sábado, 24 de novembro de 2007

A Vantagem Adventista

O Departamento de Saúde e Temperança da IASD Santa Mônica, sob a coordenação da Dra. Tânia Alcântara e Maria Cristina, realizou hoje uma programação com o tema "A Vantagem Adventista".

No sermão do Culto Divino o orador, Prof. Júlio Meira, disse que muitas pessoas associam a ausência de saúde como uma maldição, mas na verdade a ausência de saúde é consequência do pecado.

Às 13h todos os irmãos participaram de um saboroso almoço, totalmente vegetariano, feito e coordenado pelo Depto. de Dorcas da IASD Santa Mônica.

A Dra. Tânia fez duas palestras à tarde e a programação terminou com uma apresentação do cantor paulo Selzelim.

De minha parte e em nome dos membros de Santa Mônica parabenizamos os envolvidos pelo sucesso do evento.

Veja as fotos clicando aqui >>>

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Encontro Distrital Evangelístico em Ituiutaba


Aconteceu em Ituiutaba, Sabado 17 de Novembro, na sede do Rotary CLub, um grande Encontro Distrital de Evangelismo.
O Pastor Distrital , Claudio Sampaio convocou todas as Igrejas do Distrito para um grande treinamento e mobilização geral em prol do evangelismo na região de Ituiutaba. Cerca de 300 pessoas participaram do evento que, segundo o Orador do evento o evangelista da AMC Pr. Noabe A. Silva, cumpriu seu propósito.
Uma igreja treinada e motivada é uma forte ferramenta nas mãos de Deus.
Parabens ao Pastor e esposa e a todos que estiveram presentes neste grande encontro de missionarios da fé.
Veja as fotos do evento >>>


Fonte: www.mineiracentral.org.br

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Preparem-se! Está chegando o dia.

A Caravana do Poder, o maior evento evangelistico que Uberlândia já presenciou, está chegando por aí.

Na próxima terça-feira, estará na cidade de Buritis e na quarta-feira passará pela cidade de Patrocínio. A chegada da Caravana a Uberlândia se dará na próxima quinta-feira (29/11) às 19h na Apoteose Eventos, lugar conhecido pelos membros das igrejas de Uberlândia.

Acompanham a Caravana do Poder as seguintes pessoas:
Pr. Freitas - Presidente da AMC
Pr. José Marcos - Secretário da AMC
Pr. Daniel Toledo - Tesoureiro da AMC
Pr. Noabe A. Silva - Evangelista da AMC
Pr. Lemuel Borges - Equipe de Louvor
Pr. Wallace - Distrito Central (Uberlândia)
Pr. Cleverson - Distrito Roosevelt (Uberlândia)
Pr. João - Distrito Luizote (Uberlândia)
Pr. Elizeu Lira - Distrito Santa Mônica (Uberlândia)
Pr. Adolfino - Distrito Uberaba
Pr. Cláudio - Distrito Ituiutaba

O orador oficial do evento é o Pr. Luiz Gonçalves, evangelista e conferencista da União Central Brasileira. Também é autor da apostila "Tudo que você sempre quis saber sobre o Apocalipse" e das séries de estudos proféticos em VHS e DVD "Apocalipse a Resposta" e "O Grande Conflito". Em março de 2008 lançará a série "Os 10 Mandamentos"

A música está a cargo do Quarteto Templum de Belo Horizonte - MG.


CARAVANA DO PODER: Divulgue essa idéia!

De Uberlândia a outras Nações

O jornalista e editor da Casa Publicadora Brasileira, Michelson Borges, mantem um site que trata sobre Mídia, Ciência e Religião.

O site tem uma média de 810 visitas diárias às páginas e chega a pessoas em todos os cantos do mundo. E agora poderá chegar a muito mais pessoas.

Ao ser perguntado sobre a versão dos seus textos ao Inglês e Espanhol, disse o seguinte: "Estou muito feliz em poder estender esse "ministério internético" a outras nações".

Os dois "tradutores" do site são de Uberlândia. Isso é bom porque divulga a cidade de Uberlândia lá fora.

Você pode conferir os textos acessando:

Português: michelsonborges.blogspot.com
Inglês: michelsonenglish.blogspot.com
Espanhol: michelsonespanol.blogspot.com

domingo, 18 de novembro de 2007

Fique por dentro...


Se você quer ficar por dentro de tudo o que acontece em nossas igrejas no momento que a informação chega, não deixe de visitar também o blog: http://boletimiasd.blogspot.com/

sábado, 17 de novembro de 2007

Ecumenismo: Católicos e ortodoxos se entendem

Essa matéria saiu na imprensa na última quinta-feira (15/11). Leia:

O primeiro sinal de quebra de gelo nas relações entre as Igrejas católica e ortodoxa apareceu nesta quinta-feira, depois de uma separação de quase mil anos, graças à publicação de um documento comum sobre a questão do Papa no qual a primazia do líder católico é oficialmente reconhecida.

O Vaticano, no entanto, ressaltou que o caminho da reconciliação entre os dois ramos do cristianismo que reivindicam, respectivamente, 1,1 bilhão e 250 milhões de fiéis ainda se anuncia longo. A Igreja ortodoxa russa, a mais importante dentre as ortodoxas, não assinou o documento.

O documento intitulado "Conseqüências Eclesiásticas e Canônicas da Natureza Sacramental da Igreja e do Sínodo na Igreja" é o fruto de um encontro de cúpula que ocorreu em Ravenna, na Itália, de 8 a 14 de outubro passado.

A próxima reunião desta comissão teológica mista está prevista para daqui a dois anos.

Pela primeira vez desde o cisma de 1054, ortodoxos e católicos se comprometeram em debater sobre seu principal ponto de discordância: a questão da posição e do papel do Bispo de Roma, ou seja, o Papa, cuja primazia remonta aos primeiros tempos do cristianismo, quando a nova religião lançou as bases de sua organização.

