelos Irmãos Henrique. Somente em Medina eles cantaram para um público de mais de mil pessoas, onde muitos se emocionaram com as músicas e testemunhos. “Desconhecia o lado social da igreja Adventista e foi uma surpresa para nós vermos cantores tão consagrados e espirituais com uma música jovem” foi a palavra de um dos pastores evangélicos presente no musical.

Nos batismos foi possível ver o poder de Deus atuando. Pessoas que antes eram viciadas, de lares desestruturados, Testemunhas de Jeová, aceitando ao salvador e pedindo para serem batizadas. 40 batismos foram realizados pelos pastores Adolfino e Pedro Oliveira. Uma das cerimônias aconteceu a luz de velas, já que a luz acabou quando se estava nos momentos de louvor. “Foi uma cerimônia linda e marcante para todos, muitos se emocionaram e muitos atenderam ao apelo ao final do batismo” – Pr. Adolfino.

“Tenho muito a agradecer a todos os que participaram, apoiaram e patrocinaram esta segunda edição do projeto Supernova. Não posso esquecer-me de agradecer a Deus por tudo que aconteceu. A terceira edição já está marcada para o ano que vem, onde temos como alvo estabelecer 4 igrejas em 4 cidades não penetradas.” Pr. Adolfino







terça-feira, 2 de setembro de 2008

Responde Aí: Devemos dizer sempre a verdade? Por que?



Essa matéria foi gravada para o quadro "Responde Aí Sexta Jovem" do programa Sexta Jovem da IASD Central de Uberlândia. Faça como alguns internautas. Entre no link http://www.youtube.com/watch?v=04C2G-VY8PM e responda você também a pergunta: Devemos dizer sempre a verdades mesmo que ela nos cause prejuízos? Por que?