As relações entre as Igrejas do Oriente representadas pelos patriarcas de Constantinopla, Alexandria, Antióquia e Jerusalém e a Igreja do Ocidente representada pelo patriarca de Roma foram se degradando com o passar dos séculos, culminando com a ruptura.

O documento publicado nesta quinta-feira destaca que a primazia do papa se exprime em uma realidade de conciliação ou de sínodo, ou seja, um colegiado de bispos católicos e ortodoxos.

O texto acrescenta que "a questão do papel do bispo de Roma na comunhão de todas as Igrejas precisa ser estudada de maneira mais aprofundada".

O caráter de colegiado do governo da Igreja católica foi reconhecido pelo concílio Vaticano II, mesmo que a aplicação concreta deste princípio ainda continue tímida.

O alcance do documento de Ravenna, contudo, está fragilizado devido ao fato do patriarca de Moscou, que representa a metade dos ortodoxos, não o assinou. Ele deixou a reunião batendo a porta devido a um conflito de poder com o patriarca de Constantinopla (Istambul).

A Igreja russa anunciou que, em breve, dará seu ponto de vista sobre o texto.

O cardeal alemão Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, que representava a delegação católica na reunião de Ravenna, garantiu que a legitimidade do documento não pode ser questionada devido à abstenção russa.

As relações entre Moscou e o Vaticano estão, há muito, congeladas, já que os russos acusam os católicos de quererem favorecer seu proselitismo em terras ortodoxas. Mas, há poucos meses, esta distância tem se reduzido e o próximo encontro entre o papa Bento XVI e o patriarca Alexis II já foi publicamente solicitado por ambas as partes.

O cardeal Kasper comemorou, na noite desta quarta-feira, na Rádio Vaticano, esta via aberta em prol do diálogo ecumênico. Mas alertou: "O caminho que leva a uma unidade plena com o os ortodoxos é ainda longo".

O Papa convocou para 23 de novembro no Vaticano um consistório de cardeais para tratar da questão do ecumenismo, um dia antes da celebração de um "consistório ordinário" durante o qual serão nomeados 23 novos cardeais.

Fonte: Gazeta do Povo

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

CORAL ADVENTISTA EM PROGRAMAÇÃO DA DISNEY


SOTAQUE BRASILEIRO EM PROGRAMAÇÃO DA DISNEY

O ‘Candlelight Processional and Massed Choir’, programação especial de Natal que o Epcot Center (Disney World) apresenta todos os anos, terá em 2007 um pouco do sotaque brasileiro. O coral da Igreja Adventista de Fort Lauderdale foi convidado a integrar o grupo de 23 mil vozes do mundo inteiro que apresentarão uma cantata entre os meses de novembro e janeiro. Os brasileiros estarão no palco do America Gardens Theatre no dia 22 de dezembro, às 6:45 pm e 8:15 pm.

“É uma tremenda honra, mas também um desafio muito grande, pois serão 15 músicas, sendo 13 delas em inglês, uma em francês e uma em alemão”, destaca o presidente do Brazilian Temple Worship Choir, Itanel Ferraz. Para fazer bonito, os 60 cantores estão ensaiando mais de cinco horas por semana. “E sei que todos têm treinado também nas horas vagas, na hora do banho ou no caminho para o trabalho”, completou Itanel.

O regente do grupo é o maestro Flávio Santos, compositor que já teve suas músicas cantadas por Nelson Ned, Ana Caran, Prisma Brasil e Arautos do Rei. Foi ele quem ficou sabendo da possibilidade de inscrever o coral para a programação do Epcot e mandou um DVD para os organizadores do evento. “Tivemos menos de um mês para preparar o material e o maior obstáculo foi fazer com que os integrantes do grupo decorassem as letras, em línguas diferentes”, lembra Flávio, que é autor de um hino do Hinário para o Culto Cristão.

O resultado foi satisfatório e, no dia 4 de outubro, a Igreja recebeu a correspondência da Disney Magic Music Days, confirmando a participação na semana do Natal. Mas quem não puder ir a Orlando no dia 22 de dezembro, aí vai uma boa notícia: a cantata será apresentada na Brazilian Temple, no dia 15 de dezembro, às 7 pm. No programa, músicas clássicas como Silent Night, Joy to the World e Aleluia de Haendel. Parabéns ao grupo!

http://www.acheiusa.com/acheiusa/arquivo/0173/materias/achei-noticias2.asp

Descanso Para O Coração!

Olhando o sol se pôr no horizonte distante
Contemplo o cenário ao suspirar profundamente
Sentimento sublime invade o meu viver
Alegria emocionante ao ver o céu escurecer

Fecho os olhos e agradeço a Deus
Por criar o Sábado como um dia Seu e meu
Nosso encontro mais íntimo coroando a semana
Um tempo de comunhãoDescanso para o coração

Eu ouço a brisa
Reconheço a voz de Deus
Como é bom poder parar e refletir olhando o céu
Penso na semana, esboço um sorriso
Mesmo nas lutas, Ele esteve comigo!

Fecho os olhos e agradeço a Deus
Por criar o Sábado como um dia Seu e meu
Nosso encontro mais íntimo coroando a semana
Um tempo de comunhão
Descanso para o coração

Penso no carinho de Deus,
Vendo uma estrela brilhar
Ao separar esse dia só para me encontrar

Fecho os olhos e agradeço a Deus
Por criar o Sábado como um dia Seu e meu
Nosso encontro mais íntimo coroando a semana
Um tempo de comunhão
Descanso para o coração

Descanso para o coração

Feliz Sábado!!!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Ouça as músicas do CD Jovem 2008: Vivo por Jesus!

O tema do Ministério Jovem para 2008 será "Vivo por Jesus". De acordo com o Pr. Otimar (DSA), este "deverá ser mais que um slogan motivacional comum, será o estilo de vida de cada jovem adventista em nosso território. Viver por Jesus, é viver em função dos princípios bíblicos e dos ideais espirituais. Jovem, é chegado o tempo de viver com Ele e para Ele".

Você pode escutar as músicas no novo CD entrando no site: http://www.vivoporjesus.blogspot.com/

Que tipo de Adventista você é?

É uma brincadeira, mas vale a pena ler:
ADVENTISTA DO SÉTIMO DÍGITO Acredita que seu único papel na Igreja é devolver o dízimo e doar ofertas. Isso já garante sua prosperidade e salvação.
ADVENTISTA PENTECOSTAL Vive comparando a Igreja Adventista com outras denominações, sempre achando que as outras são mais animadas, ungidas, fervorosas e "quentes". Seu maior sonho é falar "em línguas".
ADVENTISTA CARDIOLÓGICO Não faz qualquer esforço para mudar seu estilo de vida, pois botou na cabeça que "Jesus só quer o coração". Não se preocupa com o testemunho no vestuário, divertimentos, amizades, linguagem, etc.
ADVENTISTA 02 DE NOVEMBRO Morre de medo de alma penada e de macumba.
ADVENTISTA BEATO Acredita que fazendo alguma "penitência" vai chamar a atenção de Deus para si.
ADVENTISTA ATEU Não crê que a fé é uma ferramenta poderosa, capaz de realizar coisas impossíveis.
ADVENTISTA DA NOVA ERA Está sempre atrás de terapias naturais que tragam paz de espírito e cura da alma (iridologia, homeopatia, yoga, etc.)
ADVENTISTA XIITA Acredita que devemos sempre que preciso usar a força na evangelização, obrigando todos a aceitarem nossas doutrinas, custe o que custar. E todos os que se opuserem, serão tratados como inimigos mortais.
ADVENTISTA SURFISTA Está sempre navegando nas ondas dos modismos que surgem no meio evangélico ("amado", "abençoado", "está repreendido", "oh glória", "amém, igreja?", "determinar a bênção", etc.)
ADVENTISTA FARISEU Passa todo tempo olhando os defeitos dos outros, e esquece que ele próprio não passa de um "sepulcro caiado".
ADVENTISTA(S) PONTO CÃO (quem lê entenda)
Tem síndrome de conspiração e não acredita em nada que os pastores ensinem. Acham que os líderes só querem saber de ganhar dinheiro.
ADVENTISTA CIGARRA Fica todo tempo de braços cruzados, enquanto os outros fazem todo o trabalho, e ainda zomba das "formigas" que estão empenhadas na obra de Deus.
ADVENTISTA "TÔ NEM AI" Está sempre "lavando as mãos" e dizendo: "Eu não fui escolhido para nenhum cargo, então não tenho nada a ver com isso. Não contem comigo".
ADVENTISTA EM GREVE Chega em outubro e diz "não quero cargos. Vou dar um tempo para minha vida espiritual, sem me preocupar com compromissos com alguma função". Às vezes tem muito talento, mas não os emprega na Obra de Deus. Está "dando um tempo".
ADVENTISTA NO SÉTIMO DIA O único momento que dedica para a religião é a manhã do sábado, mesmo assim friamente. Nunca vem na quarta-feira porque está muito "cansado". Na verdade, não quer perder a novela ou o futebol.
ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA É aquele que realmente vive o estilo de vida ensinado pela Bíblia e Espírito de Profecia. Procura sempre fazer sua parte na obra da Igreja, sem parar para criticar ou culpar os outros. Estuda a Bíblia e a Lição da Escola Sabatina, e está envolvido no trabalho missionário e demais programas da Igreja. É fiel nos dízimos e tem seu pacto de ofertas. Esse sim, pode encher o peito e dizer com orgulho santo: "Sou Adventista do Sétimo Dia", assim como Jesus também era.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Desbravadores de Uberlândia participam de Campori

Começa amanhã (15/11) o Campori que reunirá 3.000 desbravadores das Associações Mineira Central, Mineira Sul e Mineira Leste da IASD. As mensagens do Pr. Marcelo (Fadminas), orador oficial, falarão que podemos ter "Liberdade, só em Jesus" que é o tema do campori.

De Uberlândia participarão 2 clubes: Mensageiros (Central) e Torre Forte (Dom Almir) que se juntou com o clube Soldados do Rei (Morumbi). Para baratear o custo da viagem, alguns fizeram sorvetada, pediram alimentos no Ceasa, além de economizar algumas moedinhas.

Esse campori será realizado na Fadminas, em Lavras (MG). Os desbravadores de Uberlândia sairão hoje á noite e chegarão ao destino amanhã antes das 12h.

"Neste evento espero trocar bastante experiência afinal estará neste evento representantes de muitos clubes de Minas Gerais, e será o ponto alto dos desbravadores aqui da 7ª Região para colocar em pratica o que aprendem nos clubes", disse Priscila Merisa, secretária da Coordenação Regional.

Se você quer saber mais informações sobre o Clube de Desbravadores em Uberlândia, escreva um e-mail para:
Nildo Morais - Coordenador Regional :
nildomorais@hotmail.com / rh.moisenildo@ultragaz.com.br
Priscila Merisa - Secretária Regional: pri_merisa@yahoo.com.br

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Quem são os colaboradores da Caravana do Poder?

A Caravana do Poder será o maior evento evangelístico que Uberlândia já presenciou. Acontecerá no dia 29/11 (quinta-feira) às 19h na Apoteose. O orador será o Pr. Luiz Gonçalves, orador da série Grande Conflito, e também participará o Quarteto Templum (BH). A entrada é franca.

As equipes que vão organizar o evento em Uberlândia são:

Equipe “Guerreiros de Oração”
Athaídes – Barcelos (Central)
Adalgiza – Marcicler (S. Mônica)
João Bosco (Luizote)
Lázaro (Roosevelt)

Equipe Infraestrutura
Fernando – Edval (S. Mônica)
Araguacy (Central)
Giovanni (Luizote)
Alexa

Equipe Ornamentação
Tininha – Nicely (S. Mônica)
Solange (Central)
Adriana (Roosevelt)
Elviana (Luizote)

Equipe Camarins
Rose – Rejane (S. Mônica)

Equipe Marketing
Barcelos (Central)
Cleber Reis – Gilson – Marcelo (S. Mônica)

Equipe Recepção
Sandra (Central)
William (Roosevelt)
Luciana (Luizote)
Luana (S. Mônica)

Equipe Diáconos e Diaconisas
João Luiz (Central)
Gladys (Luizote)
Valtencir (Roosevelt)
Ivane (S. Mônica)

Equipe Projetos Sociais
Marta – André (S. Mônica)
Jandira – Pr. Wallace (Central)

Temporal atinge Uberlândia e destrói 99 carros

Um temporal de 30 minutos atingiu a cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, ontem à noite, e causou estragos. O balanço do Corpo de Bombeiros aponta que recebeu 65 chamados durante a noite, seis vezes a mais do que o normal, e que 99 carros foram destruídos. Duas pessoas ficaram feridas. As informações são do Bom Dia Brasil.
Em alguns pontos da cidade, o acúmulo de água nas ruas passou de 1,5 m de altura. Os muros não resistiram e caíram.
Hoje poderá chover novamente em Uberlândia. A previsão de temperatura máxima na cidade deverá ser de 25°C e a mínima, de 18ºC.

Fonte: Redação Terra

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Lição de Jovens terá colaborador de Uberlândia em 2008

O Collegiate Quarterly ou a Lição de Jovens como conhecemos aqui, é uma guia de estudos da Bíblia para jovens de 18 a 35 anos, escrito pela Igreja Adventista do Sétimo Dia mundial.

Cada semana a Lição é escrita e ilustrada por 7 pessoas diferentes ao redor do mundo, como por exemplo: Austrália, Filipinas, Jamaica, Inglaterra, Quênia, África do Sul, Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos, Gana, Tailândia, Suécia e Bulgária.

A seção Evidência, do dia 07 de Abril de 2008, da Lição de Jovens terá sabor de "pão de queijo", pois a cidade de Uberlândia será representada através de uma colaboradora pertencente à Igreja de Santa Mônica (Distrito 4).

Você está curioso para saber quem é? Ela se chama Maria Cristina, é esposa de Joaquim Goulart, obreiro bíblico, e mãe de duas filhas, Nathália e Karine. É professora de inglês na Escola Adventista .

Em uma conversa informal na última sexta-feira, ela me disse o seguinte: “eu não sou lá essas coisas para escrever, mas vou orar e tentar ... ore por mim também pra que Deus me dê iluminação”

Leia também o texto Deus usa a internet? escrito por Maria Cristina.

Local do Retiro Espiritual 2008 é definido

Em reunião, ontem, com os organizadores do Retiro Espiritual 2008, que acontecerá entre os dias 01 e 05 de fevereiro, ficou decidido que o local onde será realizado o acampamento será a "Chácara do Tio Afonso" como é conhecida.

As vagas são limitadas para apenas 150 pessoas e o preço individual para cada acampante é R$ 40,00. Dessa vez, a organização do evento está a cargo das Igreja do Tocantins e representantes da Associação Mineira Central. Posso garantir que o que está sendo preparado é muito bom. Será diferente de tudo o que você já viu em acampamentos.

Vale a pena ressaltar que a piscina é de água corrente. Veja algumas fotos do local no link http://cleberreis.multiply.com/photos/album/23 .

O Cristão e o Vinho

por Pr. Wallace Barreto Esterci
A posição de nossa Igreja com relação ao uso de bebidas alcoólicas sempre tem sido o de reconhecer que as mesmas são debilitadoras para o corpo e a mente, e portanto, não devem ser usadas, independente da ocasião e do teor alcoólico da bebida.

O uso do vinho na Bíblia tem sido motivo de muitas discórdias por parte de vários estudiosos.

É certo que a palavra “vinho” na Bíblia é a tradução tanto para a bebida fermentada, quanto para a não fermentada. Certo também é que precisamos reconhecer a diferença entre essas bebidas. Se não fizermos uma distinção, a Bíblia se tornaria confusa e contraditória, pois como entender a proibição do vinho (Pv. 23:29 a 32) ao mesmo tempo em que ele é aconselhado em outra parte (I Tm. 5:23)? Como entender as proibições para os nazireus e sacerdotes (Nm. 6:2,3; Lv. 10:9) ao mesmo tempo em que o “puro sangue das uvas” é considerado “benção” (Dt. 32:14)?

Por crermos no Espírito de Profecia, Ellen White nos ajuda a esclarecer essa distinção, diz ela: “Foi Cristo que deu instruções para que João Batista não bebesse vinho nem bebida forte. Fora Ele que dera a mesma prescrição à mulher de Manué. E proferiu uma maldição sobre o homem que chegasse a taça aos lábios do próximo. Cristo não contradiz seus ensinos. O vinho não fermentado que proveu para os convidados das bodas, era uma bebida sã e refrigerante. Seu efeito havia de por o gosto em harmonia com um apetite são”. – O DTN, 106.

Alguns segmentos religiosos chegam a usar vinho alcoólico até em suas cerimônias de Santa Ceia, mas o vinho ali usado por Jesus era o puro suco de uva porque Ele a tomou na época da Páscoa e durante a mesma toda levedura era proibida em qualquer lar judeu (Ex. 12:15). Jesus se referiu aquele vinho como “fruto da videira”. Até o pão era asmo!

“O estudo dos vinhos da Bíblia revela o fato que para toda boa coisa feita por Deus, inventou Satanás uma contrafação. Deus outorgou ao homem o puro suco de uva, para seu deleite e benefício. Proveu-o como símbolo do sangue derramado de Cristo em nosso favor”. – CD, 127.

Pense nisso!

domingo, 11 de novembro de 2007

Deus usa a internet?

“...por amor do Teu nome, guia-me e encaminha-me.” Salmos 31:3

Há algum tempo atrás, batendo papo numa sala adventista da Internet, conheci uma irmã americana casada com um brasileiro. Ela tem um sobrinho que mora no Brasil e contou-me que ele estudava inglês e que seria bom que eu conversasse com ele, já que sou professora desta língua. Ela, assim, apresentou-me a ele. Seu nome é Natanael. Após algum tempo que conversávamos, o jovem perguntou-me se eu conhecia a música Minha Recompensa, que aparece nos CDs com autor desconhecido. Eu respondi que sim. Ele então me contou uma história interessante que gostaria de resumir e depois aplicar a esta reflexão.
Na verdade a música que aparece com autor desconhecido tem um autor: o pai deste jovem. Ele a havia escrito juntamente com um colega quando serviram o exército. Lá enfrentaram muitas provações e um dia sentaram-se para compor a música, que é um belo hino de louvor a Deus. Até aqui tudo parecia relativamente normal a não ser o fato de que a música já não era mais de autor desconhecido. Foi então que ele me disse algo que me intrigou ainda mais. Os dois amigos que haviam composto a música se separaram e perderam contato. Isto já fazia muitos anos. Acontece que o Cleber Reis havia me dito que tinha viajado para um congresso no Chile e que no ônibus tinha conhecido uma jovem de Brasília que conhecia o compositor da música Minha Recompensa. Quem você acha que era o compositor que ela conhecia? Isso mesmo: o amigo do pai do Natanael. Você percebe como os quadros desta história foram se encaixando? Quem diria que num ônibus de um congresso no Chile o Cleber iria conhecer uma jovem que conhecia um dos compositores da música e que em um site da Internet eu conheceria a tia do jovem que é filho do outro compositor? Somente Deus!!! Para nossa felicidade, e principalmente dos dois amigos, a jovem que o Cleber conhecera no ônibus havia deixado contato com ele e foi assim que conseguimos passar ao pai do Natanael o endereço eletrônico de seu companheiro. Esse acontecimento me deixou muito feliz por ter podido colaborar para o reencontro de dois amigos e irmãos em Cristo. Deus usou a Internet, assim como Ele usa a televisão, o rádio e outros meios de comunicação para cumprir Seus propósitos. Sabemos que estes meios de comunicação podem ser usados negativamente, mas não quero aqui me demorar sobre este aspecto, e sim realçar o que muitos já perceberam: A Internet pode ser um útil instrumento usado por Deus através de nós. Ela pode ir, assim como a televisão e o rádio, onde muitos não conseguiriam sequer imaginar em chegar. Que nós possamos aproveitar o tempo que passamos na rede para fazer boas amizades e sempre que possível permitir que o Santo Espírito nos guie não só para promover a união entre as pessoas, mas também entre elas e nosso querido e amado Deus.

Por Maria Cristina
reiscrismg@hotmail.com

sábado, 10 de novembro de 2007

Tsunami mata adventista no México

No último domingo (04/11) à noite, um deslizamento de terra soterrou mais de 50 casas na vila de Juan del Grijalva em Ostuacán - México, onde vivem aproximadamente 400 pessoas. Os moradores disseram ter acordado na noite de domingo com um forte barulho, enquanto pedras e lama caíam das montanhas ao redor.

Uma senhora que pertence à Igreja Adventita, contou que Porfirio Díaz Bouchot tinha ganhado as últimas eleições para secretário do partido PRI, cargo que devería assumir no próximo mês de janeiro, "mas Deus tinha outro plano pra ele", comentou.

Nesta região de Ostaucán, a Igreja Adventista é a segunda religião depois do catolicismo, e Porfirio Díaz Bouchot era um dos seus seguidores.

Uma semana antes do ocorrido, conversando pelo msn com uma amiga, Augustina Varela, que mora no México, disse o seguinte: "Cleber, neste exato momento estou levantando os móveis aqui na minha loja. Está chovendo muito por aqui. As represas se abriram no Estado de Tabasco. Está tudo inundado por aqui. Ore por mim e pela igreja".

Que possamos orar pelos nossos "hermanos" que estão passando por momentos difíceis nesse lugar.

Cleber Reis
cleber_alphaidiomas@yahoo.com.br

"Não piratearás"

O artigo abaixo foi publicado na Revista Kerigma e aborda um tema muito atual, e que acontece dentro de nossas igrejas também, a pirataria.

Uma reflexão sobre as implicações éticas da pirataria atual
Por Rodrigo Galiza *

Os piratas eram ladrões dos mares que tinham “coragem, crueldade, sede de poder, persistência e resistência”.1 Eles eram contratados pelos reis para roubar as cargas de navios de outros países. O auge de suas façanhas aconteceu no século XVIII. Os mais famosos eram da Inglaterra, como Francis Draker e o capitão Edward Teach, conhecido como Barba Negra. O dicionário Houaiss define pirata, além de aventureiro marítimo, como aquele “que se apossa, ilegalmente e pela força dos bens de outrem; bandido, ladrão.”2

Hoje não existem mais piratas nos moldes do século XVIII, com seus navios e espadas de guerra. Atualmente, essa expressão tem sido usada para caracterizar dentre outras coisas, àquele “que não respeita os direitos de autoria ou de reprodução que vigoram sobre determinadas obras ou produtos (literários, musicais, de informática, etc.), seja produzindo, ou utilizando cópias ilegais dessas obras ou produtos.” 3

Os piratas contemporâneos4 não pagam impostos por seus produtos fabricados e comercializados. Com isso, os produtores originais e legais, tendem a vender seus produtos com preços mais elevados. O resultado é lógico: vendas caem, produção diminui, faturamento declina e o número de desempregados aumenta.5 Por ser ilegal, o governo também não recolhe os tributos que são obrigatórios por lei, resultando em menos investimento para a população.

Além disso, são infringidos os direitos autorais garantidos legalmente. As perdas de direitos autorais, só nos Estados Unidos, chegaram a quase 771 milhões de dólares em 2002.6 Os falsários estão normalmente ligados a organizações criminosas internacionais.7 Por isso, de acordo com esse último dado, o dinheiro ganho com a pirataria acaba, em sua maioria, nas mãos de grandes criminosos.

“Não piratearás”?

De acordo com um site evangélico e testemunho pessoal, a pirataria tem penetrado nas igrejas cristãs8, inclusive na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Será que a pirataria quebra algum princípio cristão?

A lei de Deus foi dada no monte Sinai a Moisés, mas seus princípios “existiam antes da criação do homem”9, e por isso devem ser guardados (Sl19:11; Jo 14:15; I Jo 2:4,5; 5:2,3, dentre outros). De acordo com Michael Horton, “os dez mandamentos enfatizam o que cada um de nós deve ao seu próximo, não o que cada um de nós tem o direito de esperar dele.”10 (grifo nosso) O espírito da lei de Deus tem como princípio olhar o bem do próximo e não só o direito individual.11

Com esse pensamento, Horton argumenta que o oitavo mandamento “requer de nós o respeito pelo direito do próximo à propriedade privada.”12 Pois não haveria roubo sem que existisse o direito da posse que Deus outorga a cada pessoa.13 Sabendo pois, que todas as coisas pertencem a Deus e Dele recebemos tudo (Sl 24:1; Ag 2:8), roubar seria, em última instância, um pecado não só contra o homem (a imagem de Deus), mas contra o próprio Deus14.

Mas será que a pirataria é um roubo? Quando esse mandamento é violado? Alguns princípios estão por trás desse mandamento tão pequeno. Primeiramente, os piratas “não tem o menor respeito pela propriedade alheia”, por não estarem respeitando o direito do próximo, além de estarem “lesando aqueles que se sacrificam para realizar seus trabalhos.”15 A Bíblia afirma que os trabalhadores são dignos de seu salário (Lc 10:7, I Tm 5:18).

Ellen G. White, comentando esse mandamento, diz que através deste princípio, Deus “exige estrita integridade nos mínimos detalhes dos negócios da vida.” Ademais, ela argumenta que “o oitavo mandamento (...) proíbe toda espécie de desonestidade, injustiça ou fraude, embora dominantes, embora dissimuladas por pretextos plausíveis.” E mais: “a Bíblia condena toda espécie de desonestidade e requer o reto procedimento sob todas as circunstâncias.”16

Horton apresenta a mesma posição de Ellen G. White. Ele diz que, embora, recebamos apenas “o pão nosso de cada dia”, Deus nos deu mais do que merecemos, e por isso “violar o direito do nosso próximo à privacidade e à propriedade é roubar não apenas ao próximo mais a Deus de quem são essas dádivas.”17

O professor de ética do curso de Teologia do Unasp, Dr. José Miranda Rocha, sustenta que há duas “formas de suprimir o direito de propriedade: (1) prevista na Bíblia: medidas desonestas (Am 8:4-5; Pv 20:10; Dt 25:13-16) e fraude de impostos (Mt 22:21; Rm 13:7); (2) Não previstas na Bíblia: furto de direitos autorais de publicações, músicas, gravações, voz, imagem, etc.”18

Comparando o que é a pirataria atual com esses princípios morais, pode-se notar que é possível ler na essência do oitavo mandamento: “não piratearás”.


Obediência aos governos terrenos

Outro princípio envolvido na questão dos direitos autorais é a submissão aos governos temporais. Algumas passagens da Bíblia (Rm 13:1-3; Tt 3:1-5) mostram que devemos obedecer às autoridades governamentais por serem elas instituídas por Deus.

No caso do Brasil, a Carta Magna que rege a nação é a Constituição Federal, promulgada em 1988. Nela, há uma seção sobre Direitos e Garantias Fundamentais. Em seu artigo 5º § 27 diz: “aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar”.19 De acordo com B.S. Araújo,

Os direitos autorais estão garantidos na Lei nº. 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 que atualiza e consolida tais direitos no art. 5º § 7, art. 7º § 5, art. 9º, art. 28º, art. 29º, art. 87º e art. 93º. O não cumprimento da Lei é um total desrespeito não só ao proprietário da obra gravada como também as autoridades constituídas.

A lei é clara quanto a classificar a pirataria como um ato criminoso e ilegal. Será que estaria correto, como cristãos que foram ordenados pelo próprio Jesus a obedecerem aos governos terrestres (Mt.22:21), quebrar a lei fazendo cópias ilícitas?

Justiça social de Robin Hood

Apesar das evidências bíblicas e éticas, existem alguns ainda, por ignorância ou obstinação, que tentam desculpar a pirataria. A lógica dessa posição está no pressuposto de que é lícito roubar do rico para dar ao pobre. Haja vista que a maioria da população não tem poder aquisitivo para comprar os produtos originais.20 Portanto, estes argumentam que é justo adquirir algo, ainda que ilegalmente, mas moralmente correto. Outros usam a “filosofia” de Robin Hood comparando a injustiça dos preços das mercadorias (que em sua maioria possuem realmente um preço injusto) com a situação de várias pessoas desempregadas. Concluem que como o erro é cometido pelos produtores, os consumidores podem (e até para alguns, possuem o direito de) cometer uma ilegalidade moralmente correta.21

O articulista Ethevaldo Siqueira do jornal O Estado de São Paulo reage a esse pensamento:

O raciocínio final é aterrador, como a justiça social de Robin Hood. Mas tem sua lógica. Mostra, no entanto, a aceitação crescente da tese de que a pirataria se torna a única saída para os milhões de excluídos. Com isso, justificam o assalto generalizado à propriedade intelectual.22


Para Michael Horton, a ênfase dos mandamentos de Deus “recai nas responsabilidades no lugar da obsessão moderna sobre os direitos.”23 (grifo nosso). Horton acrescenta que: "Deus requer de nós: que cumpramos nossas obrigações, sejamos fiéis aos nossos contratos, paguemos nossos débitos e honremos nossa palavra. Qualquer coisa aquém disso é fraude, indiferentemente do quanto pensamos que a outra parte “merece” o que devemos".24

Conclusão

Piratas são ladrões, e aqueles que roubam não respeitam ao seu próximo nem a Deus, que deu o direito de posse a todos os seres humanos. Fazer cópias ilícitas traz inúmeros prejuízos a muitas pessoas, além de ser uma violação das leis humanas e divinas. Um dos argumentos usados pelos piratas, a chamada justiça social de Robin Hood, não possui apoio bíblico. Tendo em vista que, para os cristãos, os princípios não mudam mesmo quando quebrados, e que não é justificável fazer o ilícito, ainda que esse tenha uma boa aparência.

Notas
1 http://www.popa.com.br/docs/livros/rb/piratas.htm acessado em 10/05/05
2 HOUAISS, Antônio. VILLAR, Mauro de Sales. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
3 http://www.vivos.com.br/151.htm acessado em 10/05/05
4 a partir de agora a expressão pirata aplica-se somente ao conceito mais recente
5 Revista Exame de 29 de outubro de 2003. Artigo “A cópia que mata” por Cristiane Correa e Sérgio Teixeira Jr. p. 42-52. Editora Abril.
6 Idem. p. 43
7 Idem.
8 http://www.vivos.com.br/151.htm acessado em 10/05/05
9 WHITE, Ellen G. Mensagens escolhidas vol. 1. Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1985. p. 230
10 HORTON, Michael. A Lei da perfeita liberdade – A ética bíblica a partir dos dez mandamentos. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2000. p.169
11 WHITE. Desejado de todas as nações. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2000. p.20, 21. idem. Educação. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1997. p.76 e 77. idem. Maior Discurso de Cristo. Tatuí,SP: Casa Publicadora Brasileira, 1999. p.46.
12 HORTON, Michael. A Lei da perfeita liberdade – A ética bíblica a partir dos dez mandamentos. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2000. p.170
13 Idem.
14 Idem. 173
15 http://www.vivos.com.br/151.htm acessado em 10/05/05
16 WHITE. Filhos e filhas de Deus. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2005. p. 63.
17 HORTON, Michael. A Lei da perfeita liberdade – A ética bíblica a partir dos dez mandamentos. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2000. p.173
18 José Miranda Rocha. Apostila de Ética do SALT fev. 2005.
19 MORAES, Alexandre de (organizador). Constituição da república federativa do Brasil - de 5 de outubro de 1988. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2002.
20 Revista Exame de 29 de outubro de 2003. Artigo “A cópia que mata” por Cristiane Correa e Sérgio Teixeira Jr. p. 42-52. Editora Abril. p.46.
21 http://www.estadao.com.br/tecnologia/coluna/ethevaldo/2004/ago/25/134.htm acessado em 10/05/05
22 Idem.
23 HORTON, Michael. A Lei da perfeita liberdade – A ética bíblica a partir dos dez mandamentos. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2000. p.169
24 Idem. p.179

*aluno de Teologia e Jornalismo do Unasp, Campus Engenheiro Coelho, SP.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Retiro Espiritual: Eu vou!

Com a participação do Pr. Eduardo Batista (AMC) como orador oficial do acampamento e a presença do Quarteto Templum (BH) e do Grupo Musiarte (BH), acontecerá entre os dias 01 e 05 de fevereiro de 2008 o tão esperado retiro espiritual sob o tema Vivo por Cristo.

O acampamento é realizado todos os anos, na época de carnaval, com o objetivo de tirar os jovens da "bagunça" das cidades e aproximá-los do Salvador.

De acordo com os membros da organização, "o único problema que poderíamos enfrentar é o fato de termos que limitar o número de vagas". A expectativa é que no início de janeiro já tenham sido preenchidas as 150 vagas disponibilizadas. E infelizmente, "quem deixar pra última hora não poderá entrar", disseram.

O local do acampamento fica a 3 km do Clube Caça e Pesca, um lugar aconchegante, com duas piscinas e um pomar com muita fruta. A caminhada noturna também é outro atrativo desse acampamento.

Outras informações, você terá nos próximos dias.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Escola Adventista é notícia mais uma vez

A Revista Nova Escola (Editora Abril) nesta última edição (Novembro 2007 - n° 207) publicou uma matéria titulada "A descoberta do som" destacando o trabalho da professora Karina Esmero Alves Tobia (Colégio Adventista do Indaial - SC) por desenvolver um projeto de reflexão sobre as característcas dos sons e sua produção.

O projeto desenvolvido ficou entre os 50 melhores do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 em 2007. Esse prêmio é uma iniciativa da Fundação Victor Civita e busca identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores que atuam em escolas de ensino regular.

Parabéns à Educação Adventisa mais uma vez. Que todos nós possamos trilhar o caminho da qualidade, porque além de tudo estamos representando o Criador.

A matéria completa pode ser lida no link: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0207/aberto/mt_256862.shtml

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Vestibular UFU 2008 NÃO será no Sábado

Essa, talvez seja a melhor notícias que pais e estudantes adventistas de Uberlândia poderiam escutar.
Nos últimos anos, vimos o sofrimento de muita gente ao não poder "entrar" na UFU por causa da proibição de se fazer as provas fora do horário sabático.

Pois é, no próximo vestibular isso vai ser diferente. As provas da 1ª fase serão nos dias 21 e 22 de Janeiro (Segunda e Terça) e as provas da 2ª fase nos dias 28 e 29 de Janeiro (Segunda e Terça).

Deus nunca abandona o Seu povo e aqui vemos um exemplo claro de que Ele está atuando. Agradeça-O por mais essa vitória e divulgue essa notícia.

Processo Seletivo Janeiro 2008 - Manual: http://www.ingresso.ufu.br/Vest20081/pdf/Edital_PS_2008.pdf

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Caravana do Poder

A Caravana do Poder está chegando e você já está preparado? Acompanhe as úlimas novidades:

Evento: Caravana do Poder
Local: Apoteose Eventos
Data: 29/11 (Quinta-feira) às 19h
Orador: Pr. Luiz Gonçalves

Brasil corre risco de ter liberdade religiosa cerceada

O Brasil, país conhecido em todo o mundo por sua tolerância e respeito às diferenças raciais, religiosas e étnicas, entre outras, encontra-se hoje diante de uma flagrante ameaça à liberdade de expressão e culto.

Dois projetos de lei que se propõem a evitar o preconceito, também possuem regras para silenciar e censurar a pregação da Bíblia Sagrada. E sem que a maioria da população se dê conta disso, estão seguindo o trâmite de aprovação no Congresso Nacional.

Um deles está no Senado, prestes a se tornar lei (PL 122/06) e outro com o mesmo teor está na Câmara dos Deputados (PL 6418/2005).

Em breve poderemos assistir pastores sendo presos por pregarem o Evangelho, como em muitos países da África, e pais perdendo a guarda dos filhos por transmitirem a sua convicção religiosa, como ocorre em localidades do Oriente Médio.

Casos como na China e na Coréia do Norte, onde pastores são presos por distribuírem Bíblias, podem se tornar comuns.

Crime de opinião religiosa
Uma leitura mais apurada no texto do PL 122/06 - que prevê detenção de um a três anos para quem for condenado por injúria ou intimidação ao expressar um ponto de vista moral, filosófico ou psicológico contrário ao dos homossexuais - revela que, na prática, a pregação de alguns trechos da Bíblia poderão ser criminalizados, a despeito das diferentes interpretações de correntes doutrinárias.

O PL 122/06 está prestes a ser votado pelos senadores e em seguida seguirá para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para se tornar lei. O governo é favorável à criação desta nova lei e seu posicionamento está claramente expresso no programa "Brasil Sem Homofobia".

Um projeto ainda mais pernicioso e semelhante a este que tramita na Câmara, o PL 6418/2005, prevê aumento da pena em um terço para qualquer um que fabrique, distribua ou comercialize quaisquer pontos de vista contra homossexuais, sejam impressos ou verbais.

No caso de materiais impressos, a nova lei prevê o confisco e a destruição dos mesmos, o que expõe a Bíblia Sagrada ao risco de ser recolhida e destruída pelas autoridades brasileiras. No caso de transmissões televisivas ou radiofônicas, a lei prevê a suspensão delas.

Perseguição aos ofertantes
A ameaça torna-se ainda mais gritante ao atingir os próprios crentes brasileiros, que são os principais financiadores de missões, igrejas e programas nos meios de comunicação de massa que se propõem a pregar o Evangelho de Cristo.

Isso porque, pelo que está previsto no PL 6418/2005, quem financia, patrocina ou presta assistência a qualquer um que "transgredir essa lei", ou seja, que pregar qualquer ponto que desagrade a um homossexual, poderá ser condenado a uma pena de dois a cinco anos de prisão.

Como cristãos, ou seja, como defensores do amor ao próximo pregado por Jesus Cristo, não aceitamos que qualquer pessoa, homossexual ou não, sofra atos de violência, seja proibida de permanecer em locais públicos ou tenha seus direitos civis violados - pontos que estão servindo de justificativa para os que defendem tais projetos.

Só não podemos permitir a invasão de direitos particulares sobre os direitos coletivos, assegurados na Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, inciso VI: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Por isso, diante desta séria ameaça aos direitos religiosos de todos nós, cidadãos cristãos, principalmente aos evangélicos, cresce a demanda por uma intensa mobilização por parte de todos aqueles que, independentemente de aprovarem ou não a conduta homossexual, desejam garantir o direito de livre expressão de suas opiniões e convicções, sejam elas contrárias ou não ao homossexualismo.

Esta mobilização, além de ser expressa em orações e jejuns, deve ser acompanhada de uma dinâmica prática, sob diferentes formas, tais como:

1. Envie seu protesto para os senadores e deputados envolvidos na aprovação destas leis... (veja listagem de alguns deles abaixo) por meio de cartas, telefonemas, fax e e-mails;
2. Participe de abaixo-assinados que expressem o descontentamento com estes projetos de lei e assegure que eles sejam entregues às autoridades competentes;
3. Entre em contato com o parlamentar em quem votou e chame a atenção dele à questão;
4. Repasse estas informações sobre a ameaça que estas leis trarão à liberdade de expressão e culto no Brasil a TODOS os seus conhecidos. Utilize seu mailing pessoal e os meios de comunicação de sua igreja.

Nossa tão propagandeada liberdade religiosa pode estar com os dias contados. E não é apenas o cristianismo que está correndo o risco de ser censurado. O islamismo e o judaísmo também, pois todas tratam do assunto em seus livros sagrados.

Portanto, o que está em questão não é o homossexualismo em si e sim a criação de um crime de expressão e opinião religiosa.

Contatos com os senadores diretamente envolvidos no PL 122/06:

Fátima Cleide Rodrigues da Silva (PT-RO), relatora do projeto (a favor)
Tel.: (61) 3311-2391 a 2397
Fax: (61) 3311-1882
Correio eletrônico: fatima.cleide@senadora.gov.br

Paulo Renato Paim (PT-RS), apresentou diversos projetos neste sentido, condensados no PL 122/06 (a favor)
Tel.: (61) 3311-5227/5232
Fax: (61) 3311-5235
Correio eletrônico: paulopaim@senador.gov.br

Marcelo Bezerra Crivella (PRB-RJ) - (contrário à redação como está)
Tel.: (61) 3311-5225/5730
Fax: (61) 3311-2211
Correio eletrônico: crivella@senador.gov.br

Para encontrar os nomes, endereços e telefones de cada senador e a íntegra do projeto de lei acesse: http://www.senado.gov.br/
Contatos com os deputados diretamente envolvidos no PL 6418/2005:
Janete Rocha Pietá (PT-SP), relatora do projeto (a favor)
Telefone:(61) 3215-5578
Fax: (61) 3215-2578
Correio eletrônico: dep.janeterochapieta@camara.gov.br

Pastor Manoel Ferreira (PTB-RJ) (contrário à redação como está)
Telefone:(61) 3215-5226
Fax:(61) 3215-2226
Correio eletrônico: dep.pastormanoelferreira@camara.gov.br

Para encontrar os nomes, endereços e telefones de cada deputado e a íntegra do projeto de lei acesse: http://www.camara.gov.br/.

Missão Portas Abertas